Apremavi completa 31 anos de atuação

9 jul, 2018 | Notícias

Hoje a Apremavi completa 31 anos de dedicação à conservação da natureza e à busca da melhoria da qualidade de vida da população. Nestes anos muitos foram os projetos executados, as ações e lutas defendidas, as parcerias firmadas e os temas abordados. Apesar de algumas causas perdidas, os avanços conquistados até aqui trazem a certeza de estarmos trilhando o caminho certo.

Saiba mais sobre a história da Apremavi na página 30 anos e 30 causas.

A conservação da Mata Atlântica sempre foi uma das bandeiras defendidas pela Apremavi. Foto: Wigold B. Schäffer.

Modernização do Viveiro Jardim das Florestas

A novidade deste ano é o processo de modernização do Viveiro Jardim das Florestas, que tem a finalidade de aumentar a produtividade e a qualidade das mudas produzidas no viveiro. As obras estão sendo feitas com apoio do Projeto Restaura Alto Vale, que é financiado pelo BNDES, e com recursos próprios da instituição.

O primeiro passo foi dado ainda em janeiro, quando uma equipe de técnicos e viveristas da Apremavi, com apoio do consultor Beto Mesquita, visitou três (03) viveiros no Estado de São Paulo. As visitas serviram para buscar conhecimento e novas tecnologias que podem auxiliar na modernização do processo de produção de mudas nativas. Veja fotos na galeria abaixo.

A principal mudança será a troca das embalagens de “saquinho plástico”, enchidas manualmente, tecnologia utilizada há mais de 30 anos, pelo sistema Ellepot.

O Ellepot é uma embalagem de papel degradável que substitui o saquinho plástico ou o tubete plástico e não precisa ser retirado na hora do plantio da muda em campo evitando, assim, perda de substrato ou estresse da muda antes de ser plantada. Essa embalagem melhora a qualidade do sistema radicular das mudas e reduz, consideravelmente, os custos do processo de produção, encanteiramento e recolhimento das embalagens no momento do plantio. A Apremavi está negociando uma parceria com a Ellepot Grow Smarter, empresa dinamarquesa, para adquirir uma máquina semi-automática de enchimento de embalagens, com capacidade de encher até 3.500 embalagens/hora.

Também será construído um galpão e uma estufa novas, além de bancadas elevadas pra facilitar o trabalho no viveiro e automatização do sistema de irrigação.

Entre os benefícios destas mudanças estão a melhor utilização do espaço do viveiro, a otimização do material e do transporte, redução na quantidade de substrato para produção das mudas e maior facilidade no manuseio no viveiro e também na hora do plantio em campo.

A previsão é que as novas estruturas, para atender esse novo sistema de produção de mudas, sejam construidas até outubro de 2018.

Imagens da visita ao viveiro Camará em Ibaté (SP), realizada em janeiro. Foto: Wigold Schaffer

Apremavi – 30 anos, 30 causas

Todo dia 9 de julho é especial para a Apremavi… mas hoje, quem ganha o presente é você! Estamos disponibilizando o “Livro Apremavi – 30 anos, 30 causas” para download.

Resultado de uma compilação dos melhores momentos vividos pela Apremavi ao longo dos 30 anos de sua trajetória, o livro foi lançado em abril deste ano e retrata a história de uma vida dedicada à causa ambiental de um grupo de pessoas que ousaram sonhar e agir.

Escrito pela jornalista Maura Campanili, a obra tem apoio da Lei de Incentivo à Cultura e apresenta 30 causas emocionantes escolhidas para dar vida a esta publicação comemorativa das três décadas da instituição. Além de belíssimos ensaios fotográficos sobre a Mata Atlântica e sobre o Viveiro de Mudas Jardim das Florestas, realizados pelos fotógrafos Wigold B. Schäffer e Vitor Sá, a obra conta com ilustrações encantadoras feitas pelo artista Ismael Martinez.

Para continuar essa luta a Apremavi precisa de sua ajuda!

Ser um doador é estimular e reconhecer a importância do trabalho da Apremavi para toda a sociedade. Você pode fazer toda a diferença para garantir a proteção do Meio Ambiente e de seu uso sustentável.

Sua doação ajuda a Apremavi a continuar realizando projetos para a conservação do Meio Ambiente. Confira nossos projetos e a transformação agregada a eles.

Com a sua doação, podemos fazer muito mais!

Autora: Carolina Schäffer.

Pin It on Pinterest