Matas Legais recupera nascentes e leva alunos para visitar áreas restauradas

25 out, 2018 | Matas Legais, Notícias

No dia 27 de setembro o Programa Matas Legais recebeu a visita de alunos, professores e do diretor do Colégio Pedro Marcondes Ribas, situado no Distrito Barro Preto, município Ventania (PR). Os 21 estudantes do Ensino Médio realizaram, juntamente com os professores, o diretor e a equipe do projeto, um plantio de mudas de árvores nativas.

O Programa Matas Legais é uma parceria da Apremavi e com a empresa Klabin e tem o objetivo de desenvolver ações de Conservação, Educação Ambiental e Fomento Florestal que ajudem a preservar e recuperar os remanescentes florestais nativos, a melhorar a qualidade de vida da população e a aprimorar o desenvolvimento florestal, tendo como base o planejamento de propriedades e paisagens.

O plantio das mudas nativas ocorreu na propriedade de Nelson Manys, localizada no município Ventania (PR). A propriedade faz parte do Grupo de Produtores do Médio Rio Tibagi (GPMT 3) de Certificação Florestal – FSC, e possui diversas nascentes, que com a ajuda do Programa Matas Legais, estão sendo restauradas. O objetivo da realização de plantios com estudantes é demonstrar na prática como se implanta um projeto de restauração florestal – desde a abertura dos berços (buracos), o coroamento em volta dos berços, o processo de nutrição (adubação), o plantio das mudas e explicações sobre as futuras manutenções de limpeza.

Curiosidade

Nelson Manys, além de gostar de preservar e recuperar as nascentes da sua propriedade, também é conhecido por ser uma atração cultural no seu bairro: desde 2014, na véspera do Natal, ele se transforma no Papai Noel do Barro Preto. Vestido a caráter e com seu trenó sobre rodas ele percorre o bairro distribuindo presentes e balas para a criançada. “Iniciei esse trabalho há quatro anos a pedido da diretora de uma creche aqui do bairro e, desde então, não consigo mais parar. Fico impressionado com a alegria das crianças ao me ver”, comenta Nelson.

Na véspera de Natal, Nelson Manys, um amante da natureza, se transforma no Papai-noel do Barro Velho. Foto: Arquivo Apremavi.

Visita às propriedades

A segunda etapa da visita aconteceu no dia 19 de outubro, quando a equipe do Programa Matas Legais levou a turma de alunos e professores para conhecer duas propriedades do município de Curiúva (PR) que estão em processo de restauração a mais tempo.

Restauradas há cerca de 5 anos, as propriedade de João Bento Alves e de Andréia de Fátima Oliveira ajudaram a demonstrar o processo de crescimento das mudas, algumas inclusive já estavam começando a frutificar. Além disso, os estudantes puderam perceber a relação das diversas espécies dentro do ecossistema e os desafios da restauração de áreas degradadas, principalmente nos três primeiro anos.

É muito importante poder mostrar para os alunos o trabalho que foi feito aqui na propriedade e, orgulhosamente, o resultado e as vantagens que vem junto com esse trabalho. Temos que cuidar da natureza como se fosse uma criança, ela precisa de zelo, carinho e muita conversa, mas compensa, o resultado é indescritível”, comentou Valdir, irmão da proprietária Andréia.

Autor: Maurício Reis.
Revisão: Carolina Schäffer.

Pin It on Pinterest