Seminário sobre Planejamento da Paisagem e Conservação será realizado em Lages (SC)

13 mar, 2018 | Diálogo Florestal, Notícias

No ano de 2018 o Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina está completando 10 anos. Como parte da comemoração, realizará no dia 27 de março de 2018 o Seminário – Planejamento da Paisagem e Conservação.

Planos municipais de Conservação e Restauração da Mata Atlântica, Certificação Florestal e Agricultura Familiar serão os temas apresentados durante o evento que acontecerá na sede do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Campus Lages (SC).

O seminário é aberto para participação de empresas do setor florestal, ONGs, plantadores de florestas, agricultores, extensionistas rurais, representantes dos órgãos ambientais e poder público municipal, conselhos municipais de meio ambiente e comitês de bacia hidrográfica, estudantes e demais interessados no tema.

Informações sobre o evento

  • Data: 27 de março de 2018 (terça-feira).
  • Hora: das 13h30 às 17h30.
  • Local: Auditório do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Rua Heitor Vila Lobos, 222 – Bairro São Francisco. Lages (SC).
Programação

13h30 Recepção e inscrição.

13h45 Boas-vindas | Prof. Thiago Meneghel, Diretor-geral do Instituto Federal de Santa Catarina/Campus Lages.

14h00 O Diálogo Florestal e os 10 anos do Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina | Marcos Alexandre Danieli, Secretário Executivo do Fórum.

14h20 Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica como ferramenta para o planejamento da paisagem | Miriam Prochnow, Presidente da Apremavi.

15h10 Intervalo e café.

15h40 Certificação Florestal como estratégia para o planejamento de propriedades e paisagens | Ivone Namikawa, Setor de Sustentabilidade Florestal da Klabin.

16h30 Importância do IFSC – Campus Lages no avanço da sustentabilidade da agricultura familiar na serra catarinense: 6 anos de Agroecologia | Luciane Costa de Oliveira, Docente do IFSC – Compus Lages.

17h30 Encerramento.

Para confirmar sua inscrição, que é gratuita, ou para mais informações, entre em contato com Marcos até o dia 23/03/18, no e-mail: marcos@apremavi.org.br.

A discussão sobre o Planejamento da Paisagem e Conservação é imprescindível para garantir o uso adequado do solo e a proteção da biodiversidade. Foto: Arquivo Apremavi.

Sobre o Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina

O Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina é fruto do Diálogo Florestal, uma iniciativa que reúne empresas do setor de papel e celulose e organizações ambientalistas dos estados do Paraná e Santa Catarina, com vistas a construir uma visão comum entre esses setores que leve a ações economicamente viáveis, aumente a escala dos esforços e os resultados para a conservação do meio ambiente, gerando benefícios tangíveis para os participantes do Diálogo e para a sociedade em geral.

Este fórum tem como objetivo geral discutir e encaminhar em nível local os temas que dizem respeito à silvicultura e à conservação. Busca influenciar positivamente em ações de conservação de remanescentes florestais e campos nativos, ser um espaço de diálogo e planejamento que influencie políticas públicas voltadas à conservação ambiental e atuar no desenvolvimento e divulgação de boas práticas para conservação de remanescentes da Mata Atlântica.

Diálogo Florestal: construindo soluções, escrevendo uma nova história. Vídeo: Diálogo Florestal.

Autores: Edilaine Dick e Marcos Alexandre Danieli.

Pin It on Pinterest