Congresso debate o futuro das RPPNs

26 jul, 2018 | Notícias

De hoje até o dia 29 de julho acontece em Florianópolis o V Congresso Brasileiro de Reservas Particulares do Patrimônio Natural. Realizado pela Associação dos Proprietários de Reservas Particulares do Patrimônio Natural de Santa Catarina (RPPN Catarinense), com apoio da Confederação Nacional das RPPNs (CNRPPN), o evento espera reunir cerca de 300 pessoas entre proprietários e gestores de reservas, gestores públicos, ONGs, empresas, entre outros.

O objetivo é debater a importância do setor privado à conservação da biodiversidade e o futuro da única categoria de Unidade de Conservação (UC) do Brasil de iniciativa particular, as RPPNs. O evento acontece no Costão do Santinho Resort, proprietário da RPPN Morro das Aranhas.

Programação

A cerimônia de abertura ocorre hoje, dia 26 de julho, as 18 horas com a presença do Ministro do Meio Ambiente, do presidente do ICMBio, do presidente do Instituto Ambiental de Santa Catarina e outras autoridades.

Amanhã, dia 27 de julho, na conferência de abertura, que tem como tema “O Futuro das RPPN”,  proprietários de RPPN irão dividir o palco com seus filhos para abordar a questão dos herdeiros das propriedades. A moderação do painel ficará por conta da SOS Mata Atlântica.

E a partir das 16 horas a Apremavi estará no painel de discussão sobre RPPNs coorporativas e instituições apoiadoras. Na ocasião, Marcos A. Danieli apresentará o trabalho executado pela Apremavi na RPPN Serra do Lucindo. Miriam Prochnow e Wigold B. Schäffer, fundadores da Apremavi, também estarão presentes falando sobre as atividades desenvolvidas na RPPN Serra do Pitoco, de propriedade do casal.

Para mais informações, acesse: vcbrppn.com.

Guia das RPPNs de Santa Catarina

Durante o V Congresso Brasileiro de RPPN será lançado o Guia das RPPN de Santa Catarina, uma publicação que tem como principal objetivo divulgar as Reservas Particulares do Patrimônio Natural do estado de Santa Catarina. Através de fotos e textos descritivos o guia apresenta as reservas que fazem parte da Associação RPPN Catarinense, bem como as demais RPPNs do estado, dando à esta categoria de Unidade de Conservação uma maior visibilidade e tornando as reservas mais conhecidas e valorizadas.

O Guia conta com apoio da Editora Expressão pelo seu renomado trabalho e ampla experiência em publicações na área ambiental no sul do pais, e, foi patrocinado pela Klabin, proprietária da RPPN Complexo Serra da Farofa.

Capa do Guia de RPPNs de Santa Catarina. Foto: Editora Expressão.

RPPN Serra do Lucindo

A Reserva Particular do Patrimônio Natural Serra do Lucindo, criada pela Apremavi em agosto de 2010, está localizada no município de Bela Vista do Toldo, no Planalto Norte de Santa Catarina e tem 316,05 hectares.

A RPPN é constituída por florestas primárias pouco exploradas, e secundárias em diferentes estágios de regeneração e protege espécies ameaçadas de extinção como o pinheiro-brasileiro (Araucaria angustifolia), a imbuia (Ocotea porosa), a canela-sassafrás (Ocotea odorifera), o xaxim-bugio (Dicksonia sellowiana) e diversas espécies raras e endêmicas da floresta ombrófila mista.

A RPPN Serra do Lucindo conta com uma avifauna muito rica e muito específica, característica de áreas não perturbadas. O papagaio-do-peito-roxo (Amazona vinacea) e a araponga (Procnias nudicollis) são algumas das espécies identificadas, assim como 02 novos registros para o estado de Santa Catarina: o peixe-frito-verdadeiro (Dromococcyx phasianellus) e a coruja-do-mato (Strix virgata).

Além de conservar um significativo remanescente da Mata Atlântica, a RPPN guarda recursos hídricos fundamentais para a região e preserva um importante marco histórico, a Trilha do Monge ou Trilha das Onze Voltas, local por onde teria passado o Monge João Maria. A trilha ainda é usada para peregrinações religiosas.

A RPPN conta com uma sede, que serve como centro de referência e abrigo para pesquisadores e visitantes.

RPPN Serra do Lucindo. Foto: Arquivo Apremavi.

Autora: Carolina Schäffer.

Pin It on Pinterest