Revoltadas com essa situação, 19 pessoas fundaram a Apremavi, com a missão de defender, preservar e recuperar o meio ambiente, os bens e valores culturais, buscando a melhoria da qualidade de vida humana. O grupo começou fazendo denúncias, mas também mostrando que existem maneiras de se utilizar os recursos naturais de forma sustentável.
No começo nada foi fácil. Alguns integrantes da Apremavi chegaram até ser ameaçados de morte. Foi então, que perceberam que o Brasil precisava ter uma legislação ambiental mais forte. Começaram acompanhando a elaboração da Constituição Federal, em 1988.
Mas foi a luta pela aprovação de uma legislação específica para a Mata Atlântica que mobilizou grande parte dos esforços da Apremavi.
Já são mais de 30 anos aliando teoria e prática com distintas parcerias, da iniciativa privada ao setor público. Ainda em 88, por exemplo, a Apremavi participou da criação da Federação de Entidades Ecologistas Catarinenses, que congrega mais de 30 ONGs e tem papel fundamental na discussão de políticas de meio ambiente em Santa Catarina.
Participou ainda da criação e da coordenação da Rede de ONGs da Mata Atlântica. A Rede nasceu durante um dos grandes eventos de meio ambiente realizados no mundo, a Rio-92. Hoje a rede conta com 312 organizações filiadas. A Rio-92 serviu para a Apremavi ampliar parcerias e horizontes.
O trabalho da Apremavi sempre foi apoiado em ações de capacitação e educação ambiental, que retratam os problemas e apontam soluções com base na realidade da região, ajudando a difundir os resultados para outras regiões do Brasil.
Queremos inspirar cada vez mais uma verdadeira jornada em busca de um mundo melhor.

Missão

Valores

Carta de princípios
Carta de Princípios da Apremavi, aprovada na Assembléia Geral Ordinária, do dia 13 de março de 2008. Veja a Carta de Princípios. Veja também nosso Código de Ética.

Estatuto
A Apremavi é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, de fins não econômicos, com a finalidade de trabalhar pela defesa, preservação, recuperação e manejo sustentável do meio ambiente, dos bens e valores culturais, objetivando a melhoria da qualidade de vida humana. Veja o Estatuto.

Relatório de Atividades
Áreas temáticas
Projetos desenvolvidos
Centro Ambiental
Viveiro de mudas
Programa de Estágio
A Apremavi tem um programa de estágio voltado a estudantes e profissionais da área ambiental. Entre os objetivos do programa estão a capacitação e instrução dos interessados na defesa e preservação ambiental, repassando experiências adquiridas pela instituição.
Prêmios recebidos
Pelo projeto “Matas Sociais” na categoria Conservação de Recursos Naturais.
Concedido a fundadora da Apremavi, Miriam Prochnow, pela Editora Expressão de Ecologia, pela sua trajetória em prol da conservação da Mata Atlântica.
Instituído pela Apremavi para homenagear pessoas e instituições que se destacam no trabalho em defesa da natureza e de sua biodiversidade.