Matas Sociais

1.

Apoio ao planejamento e adequação das propriedades à legislação ambiental

2.

Apoio ao agricultor para a melhoria na produção e diversificação produtiva local

3.

Recuperação de áreas degradadas, conservação de remanescentes florestais e doação de mudas

4.

Atividades de Educação Ambiental e capacitação de produtores rurais

O Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis é um projeto da parceria entre a Klabin, a Apremavi e o Sebrae que tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento econômico, ambiental e social das pequenas e médias propriedades rurais nos 11 municípios onde o projeto atua (Telêmaco Borba, Imbaú, Ortigueira, Curiúva, Sapopema, São Jerônimo da Serra, Cândido de Abreu, Rio Branco do Ivaí, Reserva, Tibagi e Ventania.

A diversificação da produção agropecuária e o respeito ao meio ambiente são os principais pilares da sustentabilidade de uma propriedade.

O planejamento rural deve levar em consideração a legislação ambiental vigente e as características ecológicas da área.

Medidas como a recuperação de áreas de preservação permanente e reserva legal, conservação de remanescentes florestais, planejamento na instalação das atividades produtivas, diversificação da produção agropecuária permitem conciliar beleza e qualidade de vida com produtividade e rentabilidade.

Por isso o Matas Sociais auxilia agricultores familiares na realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no Plano de Recuperação Ambiental (PRA). Também contribui no planejamento sustentável e na diversificação do uso da propriedade. Incentiva assim a agricultura familiar, a permanência no campo, o desenvolvimento da cadeia de produção e consumo na região e o empreendedorismo.

O projeto que antes atuava exclusivamente no Paraná, hoje também tem uma frente de atuação em Santa Catarina.

517

propriedades atendidas

211.925

árvores
plantadas e/ou
doadas

129,94

hectares restaurados 

Acompanhe as notícias do projeto

Matas Sociais mobiliza comunidade para a proteção de nascente

Matas Sociais mobiliza comunidade para a proteção de nascente

No último dia 23 de junho o Assentamento Egideo Brunetto realizou uma atividade essencial para a proteção dos recursos hídricos. Moradores da comunidade, localizada em Rio Branco do Ivaí (PR), se reuniram para a proteção de uma nascente de água, através do plantio de...

Apremavi promove diversas ações na Semana do Meio Ambiente

Apremavi promove diversas ações na Semana do Meio Ambiente

Equipe da Rádio Sintonia, líder em audiência na microrregião de Ituporanga (SC), esteve no Viveiro Jardim das Florestas para produzir conteúdos especiais para do Dia do Meio Ambiente. Além disso, promovemos ações de doação de mudas e palestras em alusão à data. O...

Pin It on Pinterest