Matas Sociais

1.

Apoio ao planejamento e adequação das propriedades à legislação ambiental

2.

Apoio ao agricultor para a melhoria na produção e diversificação produtiva local

3.

Recuperação de áreas degradadas, conservação de remanescentes florestais e doação de mudas

4.

Atividades de Educação Ambiental e capacitação de produtores rurais

O Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento econômico, ambiental e social das pequenas e médias propriedades rurais dos municípios da região de Ortigueira, Telêmaco Borba e Imbaú no Paraná.

A diversificação da produção agropecuária e o respeito ao meio ambiente são os principais pilares da sustentabilidade de uma propriedade.

O planejamento rural deve levar em consideração a legislação ambiental vigente e as características ecológicas da área.

Medidas como a recuperação de áreas de preservação permanente e reserva legal, conservação de remanescentes florestais, planejamento na instalação das atividades produtivas, diversificação da produção agropecuária permitem conciliar beleza e qualidade de vida com produtividade e rentabilidade.

Por isso o Matas Sociais auxilia agricultores familiares na realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no Plano de Recuperação Ambiental (PRA). Também contribui no planejamento sustentável e na diversificação do uso da propriedade. Incentiva assim a agricultura familiar, a permanência no campo, o desenvolvimento da cadeia de produção e consumo na região e o empreendedorismo.

Conta com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da organização internacional The Nature Conservancy (TNC), da Klabin e da Apremavi.

O projeto que antes atuava exclusivamente no Paraná, hoje também tem uma frente de atuação em Santa Catarina.

517

propriedades atendidas

211.925

árvores
plantadas e/ou
doadas

129,94

hectares restaurados 

Acompanhe as notícias do projeto

Plantio e doação de mudas nativas marcam o Dia da Árvore

Plantio e doação de mudas nativas marcam o Dia da Árvore

Comemorado no dia 21 de setembro, o Dia da Árvore é momento de resgate da nossa conexão com a Natureza, um momento para enteder a importância das árvores nas nossas vidas e para assumir o papel de protagonistas na conservação e restauração das florestas.

Pin It on Pinterest