Conservador das Araucárias

1.

Restauração de 7 mil hectares de Mata Atlântica com foco na Floresta com Araucárias

2.

13,7 milhões de hectares certificados nos padrões VCS e CCB do mercado voluntário de carbono

3.

Implantação de um Programa de Pagamentos por serviços ambientais

O Conservador das Araucárias é um projeto da parceria entre a Tetra Pak e a Apremavi que visa a restauração florestal com espécies nativas, atrelada à captura de carbono para mitigação das mudanças climáticas, a adequação de propriedades rurais à legislação ambiental e a conservação de mananciais hídricos, do solo e da biodiversidade, bem como a melhoria da qualidade de vida da população inserida no território.

Será implementado na Mata Atlântica, especialmente na Região da Floresta com Araucárias, transição e contato, estendendo-se por três estados brasileiros – Santa Catarina, Paraná e São Paulo – abrangendo quase 14 milhões de hectares. O território abriga 107 Unidades de Conservação, 23 Quilombos, 47 Terras Indígenas e 220 Assentamentos de Reforma Agrária. Serão parte do projeto propriedades rurais que manifestarem interesse e visão compartilhada com a iniciativa. Os requisitos para fazer parte do projeto serão divulgados em breve.

O Conservador das Araucárias é um projeto de longo prazo, iniciando em 2022 com a realização de um estudo para certificação do território nos padrões internacionais de carbono voluntário e de biodiversidade (Verified Carbon Standard – VCS e Climate, Community and Biodiversity Standard – CCB) pela Plataforma VERRA, proposição de um programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e a implantação de projetos piloto de restauração.

O projeto conta com o acompanhamento da Conservation International (CI), da The Nature Conservancy Brasil (TNC) e da Klabin, fornecedora de matéria prima da Tetra Pak e parceira de longa data da Apremavi nos Programas Matas Legais e Matas Sociais.

Logo ODS
INFOGRÁFICO
O Conservador das Araucárias em números. Baixe aqui o infográfico explicativo e entenda as etapas do projeto.

Acompanhe as notícias do projeto

Apremavi participa do Simpósio Internacional Rio Uruguai dos Encontros

Apremavi participa do Simpósio Internacional Rio Uruguai dos Encontros

Nos dias 01 e 02 de dezembro a Apremavi apresentou projetos e participou do Simpósio Internacional Rio Uruguai dos Encontros: União pela Conservação em Itá (SC). A iniciativa teve como objetivo fomentar ações, acordos de cooperação e integração referentes à...

Precisamos de mais Curupiras. Vamos proteger as florestas?

Precisamos de mais Curupiras. Vamos proteger as florestas?

No folclore brasileiro, o dia 17 de julho é o dia do protetor da floresta, nosso conhecido Curupira, que também atende pelo nome de Pai do Mato, Caipora, Caiçara, Anhangá e outros. Ele é um espírito mágico que habita as florestas e ajuda a protegê-las. Segundo a...

Conservador das Araucárias, uma parceria

Pin It on Pinterest