Conservador das Araucárias

1.

Restauração de 7 mil hectares de Mata Atlântica com foco na Floresta com Araucárias

2.

13,7 milhões de hectares certificados nos padrões VCS e CCB do mercado voluntário de carbono

3.

Implantação de um Programa de Pagamentos por serviços ambientais

O Conservador das Araucárias é um projeto da parceria entre a Tetra Pak e a Apremavi que visa a restauração florestal com espécies nativas, atrelada à captura de carbono para mitigação das mudanças climáticas, a adequação de propriedades rurais à legislação ambiental e a conservação de mananciais hídricos, do solo e da biodiversidade, bem como a melhoria da qualidade de vida da população inserida no território.

Será implementado na Mata Atlântica, especialmente na Região da Floresta com Araucárias, transição e contato, estendendo-se por três estados brasileiros – Santa Catarina, Paraná e São Paulo – abrangendo quase 14 milhões de hectares. O território abriga 107 Unidades de Conservação, 23 Quilombos, 47 Terras Indígenas e 220 Assentamentos de Reforma Agrária. Serão parte do projeto propriedades rurais que manifestarem interesse e visão compartilhada com a iniciativa. Os requisitos para fazer parte do projeto serão divulgados em breve.

O Conservador das Araucárias é um projeto de longo prazo, iniciando em 2022 com a realização de um estudo para certificação do território nos padrões internacionais de carbono voluntário e de biodiversidade (Verified Carbon Standard – VCS e Climate, Community and Biodiversity Standard – CCB) pela Plataforma VERRA, proposição de um programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e a implantação de projetos piloto de restauração.

O projeto conta com o acompanhamento da Conservation International (CI), da The Nature Conservancy Brasil (TNC) e da Klabin, fornecedora de matéria prima da Tetra Pak e parceira de longa data da Apremavi nos Programas Matas Legais e Matas Sociais.

Logo ODS
INFOGRÁFICO
O Conservador das Araucárias em números. Baixe aqui o infográfico explicativo e entenda as etapas do projeto.

Acompanhe as notícias do projeto

Precisamos de mais Curupiras. Vamos proteger as florestas?

Precisamos de mais Curupiras. Vamos proteger as florestas?

No folclore brasileiro, o dia 17 de julho é o dia do protetor da floresta, nosso conhecido Curupira, que também atende pelo nome de Pai do Mato, Caipora, Caiçara, Anhangá e outros. Ele é um espírito mágico que habita as florestas e ajuda a protegê-las. Segundo a...

Conservador das Araucárias inicia restauração em Área Piloto

Conservador das Araucárias inicia restauração em Área Piloto

Restauração de mais de 80 hectares em Urubici, na Serra Catarinense, dá o pontapé inicial da implantação do projeto Conservador das Araucárias. Uma das metas para o primeiro ano do Conservador das Araucárias, fruto da parceria entre a Tetra Pak e a Apremavi, é a...

Conservador das Araucárias, uma parceria

Pin It on Pinterest