Conservador das Araucárias

1.

Restauração de 7 mil hectares de Mata Atlântica com foco na Floresta com Araucárias

2.

Implantação de um programa de pagamentos por serviços ambientais

Conservador das Araucárias é um projeto da parceria entre a Tetra Pak e a Apremavi que visa a restauração florestal com espécies nativas, atrelada à captura de carbono para mitigação das mudanças climáticas, a adequação de propriedades rurais à legislação ambiental e a conservação de mananciais hídricos, do solo e da biodiversidade, bem como a melhoria da qualidade de vida da população inserida no território.

Será implementado na Mata Atlântica, especialmente na Região da Floresta com Araucárias, transição e contato, estendendo-se por três estados brasileiros – Santa Catarina, Paraná e São Paulo. O território abriga 107 Unidades de Conservação, 23 Quilombos, 47 Terras Indígenas e 220 Assentamentos de Reforma Agrária. Serão parte do projeto propriedades rurais que manifestarem interesse e visão compartilhada com a iniciativa.

Os requisitos para fazer parte do projeto serão divulgados em breve.

O Conservador das Araucárias é um projeto de longo prazo, iniciando em 2022 com a realização de um estudo para certificação do território nos padrões internacionais de carbono voluntário e de biodiversidade (Verified Carbon Standard – VCS e Climate, Community and Biodiversity Standard – CCB) pela Plataforma VERRA, proposição de um programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e a implantação de projetos piloto de restauração.

O projeto conta com o acompanhamento da Conservation International (CI), da The Nature Conservancy Brasil (TNC) e da Klabin, fornecedora de matéria prima da Tetra Pak e parceira de longa data da Apremavi nos Programas Matas Legais e Matas Sociais.

Logo ODS
INFOGRÁFICO
O Conservador das Araucárias em números. Baixe aqui o infográfico explicativo e entenda as etapas do projeto.

Acompanhe as notícias do projeto

Conservador das Araucárias avança no monitoramento da área piloto

Conservador das Araucárias avança no monitoramento da área piloto

A primeira propriedade atendida e escolhida como área piloto pelo projeto Conservador das Araucárias é a Fazenda Santa Bárbara, localizada em Urubici na divisa com o Parque Nacional de São Joaquim, área de abrangência da Floresta com Araucárias. Ao todo, a propriedade...

Da semente à muda: araucária

Da semente à muda: araucária

Com apenas cerca de 3% de área conservada, a Floresta com Araucárias precisa da ajuda de todas as pessoas para colocar sementes na terra, cuidar das mudas, proteger a biodiversidade e defender aquela que é um dos símbolos da resistência da Mata Atlântica.  A araucária...

Conservador das Araucárias, uma parceria

Pin It on Pinterest