Clima Legal

1.

Plantio de Mudas Nativas

2.

Restauração
de Áreas Degradadas

3.

Neutralização das emissões de Carbono

4.

Ativismo climático e Educação Ambiental

O risco mais imediato pairando sobre a humanidade nos próximos dez anos são os eventos extremos causados pela crise do clima. O Planeta está cada vez mais quente e por conta disso furacões, enchentes, enxurradas, crises hídricas, secas, queimadas e muitos outros eventos extremos já são uma constante na vida da população mundial.

A queima de combustíveis fósseis e o desmatamento são os principais fatores que contribuem com o aumento da emissão de gás carbônico (CO2) e outros gases na atmosfera e, consequentemente, o aumento da temperatura global.

Diante desse cenário de emergência climática, a conservação e a restauração de paisagens e ecossistemas tem se tornado prioritária em âmbito internacional. As florestas captam dióxido de carbono da atmosfera, refletem calor, ajudam a reter a água da chuva e trazem vários outros benefícios para os seres humanos e o meio ambiente. Por isso, muitos estudos apontam que o plantio de árvores é uma das melhores formas de  ajudar a combater e mitigar os efeitos da mudança do clima.

O Clima Legal foi idealizado pela Apremavi com o objetivo de realizar plantios de árvores nativas visando a neutralização das emissões de CO2, amenizando os efeitos da crise climática e contribuindo com a conservação da biodiversidade na Mata Atlântica, e, estimular o ativismo climático na sociedade.

Além do plantio de árvores, feito principalmente para restaurar e proteger áreas de nascentes, mananciais e margens dos rios, são desenvolvidas atividades voltadas à conscientização e educação ambiental como aulas temáticas, palestras, oficinas e mobilizações sobre a importância da preservação da natureza.

O Clima Legal é um projeto permanente da Apremavi e, por ter diferentes modalidades de adesão, é uma excelente opção para pessoas que querem transformar o ativismo climático numa ação prática.

14

anos de projeto

123

hectares restaurados

154.496

árvores plantadas

800

pessoas envolvidas

150

propriedades atendidas

Como participar?

O Projeto Clima Legal tem três modalidades de adesão (veja quadro).

Para participar, escolha uma das modalidades ao lado e preencha o formulário de adesão.

A Apremavi tem até 14 dias úteis para confirmar o recebimento do formulário preenchido e enviar uma resposta para você.

 

O custo por árvore nativa plantada no projeto é R$20 (vinte reais).

JARDIM

De 10 a 50 árvores plantadas

BOSQUE

De 51 a 150 árvores plantadas

FLORESTA

Mais de 151 árvores plantadas

Benefícios extras

1. Certificado de adesão
2. Direito de usar o selo anual
3. Neutralização de Carbono*
4. Guia Digital do Ativista Climático

1, 2, 3, 4 e 5. Destaque nas redes sociais da Apremavi no momento da adesão

1, 2, 3, 4, 5 e 6. Palestra* sobre Ativismo Climático e a Mata Atlântica

* As palestras são ofertadas no formato presencial no Centro Ambiental Jardim das Florestas da Apremavi, em Atalanta (SC)

Benefícios Clima Legal
Um jardim para uma brisa
Um bosque para quebrar o vento
Uma floresta para enfrentar uma tempestade

 

Fique Legal com o Clima

FAQ – Saiba tudo sobre o Clima Legal

Para facilitar a sua compreensão sobre o projeto, listamos aqui as perguntas mais frequentes que recebemos.

Elas vão te falar tudo o que você precisa saber antes de fazer a sua adesão ao Clima Legal.

Como faço a adesão ao Clima Legal?

Escolha uma das três modalidades – Bosque, Jardim ou Floresta (fique atento às quantidades mínimas de cada categoria), e preencha este formulário de adesão tendo em mente a quantidade de árvores que você deseja ajudar a plantar.

Como faço o pagamento da minha adesão?

Após o preenchimento do formulário de adesão, você deverá realizar o pagamento para garantir a adesão ao projeto.

O pagamento pode ser feito via PIX, transferência bancária, PagSeguro ou PayPal.

Nossa CHAVE PIX é: 79355269000140

Os dados para transferência bancária são:

Banco do Brasil
Agência 0276-3
Conta: 27.347-3
CNPJ: 79.355.269/0001-40

Para nos ajudar a identificar a sua adesão e emitir o recibo, envie o comprovante de pagamento para administrativo@apremavi.org.br.

Sou uma empresa e quero destinar uma parte da venda dos meus produtos para o projeo, é possível?

Sim, claro que é!

Indicamos que você faça uma adesão inicial mínima para garantir o selo anual. Com o selo anual em mãos você pode lançar a campanha nas redes sociais e no site da sua empresa.

A Equipe de Comunicação da Apremavi pode ajudar você a elaborar a campanha fornecendo textos e fotografias do projeto. Caso queira ajuda, selecione está opção no formulário de adesão.

 

Atenção:

A Apremavi não permite o uso da logo do projeto e nem da identidade visual da instituição sem aprovação prévia.

Quem realiza os plantios do Clima Legal?

Os plantios realizados no âmbito do Clima Legal são assistidos e/ou executados pela equipe da Apremavi.

Plantios em áreas particulares são realizados pelos proprietários que disponibilizam as áreas para os plantios. Nesses casos a Apremavi doa as mudas e presta assistência técnica sobre como realizar o plantio e como fazer a manutenção da área após o plantio.

Plantios em áreas públicas, como praças e parques, são realizados pela equipe da Apremavi. Muitas vezes os plantios desta natureza permitem a realização de mutirões*. Nesse caso, geralmente aproveitamos a oportunidade para convidar alunos das escolas da rede de ensino da região para nos ajudarem com a tarefa.

* Os mutirões estão temporariamente suspensos por conta da pandemia de Covid-19.

Onde são realizados os plantios do Clima Legal?

Os plantios do Clima Legal são realizados em áreas na região do Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Caso você tenha uma área que não esteja nos limites do Alto Vale do Itajaí, será cobrada uma taxa extra para cobrir os custos de deslocamento (combustível, seguro, etc.). As taxas variam confome a região.

Quando as mudas são plantadas?

Como a equipe da Apremavi precisa buscar áreas para realizar os plantios, os plantios não são feitos imediatamente. Entretanto, a equipe da Apremavi trabalha para que os plantios sejam feitos no prazo de até um ano após a adesão, a depender da localização das áreas e do clima.

Como sei que as minhas mudas foram plantadas?

Após o plantio a equipe da Apremavi envia um email para o doador com um relato do plantio. O relato apresenta as fotos das mudas plantas e também, quando possível, as coordenadas geográficas do plantio.

Além disso, a Apremavi trabalha para inserir em seu Portal Ambiental as informações de todas as áreas restauradas pela instituição. O Portal Ambiental é uma ferramenta de monitoramento e transparência e pode ser acessado aqui.

Algumas áreas ainda não foram cadastradas no Portal, como áreas públicas, pois o sistema tem um requisito que é a propriedade/área em questão apresentar o Cadastro Ambiental Rural. A equipe da Apremavi está trabalhando para fazer a inclusão dessas áreas assim que possível.

Como é feito o cálculo de neutralização de carbono no projeto?

Nós não calculamos a sua pegada de carbono. Pelo projeto fazemos o cálculo da quantidade de carbono que as árvores que você doou neutralizam. A neutralização de carbono é calculada pela quantidade de árvores plantadas. Levamos em conta um estudo realizado pelo Instituto Totum e pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), da Universidade de São Paulo em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, que estima que cada árvore da Mata Atlântica absorve 163,14 kg de gás carbônico (CO2) equivalente ao longo de seus primeiros 20 anos, ou seja uma média de 7,27 kg de CO2 por árvore plantada por ano.

Quero calcular a minha pegada de carbono. Como faço?

Para calcular a sua pegada de carbono você pode usar as calculadoras disponibilizadas pelo Idesam, pela SOS Mata Atlântica ou pela Iniciativa Verde.

Quero neutralizar um evento, a Apremavi pode me ajudar a fazer o cálculo e depois plantar as árvores?

Nós podemos plantar as árvores para você, mas não fazemos o cálculo de quantas árvores serão necessárias para neutralizar o seu evento. Para calcular as emissões do seu evento você pode usar as calculadoras disponibilizadas pelo Idesam, pela SOS Mata Atlântica ou pela Iniciativa Verde.

Tenho uma área para restaurar. Posso receber mudas do Clima Legal?

Sim, envie um email manifestando interesse e com informações sobre a área para info@apremavi.org.br.

Os proprietários que disponibilizam áreas para o plantio assinam um termo de responsabilidade junto a Apremavi. Em troca das mudas que serão doadas, devem dar como contrapartida apoio para mão de obra nos plantios e fazer o cuidado e manutenção da área restaurada no pós-plantio.

Posso ajudar a plantar as mudas que estou doando?

Claro! Caso você tenha interesse em participar de um mutirão de plantio do Clima Legal, avise nossa equipe no momento em que estiver preenchendo o formulário de adesão. Infelizmente, por conta da pandemia de convid-19 estamos seguindo algumas medidas especiais de segurança, como o uso de máscaras, e respeitando o distanciamento social.

Posso deduzir a minha doação do Imposto de Renda?

A legislação do Imposto de Renda ainda não permite que sejam deduzidas doações efetuadas para a área ambiental.

Segundo a Receita Federal, o contribuinte pode deduzir, dentro do limite global de 6%, doações para três tipos de ações feitas no ano anterior: incentivos à cultura (como doações, patrocínios e contribuições ao Fundo Nacional da Cultura), incentivos à atividade audiovisual e incentivos ao esporte. O contribuinte pode também abater doações aos Programas Nacionais de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência e de Apoio à Atenção Oncológica. Nesse caso, as deduções estão limitadas a 1% do imposto apurado na declaração e não estão sujeitas ao limite global.

BRAVO

Uma das mais profícuas colaborações do projeto Clima Legal foi com a Bravo Consultoria Ambiental, executada entre 2010 e 2023.

Cada organização empregou sua expertise para propiciar o plantio de milhares de árvores ao longo dos 13 anos em que a parceria existiu: a Bravo realizava o atendimento de empresas interessadas em neutralizar emissões advindas de suas atividades, bem como o cálculo das emissões. Já a
Apremavi foi responsável pela busca de proprietários que tinham áreas para restaurar e realizava o plantio de árvores nativas nessas áreas, de acordo com cada situação e demandas da paisagem.

Entre as empresas que neutralizam emissões de eventos, iniciativas e projetos através da Bravo estão: Ambev (Confenar), Caixa Econômica Federal (Fenae), Fluminense Futebol Clube, Lorenzetti (Feicon), Mercedes Benz (Cofenar), Pinheiro Neto Advogados Associados e The Front.

Acompanhe as notícias do projeto

Fique legal com o Clima: plante árvores com o Clima Legal

Fique legal com o Clima: plante árvores com o Clima Legal

Diante do cenário atual de emergência climática enfrentado pela humanidade, a conservação e a restauração de paisagens e ecossistemas tem se tornado prioridade no âmbito internacional. O plantio de árvores é uma das formas mais eficientes de ajudar a combater e...

Programa Clima Legal da Apremavi planta 6429 novas árvores

Programa Clima Legal da Apremavi planta 6429 novas árvores

Em 2022 a Apremavi realizou diversos plantios do programa Clima Legal, que contaram com a colaboração de agricultores, instituições e escolas.  No segundo semestre de 2022, a equipe da Apremavi se empenhou para a realização de plantios referentes às adesões ao...

Nossas ações, trabalho e resultados só podem ser alcançados com a colaboração de pessoas e empresas que acreditam e atuam pelas florestas, pela biodiversidade e pelo futuro ao nosso lado

Pin It on Pinterest