Matas Legais

1.

Apoio ao planejamento e adequação ambiental, legal e paisagística da propriedade

2.

Doação de mudas nativas

3.

Recuperação de áreas degradadas e conservação de remanescentes florestais

4.

Atividades de Educação Ambiental

Matas Legais é um projeto da parceria entre a Apremavi e a Klabin que objetiva desenvolver ações de conservação, educação ambiental e fomento florestal, que ajudem a preservar e recuperar os remanescentes florestais nativos, a melhorar a qualidade de vida da população e a aprimorar o desenvolvimento florestal, tendo como base o planejamento de propriedades e paisagens.

A palavra legal procura traduzir dois sentidos: o de cumprimento da legislação ambiental e o de expressão de um lugar agradável, bonito e bom de se viver.

Por meio do projeto, cuja parceria foi assinada em abril de 2005, são difundidas e implementadas ações de desenvolvimento sustentável como a conservação e recuperação de áreas de preservação permanente (APPs) e reservas legais; a silvicultura com florestas plantadas tanto com pinus e eucalipto quanto com espécies nativas da Mata Atlântica; a implantação de sistemas agroflorestais; o enriquecimento ecológico de florestas secundárias; o incentivo à agricultura orgânica; e a recomendação ao ecoturismo e a conservação do patrimônio natural.

O projeto hoje tem duas frentes de atuação, uma em Santa Catarina e uma no Paraná, que trabalham no desenvolvimento de um modelo de planejamento de propriedades que leva em conta tanto a produção e o processo produtivo como a conservação dos ecossistemas e dos recursos naturais.

1.293

propriedades atendidas

398,83

hectares restaurados com plantio de mudas nativas

2.717,47

hectares restaurados com condução da regeneração natural

1.485.033

árvores
plantadas e/ou
doadas

Acompanhe as notícias do projeto

Plantio e doação de mudas nativas marcam o Dia da Árvore

Plantio e doação de mudas nativas marcam o Dia da Árvore

Comemorado no dia 21 de setembro, o Dia da Árvore é momento de resgate da nossa conexão com a Natureza, um momento para enteder a importância das árvores nas nossas vidas e para assumir o papel de protagonistas na conservação e restauração das florestas.

Área de Atuação

O projeto tem duas frentes de atuação, uma em Santa Catarina e uma no Paraná, e atende pequenos e médios proprietários que são orientados para atuar de forma mais eficiente, rentável e ecológica.

Confira ao lado as regiões de atuação em cada estado.

Santa Catarina

Todos os municípios da região Serrana e Alto Vale do Itajaí.

Paraná

Todos os municípios da região Centro Oriental, Norte Pioneiro e Norte Central.

Materiais e publicações do projeto

Matas Legais: Planejando Propriedades e Paisagens

> baixar

Programa Matas Legais

> baixar

Jogo Fique Legal

> visualizar

Pin It on Pinterest