Matas Legais

1.
Apoio ao planejamento e adequação ambiental, legal e paisagística da propriedade
2.
Doação de mudas nativas
3.
Recuperação de áreas degradadas e conservação de remanescentes florestais
4.
Atividades de Educação Ambiental
Matas Legais é um projeto da parceria entre a Apremavi e a Klabin que objetiva desenvolver ações de conservação, educação ambiental e fomento florestal, que ajudem a preservar e recuperar os remanescentes florestais nativos, a melhorar a qualidade de vida da população e a aprimorar o desenvolvimento florestal, tendo como base o planejamento de propriedades e paisagens.
A palavra legal procura traduzir dois sentidos: o de cumprimento da legislação ambiental e o de expressão de um lugar agradável, bonito e bom de se viver.
Por meio do projeto, cuja parceria foi assinada em abril de 2005, são difundidas e implementadas ações de desenvolvimento sustentável como a conservação e recuperação de áreas de preservação permanente (APPs) e reservas legais; a silvicultura com florestas plantadas tanto com pinus e eucalipto quanto com espécies nativas da Mata Atlântica; a implantação de sistemas agroflorestais; o enriquecimento ecológico de florestas secundárias; o incentivo à agricultura orgânica; e a recomendação ao ecoturismo e a conservação do patrimônio natural.
O projeto hoje tem duas frentes de atuação, uma em Santa Catarina e uma no Paraná, que trabalham no desenvolvimento de um modelo de planejamento de propriedades que leva em conta tanto a produção e o processo produtivo como a conservação dos ecossistemas e dos recursos naturais.










1.293
propriedades atendidas
398,83
hectares restaurados com plantio de mudas nativas
2.717,47
hectares restaurados com condução da regeneração natural
1.485.033
plantadas e/ou
doadas
Acompanhe as notícias do projeto
Programa Matas Legais auxilia produtor a restaurar APP em Curiúva (PR)
Matas Legais doa 612 árvores nativas da Mata Atlântica para restauração de área de preservação permanente (APP) degradada de 0,40ha em propriedade no município de Curiúva (PR). Visitas e plantio ocorrerram em fevereiro.
Retrospectiva Apremavi: um olhar sobre 2020
Fazendo uma retrospectiva de 2020 a Apremavi entende que boca no trombone e mão na massa é muito mais do que o lema que acompanha a nossa instituição desde a sua fundação. Ele é um chamado de resistência. Que venha 2021 porque nós seguiremos resistindo e lutando pelas florestas, pela biodiversidade e pelo futuro comum de todas as espécies.
Plantio e doação de mudas nativas marcam o Dia da Árvore
Comemorado no dia 21 de setembro, o Dia da Árvore é momento de resgate da nossa conexão com a Natureza, um momento para enteder a importância das árvores nas nossas vidas e para assumir o papel de protagonistas na conservação e restauração das florestas.




Área de Atuação
O projeto tem duas frentes de atuação, uma em Santa Catarina e uma no Paraná, e atende pequenos e médios proprietários que são orientados para atuar de forma mais eficiente, rentável e ecológica.
Confira ao lado as regiões de atuação em cada estado.
Santa Catarina
Todos os municípios da região Serrana e Alto Vale do Itajaí.
Paraná
Todos os municípios da região Centro Oriental, Norte Pioneiro e Norte Central.