Matas Legais

1.

Apoio ao planejamento e adequação ambiental, legal e paisagística da propriedade

2.

Doação de mudas nativas

3.

Recuperação de áreas degradadas e conservação de remanescentes florestais

4.

Atividades de Educação Ambiental

Matas Legais é um projeto da parceria entre a Apremavi e a Klabin que objetiva desenvolver ações de conservação, educação ambiental e fomento florestal, que ajudem a preservar e recuperar os remanescentes florestais nativos, a melhorar a qualidade de vida da população e a aprimorar o desenvolvimento florestal, tendo como base o planejamento de propriedades e paisagens.

A palavra legal procura traduzir dois sentidos: o de cumprimento da legislação ambiental e o de expressão de um lugar agradável, bonito e bom de se viver.

Por meio do projeto, cuja parceria foi assinada em abril de 2005, são difundidas e implementadas ações de desenvolvimento sustentável como a conservação e recuperação de áreas de preservação permanente (APPs) e reservas legais; a silvicultura com florestas plantadas tanto com pinus e eucalipto quanto com espécies nativas da Mata Atlântica; a implantação de sistemas agroflorestais; o enriquecimento ecológico de florestas secundárias; o incentivo à agricultura orgânica; e a recomendação ao ecoturismo e a conservação do patrimônio natural.

O projeto hoje tem duas frentes de atuação, uma em Santa Catarina e uma no Paraná, que trabalham no desenvolvimento de um modelo de planejamento de propriedades que leva em conta tanto a produção e o processo produtivo como a conservação dos ecossistemas e dos recursos naturais.

1.293

propriedades atendidas

398,83

hectares restaurados com plantio de mudas nativas

2.717,47

hectares restaurados com condução da regeneração natural

1.485.033

árvores
plantadas e/ou
doadas

Acompanhe as notícias do projeto

34 anos construindo paisagens sustentáveis

34 anos construindo paisagens sustentáveis

Os 34 anos da Apremavi são sinônimo de muito trabalho na conservação da natureza e na produção de mudas nativas para restauração dos ecossistemas. Nesta matéria você poderá navegar numa linha do tempo que destaca o impacto da Apremavi nas paisagens, que representam o planejamento das propriedades rurais, a proteção dos recursos hídricos e da biodiversidade e até mesmo a diversificação da fonte de renda na agricultura familiar.

Doação de mudas nativas marca Semana do Meio Ambiente de Bom Retiro

Doação de mudas nativas marca Semana do Meio Ambiente de Bom Retiro

Doação de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica marca celebração da Semana do Meio Ambiente em Bom Retiro (SC). Organizada pela Prefeitura Municipal com o apoio da Bueno Ecoturismo e Aventuras e do Programa Matas Legais, realizado em parceria pela Apremavi e pela Klabin, a ação ocorreu no dia 10 de junho.

Área de Atuação

O projeto tem duas frentes de atuação, uma em Santa Catarina e uma no Paraná, e atende pequenos e médios proprietários que são orientados para atuar de forma mais eficiente, rentável e ecológica.

Confira ao lado as regiões de atuação em cada estado.

Santa Catarina

Todos os municípios da região Serrana e Alto Vale do Itajaí.

Paraná

Todos os municípios da região Centro Oriental, Norte Pioneiro e Norte Central.

Materiais e publicações do projeto

Matas Legais: Planejando Propriedades e Paisagens

> baixar

Programa Matas Legais

> baixar

Jogo Fique Legal

> visualizar

Pin It on Pinterest