Matas Legais

1.

Apoio ao planejamento e adequação ambiental, legal e paisagística da propriedade

2.

Doação de mudas nativas

3.

Recuperação de áreas degradadas e conservação de remanescentes florestais

4.

Atividades de Educação Ambiental

Matas Legais é um projeto da parceria entre a Apremavi e a Klabin que objetiva desenvolver ações de conservação, educação ambiental e fomento florestal, que ajudem a preservar e recuperar os remanescentes florestais nativos, a melhorar a qualidade de vida da população e a aprimorar o desenvolvimento florestal, tendo como base o planejamento de propriedades e paisagens.

A palavra legal procura traduzir dois sentidos: o de cumprimento da legislação ambiental e o de expressão de um lugar agradável, bonito e bom de se viver.

Por meio do projeto, cuja parceria foi assinada em abril de 2005, são difundidas e implementadas ações de desenvolvimento sustentável como a conservação e recuperação de áreas de preservação permanente (APPs) e reservas legais; a silvicultura com florestas plantadas tanto com pinus e eucalipto quanto com espécies nativas da Mata Atlântica; a implantação de sistemas agroflorestais; o enriquecimento ecológico de florestas secundárias; o incentivo à agricultura orgânica; e a recomendação ao ecoturismo e a conservação do patrimônio natural.

O projeto hoje tem duas frentes de atuação, uma em Santa Catarina e uma no Paraná, que trabalham no desenvolvimento de um modelo de planejamento de propriedades que leva em conta tanto a produção e o processo produtivo como a conservação dos ecossistemas e dos recursos naturais.

1.426

propriedades atendidas

482,30

hectares restaurados com plantio de mudas nativas

1.653,84

hectares restaurados com condução da regeneração natural

(base de dados integrada)

1.852.898

árvores
plantadas e/ou
doadas

Acompanhe as notícias do projeto

Apremavi ministra ações de educação ambiental no Paraná

Apremavi ministra ações de educação ambiental no Paraná

Nos dias 06 e 10 de outubro estudantes de três escolas dos municípios de Ventania e São Jerônimo da Serra (PR) receberam a visita do Programa Matas Legais, uma parceria da Klabin e da Apremavi, para ações de educação ambiental. No total, cerca de 300 participantes...

Apremavi participa de mais uma edição do Programa Klabin Caiubi

Apremavi participa de mais uma edição do Programa Klabin Caiubi

A Apremavi esteve presente na 36ª edição do Programa Klabin Caiubi, uma iniciativa liderada pela Klabin que realiza capacitação de professores em educação ambiental. O evento ocorreu nos dias 19 e 20 de outubro em Correia Pinto (SC) e contou com a participação de...

Área de Atuação

O projeto tem duas frentes de atuação, uma em Santa Catarina e uma no Paraná, e atende pequenos e médios proprietários que são orientados para atuar de forma mais eficiente, rentável e ecológica.

Confira ao lado as regiões de atuação em cada estado.

Santa Catarina

Todos os municípios da região Serrana e Alto Vale do Itajaí.

Paraná

Todos os municípios da região Centro Oriental, Norte Pioneiro e Norte Central.

Mil propriedades atendidas no PR

Criada em 2008, a frente de trabalho do Matas Legais no Paraná atingiu o marco de 1.000 propriedades atendidas pelo programa em 2023. O indicador representa o contínuo trabalho para o aprimoramento do planejamento das propriedades, beneficiando não apenas o meio ambiente, mas também as atividades agroflorestais familiares, principalmente aquelas que participam do Programa de fomento florestal da Klabin.
Algumas das realizações do programa em solo paranaense:

2.049,08 hectares de áreas degradadas restauradas sendo 415,83 hectares com plantio de mudas nativas e 1.633,25 hectares com condução da regeneração natural.
21.967,62 hectares de áreas conservadas.
823.632 mudas distribuídas para restauração.
99 nascentes em recuperação florestal com plantio de mudas nativas e condução da regeneração natural (indicador implantado em 2021).
36 municípios atendidos desde o lançamento do Programa.
38 atividades de educação ambiental promovidas (indicador implantado em 2021).
09 seminários para conscientização ambiental realizados.
11.948 mudas de espécies nativas doadas em atividades de educação ambiental.
1.004 propriedades cadastradas e atendidas pelo Programa.
1.732 visitas realizadas para monitoramento das áreas em restauração.

Materiais e publicações do projeto

Matas Legais: Planejando Propriedades e Paisagens

> baixar

Programa Matas Legais

> baixar

Jogo Educativo Fique Legal

​> baixar

Matas Legais, uma parceria

Logo Klabin

Pin It on Pinterest