Chal-chal, a árvore preferida dos bichos
O chal-chal (Allophylus edulis) é uma árvore de médio porte que produz em abundância pequenos frutos vermelhos muito apreciados pela fauna silvestre e pelos humanos. Ornamental é muito utilizada em projetos paisagísticos e, além disso, a Apremavi por exemplo utiliza a espécie nos plantios de recuperação e restauração de áreas degradadas.
Imbuia, a espécie nobre da Mata Atlântica
O Guia de Espécies de hoje apresenta a majestosa Imbuia (Ocotea porosa), uma espécie nobre ameaçada de extinção, de beleza esplêndida e tão importante para a Biodiversidade da Mata Atlântica.
Feijoa, a nossa goiaba-da-serra
A feijoa, também conhecida como goiaba-da-serra é natural do Sul do Brasil. De cor e sabor vistosos e exuberantes, flores e frutos são aproveitados.
Butiá, garantia de sabor e diversão
Quando começa a época de frutificação do butiá, uma palmeira nativa do Brasil, a floresta ganha cor e enche os olhos dos pássaros e da população, que adoram apreciar o sabor adocicado de seus frutos e suas castanhas.
Grumixama, a surpresa de Natal da Mata Atlântica
No Natal da Apremavi não faltam frutas nativas da Mata Atlântica, colhidas no Jardim das Florestas. Uma boa surpresa é a grumixama.
Guabiroba, um gostinho inconfundível
A guabirobeira é uma árvore generosa que produz frutos comestíveis de gostinho inconfundível. É muito utilizada nos plantios de restauração da Mata Atlântica, especialmente as matas ciliares.
Paineira-rosa, uma beleza singular
A Paineira-rosa é uma árvore grande, muito usada na recuperação de áreas degradadas e para paisagismo. Sua floração é intensa e ocorre no verão e outono.
Pinheiro-bravo, a árvore que gosta do frio
O Pinheiro-bravo gosta do frio e pode ser encontrado na Floresta de Araucárias. Por ser uma bela árvore, é muito utilizada em paisagismo de praças e parques.
Sua majestade: o Pinheiro Brasileiro
Símbolo de resistência da luta em prol da conservação ambiental, nada mais justo do que homenagear a nossa majestosa araucária no Dia da Biodiversidade.
Ipê amarelo. A cor dourada do Brasil.
A beleza dourada e abundante do ipê-amarelo inspira naturalistas, poetas e escritores. É considerada a flor símbolo do Brasil. Explorado ao extremo por sua madeira resistente, hoje é difícil encontrá-lo em áreas nativas de Mata Atlântica.
Erva-mate. Uma árvore de tradição
Chá gelado ou bem quentinho, tereré ou chimarrão. Essa é a erva-mate, uma grande tradição. Espécie de grande importância econômica no Sul do Brasil, pode ser cultivada em Sistemas Agroflorestais e em plantios de restauração.
Caroba, uma exuberância de flores
Na primavera, a cidade de Atalanta (SC) se torna ainda mais bela. Uma das árvores que se enche de flores é a Caroba. Suas flores de uma azul lilás trazem satisfação aos olhos e ao coração.
Quem não gosta de um Ingá-feijão?
Os frutos do ingá-feijão são muito apreciados por pássaros e outros animais, por isso a espécie é indica para plantio em pomares e restauração florestal. Além disso, este ingá também pode ser utilizado na arborização urbana.
Quem quer Cereja da Mata Atlântica?
Cultivada nos pomares do Sul do Brasil, a cereja nativa da Mata Atlântica é uma fruta muito apreciada pela criançada. Além disso é uma espécie indicada nos plantios de restauração ambiental, porque seus frutos atraem a avifauna.
Canjerana. A árvore da madeira vermelha
Muito útil para a construção civil e para a marcenaria, a canjerana é uma espécie com alto potencial para plantios de árvores nativas com fins econômicos. Além disso, por ser apreciada por aves é excelente para a fauna.
Espinheira santa. Um espinho que cura
A espinheira santa é muito conhecida na medicina popular. É um "santo remédio" para tratar problemas do sistema digestivo. Saiba mais sobre essa espécie importante da Mata Atlântica para composição de sistemas agroflorestais.
Uvaia: super dose de vitamina C
A uvaia tem alta concentração de vitamina C, com valores quatro vezes maiores que a laranja. Possui um agradável aroma e seus frutos podem ser usados na fabricação de sucos.
Palmiteiro na mata, alegria da fauna
O palmito juçara, também conhecido como palmito da Mata Atlântica foi muito explorado no passado e hoje depende do plantio para sobreviver e também para uso econômico.
Jaboticaba, uma fruta nota mil
A jabuticabeira demora para frutificar, mas quando o faz, não pára mais e é generosa, são milhares de frutos. Essa fruta 100% brasileira é apreciada por todo mundo e até já virou referência de cor. Que cor? Cor de jaboticaba, oras…
Sassafrás, um óleo muito especial
A canela sassafrás foi praticamente extinta pela exploração para extração do seu óleo, o safrol. Depois da retirada das árvores, os exploradores chegaram a garimpar inclusive suas raízes em busca do óleo nobre. Hoje é uma espécie que precisa ser restaurada.
Tarumã, a azeitona do mato
O Tarumã é uma árvore muito boa para plantios de recuperação de áreas, especialmente porque seus frutos atraem a fauna. Os indígenas chamavam o tarumã de "fruta escura de fazer vinho".
Bracatinga. Rapidez em crescimento é com ela
A bracatinga é considerada uma das espécies de crescimento inicial mais rápido no Sul do Brasil. Ótima para recuperação de áreas, também é muito versátil, produzindo de mel à madeira.
Pitanga, a fruta do azedinho doce
A Pitanga é uma das frutas nativas da Mata Atlântica mais populares e mais difundidas comercialmente. Apreciada por crianças e adultos faz sucesso desde os tempos da chegada dos europeus ao Brasil.
Pau-Cigarra, esplendorosamente amarelo
Muito apreciada pelas cigarras, o Pau-cigarra na verdade tem uma exuberante floração amarela que embeleza todos os lugares onde estiver plantado.
Cortiça-lisa, a fruta da criançada
Parente da Fruta-do-Conde e muito apreciada por crianças e adultos, a Cortiça-lisa merece ser produzida em escala comercial.
Sibipiruna, uma dama de ouro
Por conta de sua bela floração amarela, sua rusticidade e rápido crescimento, a sibipiruna é excelente para o paisagismo e a arborização urbana.
Timbaúva, a árvore que tem orelhas
A Timbaúva, também conhecida como orelha-de-macaco, é uma árvore de crescimento rápido muito indicada para reflorestamentos.
Pacari ou Dedaleiro… um remédio por natureza
Muitas espécies nativas usadas popularmente como remédios, tem seus princípios ativos estudados pela ciência e acabam sendo utilizadas na medicina. Este é o caso do pacari ou dedaleiro