Guia de Espécies

Chal-chal, a árvore preferida dos bichos

O chal-chal (Allophylus edulis) é uma árvore de médio porte que produz em abundância pequenos frutos vermelhos muito apreciados pela fauna silvestre e pelos humanos. Ornamental é muito utilizada em projetos paisagísticos e, além disso, a Apremavi por exemplo utiliza a espécie nos plantios de recuperação e restauração de áreas degradadas.

Imbuia, a espécie nobre da Mata Atlântica

O Guia de Espécies de hoje apresenta a majestosa Imbuia (Ocotea porosa), uma espécie nobre ameaçada de extinção, de beleza esplêndida e tão importante para a Biodiversidade da Mata Atlântica.

Feijoa, a nossa goiaba-da-serra

A feijoa, também conhecida como goiaba-da-serra é natural do Sul do Brasil. De cor e sabor vistosos e exuberantes, flores e frutos são aproveitados.

Butiá, garantia de sabor e diversão

Quando começa a época de frutificação do butiá, uma palmeira nativa do Brasil, a floresta ganha cor e enche os olhos dos pássaros e da população, que adoram apreciar o sabor adocicado de seus frutos e suas castanhas.

Guabiroba, um gostinho inconfundível

A guabirobeira é uma árvore generosa que produz frutos comestíveis de gostinho inconfundível. É muito utilizada nos plantios de restauração da Mata Atlântica, especialmente as matas ciliares.

Paineira-rosa, uma beleza singular

A Paineira-rosa é uma árvore grande, muito usada na recuperação de áreas degradadas e para paisagismo. Sua floração é intensa e ocorre no verão e outono.

Sua majestade: o Pinheiro Brasileiro

Símbolo de resistência da luta em prol da conservação ambiental, nada mais justo do que homenagear a nossa majestosa araucária no Dia da Biodiversidade.­

Ipê amarelo. A cor dourada do Brasil.

A beleza dourada e abundante do ipê-amarelo inspira naturalistas, poetas e escritores. É considerada a flor símbolo do Brasil. Explorado ao extremo por sua madeira resistente, hoje é difícil encontrá-lo em áreas nativas de Mata Atlântica.­­

Erva-mate. Uma árvore de tradição

Chá gelado ou bem quentinho, tereré ou chimarrão. Essa é a erva-mate, uma grande tradição. Espécie de grande importância econômica no Sul do Brasil, pode ser cultivada em Sistemas Agroflorestais e em plantios de restauração.­

Caroba. Uma exuberância de flores

Na primavera, a cidade de Atalanta (SC) se torna ainda mais bela. Uma das árvores que se enche de flores é a Caroba. Suas flores de uma azul lilás trazem satisfação aos olhos e ao coração.

Quem não gosta de um Ingá-feijão?

Os frutos do ingá-feijão são muito apreciados por pássaros e outros animais, por isso a espécie é indica para plantio em pomares e restauração florestal. Além disso, este ingá também pode ser utilizado na arborização urbana.

Quem quer Cereja da Mata Atlântica?

Cultivada nos pomares do Sul do Brasil, a cereja nativa da Mata Atlântica é uma fruta muito apreciada pela criançada. Além disso é uma espécie indicada nos plantios de restauração ambiental, porque seus frutos atraem a avifauna.

Canjerana. A árvore da madeira vermelha

Muito útil para a construção civil e para a marcenaria, a canjerana é uma espécie com alto potencial para plantios de árvores nativas com fins econômicos. Além disso, por ser apreciada por aves é excelente para a fauna.

Espinheira santa. Um espinho que cura

A espinheira santa é muito conhecida na medicina popular. É um "santo remédio" para tratar problemas do sistema digestivo. Saiba mais sobre essa espécie importante da Mata Atlântica para composição de sistemas agroflorestais.­

Uvaia: super dose de vitamina C

A uvaia tem alta concentração de vitamina C, com valores quatro vezes maiores que a laranja. Possui um agradável aroma e seus frutos podem ser usados na fabricação de sucos.

Palmiteiro na mata, alegria da fauna

O palmito juçara, também conhecido como palmito da Mata Atlântica foi muito explorado no passado e hoje depende do plantio para sobreviver e também para uso econômico.

Jaboticaba, uma fruta nota mil

A jabuticabeira demora para frutificar, mas quando o faz, não pára mais e é generosa, são milhares de frutos. Essa fruta 100% brasileira é apreciada por todo mundo e até já virou referência de cor. Que cor? Cor de jaboticaba, oras…

Sassafrás, um óleo muito especial

A canela sassafrás foi praticamente extinta pela exploração para extração do seu óleo, o safrol. Depois da retirada das árvores, os exploradores chegaram a garimpar inclusive suas raízes em busca do óleo nobre. Hoje é uma espécie que precisa ser restaurada.

Tarumã, a azeitona do mato

O Tarumã é uma árvore muito boa para  plantios de recuperação de áreas, especialmente porque seus frutos atraem a fauna. Os indígenas chamavam o tarumã de "fruta escura de fazer vinho".

Pitanga, a fruta do azedinho doce

A Pitanga é uma das frutas nativas da Mata Atlântica mais populares e mais difundidas comercialmente. Apreciada por crianças e adultos faz sucesso desde os tempos da chegada dos europeus ao Brasil.

Sibipiruna, uma dama de ouro

Por conta de sua bela floração amarela, sua rusticidade e rápido crescimento, a sibipiruna é excelente para o paisagismo e a arborização urbana.

Para consultar a lista completa de mudas produzidas no Viveiro Jardim das Florestas, clique aqui.

Pin It on Pinterest