+ Floresta

Logo + Floresta

1.

Contribuir com a restauração da vegetação nativa em área de domínio de Floresta Ombrófila Mista

2.

incrementar as populações de araucária, imbuia e xaxim

3.

Conscientizar a comunidade local sobre a importância da manutenção da Reserva Legal

4.

Restaurar 260 hectares de Reserva Legal e APPs

O +Floresta foi lançado para contribuir com a restauração da vegetação nativa na Floresta Ombrófila Mista, no Oeste de Santa Catarina, com o incremento de espécies vegetais ameaçadas de extinção como a araucária, a imbuia e o xaxim, ambas com histórico de intensa exploração no estado.

As ações previstas buscam o enriquecimento, expansão e conexão de fragmentos existentes e a formação de novas florestas, contribuindo para melhorar a conectividade na paisagem, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, favorecer a manutenção da biodiversidade, proteger o solo e os recursos hídricos e assegurar o bem-estar das populações humanas.

O projeto é financiado pelo Ibama através do Acordo de Cooperação Técnica nº 34/2021 e supervisionado pelo Ministério Público Federal de Santa Catarina (MPF/SC), pelo Instituto Socioambiental (ISA) e pela Justiça Federal de Santa Catarina, na forma da ação n° 5001458-53.2017.4.04.7200/SC.

Será desenvolvido ao longo de oito anos, de 2022 a 2030, no município de Abelardo Luz, em Santa Catarina, sendo que as unidades de implantação estão localizadas nas Reservas Legais de sete Projetos de Assentamento (PAs) da Reforma Agrária – 13 de Novembro, Bela Vista, José Maria, Maria Silverstone, Recanto Olho D’Água, Roseli Nunes e Volta Grande, e em uma Área de Preservação Permanente da Terra Indígena – T.I. Toldo Imbu.

O Programa de Educação Ambiental “Geração + Floresta” foi iniciado em 2023 e prevê a capacitação anual de alunos de ensino fundamental e médio/técnico de instituições de ensino que atendem os alunos moradores do território do Projeto + Floresta. As escolas e instituto estão localizados no PA José Maria, PA Sandra e TI Toldo Imbu: EIEF Cacique Karenh, EBM 25 de Maio, EBM José Maria, EEM Semente da Conquista, EEM Paulo Freire e IFC Campus Abelardo Luz. 

Com os alunos do ensino fundamental (5º ano) é trabalhada a “Formação I: Conhecendo a biodiversidade”, onde são explorados os temas de flora e fauna nativas da Floresta Ombrófila Mista, bem como a conservação de rios e nascentes. Já os alunos do ensino médio e Técnico em Agropecuária (2º ano) têm como escopo a “Formação II: Planejamento de propriedades e paisagens”. Nesta formação são abordados os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), a legislação ambiental aplicada a pequenas propriedades rurais, a recuperação de áreas degradadas e a importância da reserva legal para a comunidade.

 

ODS 17
ODS +Floresta

Para saber mais sobre o projeto entre em contato com

Marluci Pozzan

+55 49 99919-0257
marluci@apremavi.org.br

Vanderson de Oliveira

+55 49 99837-0257
vanderson@apremavi.org.br

Escritório – Rio do Sul

+55 47 3521-0326
info@apremavi.org.br

Acompanhe as notícias do projeto

+Floresta ministra formação em Educação Ambiental

+Floresta ministra formação em Educação Ambiental

No final de fevereiro, em Abelardo Luz (SC), ocorreu a primeira formação de professores do Geração +Floresta, programa de Educação Ambiental continuada do projeto +Floresta da Apremavi. Em 2022, a Apremavi retomou a sua atuação no Oeste Catarinense com o projeto...

Protagonistas da Rede de Sementes visitam a Apremavi

Protagonistas da Rede de Sementes visitam a Apremavi

Os coletores da Rede de Sementes de Abelardo Luz (SC) visitaram o Centro Ambiental e o Viveiro Jardim das Florestas nos dias 07 e 08 de fevereiro. Na mesma oportunidade, a Apremavi também recebeu representantes da Rede de Sementes do Vale do Ribeira, do estado de São...

Araucaria e Xaxim
Imbuia
Araucaria e Xaxim
Imbuia
Parceiros + Floresta

Pin It on Pinterest