Bosques de Heidelberg

Em 1999 a Apremavi iniciou uma importante parceria com a ONG Alemã BUND – Freunde der Erde. A BUND é uma organização sediada em Heidelberg, sul da Alemanha, que trabalha desde 1976 pela proteção e conservação ambiental desenvolvendo projetos com foco especial na educação e conscientização de jovens e adultos.

Bosques de Heildelberg (Heidelberger Wäldchen) é um projeto cujo objetivo é estimular o intercâmbio entre as cidades de Heidelberg e de Atalanta-SC, incentivando o plantio de bosques com árvores nativas da Mata Atlântica e apoiando ações de educação ambiental.

A primeira etapa do projeto consiste na captação de recursos por parte do BUND especialmente durante atividades escolares em Heidelberg. Em seguida a Apremavi recebe realiza o plantio das árvores aqui em Atalanta.

O plantio dos bosques são uma verdadeira aula de educação ambiental ao ar livre com as crianças. Para iniciar a atividade é feita a descrição e identificação das espécies florestais que estão sendo plantadas. Algumas peculiaridades sobre as árvores são abordadas nesse momento, tais como:

  1. a necessidade de escolher árvores frutíferas, ornamentais e nobres da mata atlântica
  2. importância para a natureza em diversificar as várias espécies florestais
  3. alguns aspectos históricos de espécies florestais que tiveram importante ciclo econômico na região.

O que o projeto
prevê:

Recuperação de áreas degradadas
Recuperação de matas ciliares
Atividades de Educação Ambiental
Plantio de árvores nativas

Bosques plantados

Abaixo você pode visualizar a evolução de alguns dos bosques plantados no âmbito do projeto

A Apremavi em Heidelberg

A cada 2 anos uma equipe da Apremavi é convidada pelo BUND a visitar a cidade de Heidelberg e realizar uma semana de palestras em todas as escolas que fazem parte do programa.

As palestras são ministradas em alemão, para estudantes de 09 a 17 anos (Ensino Fundamental e Médio), envolvendo a cada ano cerca de 600 alunos.

Com duração de 1 hora e 30 minutos, a palestra aborda principalmente temas como a Mata Atlântica no Brasil, suas riquezas e belezas naturais e também os problemas e ameaças que afetam a sua biodiversidade. Um dos pontos altos dos encontros, é a apresentação de um filme sobre os Biomas Brasileiros, elaborado pela Apremavi especialmente para este intercâmbio além da distribuição de materiais de Educação Ambiental.

Acompanhe as notícias do projeto

Cartilha ecológica é lançada durante Festival Literário em Atalanta

Cartilha ecológica é lançada durante Festival Literário em Atalanta

Cartilha ecológica de colorir “Desenhando o Bosque da Escola: 20 anos de amor pela Natureza” é lançada durante I Festival Literário da rede municipal de ensino de Atalanta (SC). A cartilha é uma iniciativa da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ribeirão Matilde com apoio da Apremavi e do BUND.

Bosques de Heidelberg completam 20 anos

Bosques de Heidelberg completam 20 anos

A história dos Bosques de Heidelberg no Brasil é uma história de parcerias. Tudo começou em 1998, numa primeira visita da Apremavi à cidade de Heidelberg, na Alemanha, onde aconteceu um encontro com representantes da prefeitura e do Bund Für Umwelt und Naturschutz Deutschland (BUND), a ONG ambientalista local.

Pin It on Pinterest