Bosques de Heidelberg

Em 1999 a Apremavi iniciou uma importante parceria com a ONG Alemã BUND – Freunde der Erde. A BUND é uma organização sediada em Heidelberg, sul da Alemanha, que trabalha desde 1976 pela proteção e conservação ambiental desenvolvendo projetos com foco especial na educação e conscientização de jovens e adultos.

Bosques de Heildelberg (Heidelberger Wäldchen) é um projeto cujo objetivo é estimular o intercâmbio entre as cidades de Heidelberg e de Atalanta-SC, incentivando o plantio de bosques com árvores nativas da Mata Atlântica e apoiando ações de educação ambiental.

A primeira etapa do projeto consiste na captação de recursos por parte do BUND especialmente durante atividades escolares em Heidelberg. Em seguida a Apremavi recebe realiza o plantio das árvores aqui em Atalanta.

O plantio dos bosques são uma verdadeira aula de educação ambiental ao ar livre com as crianças. Para iniciar a atividade é feita a descrição e identificação das espécies florestais que estão sendo plantadas. Algumas peculiaridades sobre as árvores são abordadas nesse momento, tais como:

  1. a necessidade de escolher árvores frutíferas, ornamentais e nobres da mata atlântica
  2. importância para a natureza em diversificar as várias espécies florestais
  3. alguns aspectos históricos de espécies florestais que tiveram importante ciclo econômico na região.

O que o projeto
prevê:

Recuperação de áreas degradadas
Recuperação de matas ciliares
Atividades de Educação Ambiental
Plantio de árvores nativas

Bosques plantados

Abaixo você pode visualizar a evolução de alguns dos bosques plantados no âmbito do projeto

A Apremavi em Heidelberg

A cada 2 anos uma equipe da Apremavi é convidada pelo BUND a visitar a cidade de Heidelberg e realizar uma semana de palestras em todas as escolas que fazem parte do programa.

As palestras são ministradas em alemão, para estudantes de 09 a 17 anos (Ensino Fundamental e Médio), envolvendo a cada ano cerca de 600 alunos.

Com duração de 1 hora e 30 minutos, a palestra aborda principalmente temas como a Mata Atlântica no Brasil, suas riquezas e belezas naturais e também os problemas e ameaças que afetam a sua biodiversidade. Um dos pontos altos dos encontros, é a apresentação de um filme sobre os Biomas Brasileiros, elaborado pela Apremavi especialmente para este intercâmbio além da distribuição de materiais de Educação Ambiental.

Acompanhe as notícias do projeto

Apremavi faz palestras na Alemanha

As representantes da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), Gabriela Schäffer e Grasiela Hoffmann, estiveram em Heidelberg (Alemanha), de 27 a 31 de março de 2017, para realizar palestras sobre a Mata Atlântica e outros biomas do Brasil e...

Jovens da Apremavi em ação na Alemanha

Em novembro de 2015, uma dupla de jovens da Apremavi esteve na cidade de
Heidelberg, na Alemanha, para realizar uma série de palestras sobre a Mata Atlântica. A atividade faz parte de uma parceria com a ONG alemã BUND e a cidade de Heidelberg.­­

Pin It on Pinterest