Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
As Nações Unidas (ONU) propuseram em 2015 aos seus países membros uma agenda de desenvolvimento sustentável para os próximos 15 anos, a Agenda 2030, composta por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Os ODS são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Os ODS priorizam questões como comunidades sustentáveis, igualdade de gênero, água potável, agricultura sustentável, ação contra mudança do clima, entre outros temas.
Para contribuir com a implementação dessa importante agenda, a Apremavi realizou um estudo interno em 2020 e através dele mapeou e analisou de que forma trabalha diariamente, através dos nossos projetos, na busca pelo desenvolvimento sustentável e como pode incorporar novas metas no seu planejamento estratégico relacionadas à Agenda 2030.
Aqui listamos o resultado desse mapeamento com o apontamento dos principais ODS e metas que a Apremavi contribui diretamente e indiretamente.
Os ODS e a Apremavi
Erradicar a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável
Nossas contribuições
2.3 & 2.4: Apoiamos a diversificação de renda de pequenos produtores pelo programa Matas Sociais.
Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Nossas contribuições
4.7: realizamos palestras e eventos de educação ambiental e visitas guiadas no Centro Ambiental e no Viveiro Jardim das Florestas com temáticas que se relacionam ao desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis.
Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas
Nossas contribuições
5.5: incentivamos e valorizamos a diversidade. 63,6% dos cargos de liderança na Apremavi são ocupados por mulheres.
Garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos
Nossas contribuições
6.6: por meio dos diversos projetos restauramos ecossistemas de Áreas de Preservação Permanente (APPs) próximas a recursos hídricos em florestas na Mata Atlântica contribuindo para a restauração e proteção dos ecossistemas associados.
Garantir o acesso a fontes de energia fiáveis, sustentáveis e modernas para todos
Nossas contribuições
7.2: utilização de energia solar nas instalações da sede da Apremavi desde o início de 2020 com capacidade de produção mensal estimada em 2660 KWh.
Promover o crescimento econômico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos
Nossas contribuições
8.5 & 8.6: na Apremavi homens e mulheres recebem a mesma remuneração para o mesmo trabalho, além disso, temos um programa de estágios e serviços voluntários, e contratamos jovens aprendizes.
Tornar as cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis
Nossas contribuições
11.3, 11.4 & 11.a: criação, apoio e incentivo a criação e manutenção de Unidades de Conservação públicas e privadas.
Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis
Nossas contribuições
12.5: redução na produção de plásticos por meio da utilização de embalagens de papel através da tecnologia Ellepot, separação dos resíduos em três frações: orgânico (compostagem), recicláveis (coleta seletiva) e rejeito (coleta comum) e destinação apropriada de pilhas e baterias.
Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos
Nossas contribuições
13.1 e 13.3: por meio da conservação e restauração da Mata Atlântica a Apremavi colabora para o sequestro de carbono, resiliência e adaptação das mudanças climáticas, além disso, promove palestras, ações de ativismo ambiental e é articulada com redes e coletivos que colaboram para a conscientização.
Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda da biodiversidade
Nossas contribuições
15.1, 15.3 & 15.5: promove ações de restauração e conservação em propriedades rurais e unidades de conservação com foco em florestas na Mata Atlântica que contribui para a melhoria do solo, aumento de habitats naturais contribuindo para o aumento da biodiversidade
Reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável
Nossas contribuições
17.1: participamos de conselhos consultivos de Unidades de Conservação, mobiliza produtores rurais para o desenvolvimento de ações de conservação e restauração, além da participação de inúmeras Redes e Coletivos e tem parcerias com empresas, poder público, Organizações Não-Governamentais, instituições de ensino e universidades, cooperativas e associações.
Movimento ODS Santa Catarina
O Movimento ODS SC tem como missão facilitar a incorporação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no dia-a-dia das pessoas e na prática das organizações catarinenses bem como discutir a implementação da Agenda 2030.
Em SC somos 736 signatários, entre pessoas físicas e jurídicas, de 68 municípios que estão articulados em 13 comitês. O nosso é o Comitê do Vale Europeu.