Bromélia-poço-de-jacó, beleza ameaçada da Mata Atlântica

26 abr, 2023 | Ameaçadas, Guia de Espécies, Nativas da Mata Atlântica, Notícias

A bromélia-poço-de-jacó (Billbergia alfonsi-joannis) é uma espécie da família Bromeliaceae que só existe na Mata Atlântica. Ela ocorre nas fitofisionomias da Floresta Ombrófila e Estacional Semidecidual dos Estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina.

Por sua exuberante beleza, a poço-de-jacó, como é popularmente conhecida, foi declarada flor símbolo do município de Atalanta (SC).

Ilustração botânica das estruturas morfológicas da bromélia-poço-de-jacó. Figura: retirada da publicação GAIOTTO, Daniel Ferraz; TARDIVO, Rosângela Capuano; CERVI, Armando Carlos. O gênero Billbergia Thunberg (Bromeliaceæ) no estado do Paraná, Brasil. Fontqueria, 2010.

Ilustração botânica das estruturas morfológicas da bromélia-poço-de-jacó. Figura: retirada da publicação GAIOTTO, Daniel Ferraz; TARDIVO, Rosângela Capuano; CERVI, Armando Carlos. O gênero Billbergia Thunberg (Bromeliaceæ) no estado do Paraná, Brasil. Fontqueria, 2010.

As plantas epífitas, relação ecológica onde uma planta vive sobre a outra, como a bromélia-poço-de-jacó, desempenham papéis fundamentais no ecossistema, como manutenção da umidade, abrigo e alimento para a fauna, ciclagem de nutrientes e regulação climática. 

O nome popular da espécie “poço de jacó” vem justamente de um desses papéis fundamentais, devido às pequenas poças de água que se formam em sua base, que acabam sendo habitats importantes para várias espécies de animais, sobretudo anfíbios e insetos.

Atualmente, a espécie está ameaçada de extinção no estado de Santa Catarina, sendo categorizada como Vulnerável, devido à perda de habitat (desmatamento da Mata Atlântica) e coleta predatória, em decorrência do uso ornamental e econômico da espécie.

Se você vir uma espécie de jacó na natureza, por favor, apenas observe e não colete! A coleta predatória é uma das principais ameaças de extinção para a espécie.

 

bromélia-poço-de-jacó (Billbergia alfonsi-joannis). Foto: Miriam Prochnow

Bromélia-poço-de-jacó (Billbergia alfonsi-joannis). Fotos: Miriam Prochnow e Wigold Schäffer

Bromélia-poço-de-jacó

Nome científico: Billbergia alfonsi-joannis Reitz

Família: Bromeliaceae

Utilização: a espécie possui potencial ornamental

Flor: verdes com brácteas rosáceas

Frutificação: desconhecida

Floração: julho e outubro a dezembro

Status de conservação: Não avaliada na IUCN, não ameaçada na Lista Oficial de Espécies da Flora Brasileira Ameaçadas de Extinção publicada em 2022 e Vulnerável no estado de Santa Catarina segundo a Resolução CONSEMA Nº 51/2014

 

Fontes consultadas:

GAIOTTO, Daniel Ferraz; TARDIVO, Rosângela Capuano; CERVI, Armando Carlos. O gênero Billbergia Thunberg (Bromeliaceæ) no estado do Paraná, Brasil. Fontqueria, 2010.

MARTINELLI, Gustavo et al. Bromeliaceae da Mata Atlântica brasileira: lista de espécies, distribuição e conservação. Rodriguésia, v. 59, p. 209-258, 2008.

Autora: Thamara Santos de Almeida.
Revisão: Carolina Schäffer.

Pin It on Pinterest