Pau-brasil, árvore símbolo do Brasil
O Pau-brasil (Paubrasilia echinata) é uma árvore nativa da Mata Atlântica. Ocorre na Floresta Estacional Semidecidual, Floresta Ombrófila (Floresta Pluvial) e Restinga, a partir do nordeste do Brasil (Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia) até o Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Em alguns lugares a árvore é popularmente conhecida como ibirapitanga em tupi-gurani, onde “ybirá” significa “árvore” e “pintanga” representa “vermelho”. A espécie é símbolo do nosso país, segundo a Lei 6.607 de 7 de dezembro de 1978, que também declara o dia do Pau-brasil.
Antes da colonização a árvore era tradicionalmente utilizada pelos povos indígenas para diversas produções bioculturais, como ,a confecção de arcos, flechas, instrumentos musicais e produção de tintura vermelha para pintura corporal.
Quando os colonizadores chegaram no país, eles se referiram à árvore como “bersil”, que significava “brasa” na época, devido ao vermelho vívido. Aos poucos, ela acabou sendo chamada de pau-brasil, mas também é conhecida como pau-vermelho, pau-de-pernambuco, arabutã, ibirapitã, muirapiranga, orabutã, pau-rosado e pau-de-tinta.
A extração do pau-brasil pelos portugueses foi uma história que envolveu exploração das florestas e escravização dos povos indígenas, que eram forçados a trabalhar nas matas para a retirada de madeira. Devido a essa exploração histórica, desde 1992 ela encontra-se na lista de espécies ameaçadas de extinção.
Detalhes da Árvore, sementes e flores do Pau-brasil. Fotos: Miriam Prochnow e Wigold Schäffer
Pau-brasil
Nome científico: Paubrasilia echinata Lam.
Família: Fabaceae
Utilização: possui potencial ornamental e paisagístico.
Flor: As flores do pau-brasil, apresentam pétalas e sépalas amarelas, com exceção de uma sépala verde e uma pétala com mancha vermelha.
Frutificação: novembro a janeiro.
Floração: a partir de setembro até meados de outubro.
Coleta de sementes: outubro a novembro.
Status de conservação: Em perigo segundo a Lista Oficial de Espécies da Flora Brasileira Ameaçadas de Extinção publicada em 2022 pelo MMA
Referências:
Lorenzi, H. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. Nova Odessa: Plantarum, 1992.
Gagnon, E.; Lewis, G.P.; Lima, H.C. Paubrasilia in Flora e Funga do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <https://floradobrasil.jbrj.gov.br/FB602728>. Acesso em: 03 mai. 2023
Autora: Thamara Santos de Almeida.
Revisão: Carolina Schäffer e Vitor L. Zanelatto.