Apremavi sedia Encontro das Unidades Regionais do Pacto Mata Atlântica

1 nov, 2023 | Notícias

Unidades Regionais (URs) do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica (PACTO) estiveram na sede da Apremavi, em Atalanta (SC), para fortalecer os diálogos e atuação em prol da restauração da Mata Atlântica.

Durante os dias 23 a 28 de outubro, a Apremavi e o Instituto Çarakura sediaram o segundo encontro das Unidades Regionais do PACTO. O evento reuniu representantes de 12 organizações brasileiras que constituem as unidades regionais, além da Secretaria Executiva e membros do Conselho de Coordenação da rede. Além da Apremavi, outras 15 organizações foram escolhidas, num universo de mais de 300 membros, como representantes regionais, sendo: Apoena, Associação Mico Leão Dourado, Cepan, Copaíba, Dap, Eco Ocelot, Gambá, Ibam, Instituto Çarakura, Iracambi, Mater Natura, MV, Natureza Bela, Regua e Save Brasil.

Na pauta do encontro estava o compartilhamento de experiências e saberes sobre o fazer restauração, trocas para construção e aprimoramento de viveiros e redes de coleta de sementes, aprendizado sobre ferramentas e protocolos de monitoramento, conversas sobre o CAR e o PRA como ferramentas de aplicação do Código Florestal e de ganho de escala na restauração, oficinas de drone e fotografia, bem como visitas à áreas restauradas pela Apremavi com o uso de diferentes metodologias e ao Viveiro Jardim das Florestas, o Centro Ambiental e a Trilha da Restauração, na sede da Apremavi.

Rubens Benini, Coordenador Nacional do Pacto, menciona que o encontro representa um importante momento não apenas para o Brasil, mas para o mundo, especialmente em uma década crucial para a restauração de ecossistemas. “A Mata Atlântica, o bioma mais degradado no Brasil, rica em biodiversidade e vital para a saúde do planeta, enfrenta desafios sérios, incluindo a perda de habitat e a ameaça à diversidade biológica. Ao unir esforços e compartilhar experiências, as Unidades Regionais buscam não apenas discutir técnicas e estratégias para revitalizar esse ecossistema, mas também estabelecer um exemplo inspirador de colaboração para a restauração. Em um contexto em que a restauração se torna uma prioridade global, o encontro destaca a importância da cooperação na busca por soluções que o desafio nos traz, promovendo a troca de experiências e contribuindo para a construção de um futuro mais equilibrado e saudável para o nosso planeta”, comenta Rubens.

Representantes das instituições que compõem o grupo de Unidades Regionais do Pacto Mata Atlântica. Foto: Wigold B. Schäffer.

Representantes das instituições que compõem o grupo de Unidades Regionais do Pacto conhecendo o trabalho da Apremavi por meio de diversas atividades. Fotos: Miriam Prochnow, Carolina Schäffer e Wigold B. Schäffer.

Mão na massa pela restauração

O mão na massa faz parte da história da Apremavi desde a sua fundação, não à toa, sempre que existe uma oportunidade, a instituição organiza mutirões para proporcionar momentos de plantio de árvores nativas.

Por isso, e para celebrar o momento de encontro, um mutirão foi realizado para restaurar uma área de cerca de um hectare no Parque Natural Municipal da Mata Atlântica, na comunidade de Vila Gropp, Atalanta (SC). No total, os representantes das URs e a Equipe da Apremavi plantaram 671 mudas de árvores nativas de 29 espécies diferentes da Mata Atlântica. Essa ação em união, positiva a todos os envolvidos, é a tônica do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica.

Carolina Schäffer, vice-presidente da Apremavi e representante da instituição no Conselho do PACTO, comenta que o encontro é um espaço de fortalecimento dos diálogos e de inspiração para a ação. “Além de fortalecer laços e parcerias entre organizações, estar com essa rede de potências é inspirador porque é na partilha de histórias de sucesso e das dificuldades que conseguimos ter ideias para superar os desafios e dar escala para a restauração, contribuindo para que o PACTO atinja sua meta de recuperar 15 milhões de hectares até 2050”, reflete Carolina.

A ação foi registrada pela RBA TV, afiliada da rede bandeirantes em SC, e pode ser assistida abaixo.

 

Mutirão de plantio realizado no Parque Natural Municipal da Mata Atlântica. Fotos: Miriam Prochnow e Alex Sieves 

Visita ao Instituto Çarakura

Após a estada na Apremavi, as Unidades Regionais desceram a serra catarinense e chegaram na capital catarinense, Florianópolis, para uma visita à sede do Instituto Çarakura e às áreas atendidas em seus projetos. O Instituto atua há 15 anos com educação, arte e permacultura para fomentar a restauração e conservação da Mata Atlântica.

A primeira parada foi uma roda de conversa com a líder indígena Eliara Antunes, da Terra Índigena Morro dos Cavalos, para fortalecer a agenda da restauração junto às comunidades indígenas resgatando a necessidade da valorização dos saberes ancestrais na conservação e proteção da Mata Atlântica, além de formalizar um convite para a participação ativa de representantes indígenas no PACTO.

O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro seguiu como palco do encontro, onde o grupo teve a oportunidade de compartilhar informações sobre as metodologias de restauração dos ecossistemas costeiros, como mangues e restingas, aplicadas pelo Çarakura no projeto Raízes da Cooperação.

E por fim, a rede encerrou as atividades do 2º Encontro das Unidades Regionais com uma vivência imersiva recheada de arte na sede do Instituto Çarakura, conhecendo sua história de criação e atuação pela restauração de um dos biomas mais ameaçados do Brasil.

 

Visita à sede do Instituto Çarakura e às áreas atendidas em seus projetos. Fotos: Carolina Schäffer

O Pacto Mata Atlântica

O Pacto pela Restauração da Mata Atlântica é um movimento nacional que articula e integra atores interessados na restauração do bioma, induzindo ações e resultados em larga escala, com benefícios ambientais, sociais e econômicos.

Estabelecido em abril de 2009, o Pacto atua estrategicamente articulando instituições públicas e privadas, governos, empresas, comunidade científica e proprietários de terras para integrar seus esforços e recursos na geração de resultados em restauração e conservação da biodiversidade nos 17 estados do bioma.

Atualmente conta com mais de 300 instituições membro e 16 Unidades Regionais, sendo a Apremavi uma delas desde 2021.

> Veja mais sobre o Pacto Pela Restauração da Mata Atlântica

 

Mapa das Unidades Regionais do Pacto. Créditos: Pacto pela Restauração da Mata Atlântica

Mapa das Unidades Regionais do Pacto. Créditos: Pacto pela Restauração da Mata Atlântica

Autora: Carolina Schäffer.
Revisão: Thamara Santos de Almeida.
Foto de capa: URs na Trilha da Restauração da Apremavi. Foto: Carolina Schaffer.

Pin It on Pinterest