Apremavi participa da celebração de 30 anos do FSC Internacional

28 ago, 2024 | Notícias

Há 30 anos, a missão do FSC (Forest Stewardship Council®) no mundo é promover o manejo florestal responsável. É através de um sistema de certificação que incorpora, de forma igualitária, as perspectivas de grupos sociais, ambientais e econômicos, que são atestadas as boas práticas desse processo produtivo. 

No Brasil, o FSC foi oficialmente estabelecido em 2002 e desde então a Apremavi acompanha as discussões e ajuda a propor critérios e princípios para a certificação, integrando o sistema de governança da rede, sobretudo a câmara ambiental.

Para celebrar as três décadas de existência e os mais de 160 milhões de hectares de florestas certificados até aqui, o FSC Brasil, no âmbito do seu encontro nacional, organizou um dia para celebrar o que foi feito até aqui e inspirar as próximas décadas de ação.

A membresia brasileira se reuniu no AYA Earth Partners, em São Paulo, e desfrutou de sessões temáticas e paineis sobre serviços ecossistêmicos, European Deforestation Regulation implementation (EUDR), remediação, entre outros assuntos. Além de visitar uma exposição de produtos certificados e usufruir de um coquetel, onde histórias foram compartilhadas reforçando o espírito de comunidade que é tão característico do FSC.

Registro das sessões temáticas durante o encontro. Foto: Carolina Schäffer. 

Encontro do FSC Brasil

Nos dias 20, 21 e 22 de agosto de 2024, em São Paulo, aconteceu a Assembleia Geral de membros do FSC Brasil, instância máxima de tomada de decisão do sistema FSC. O encontro promoveu diálogos entre os diferentes atores que compõem a rede e foi um momento para tomada de decisões estratégicas e discussão sobre os desafios futuros.

Registro da  Assembleia Geral de membros do FSC Brasil 2024. Fotos: Carolina Schäffer FSC Brasil.

“Compor a rede FSC é um responsabilidade enorme, porque lá podemos ajudar a promover o diálogo e a troca de informações entre os membros e buscar soluções para a conservação das florestas e o manejo sustentável, primordiais para o enfrentamento da crise climática e a manutenção da biodiversidade nos biomas terrestres”, comenta Carolina Schäffer, vice-presidente da Apremavi e representante da instituição na rede.

Além das reuniões do conselho diretor (CD), do conselho fiscal (CF) e dos comitês de resolução de conflitos (CRC) e de desenvolvimento de padrões (CDP), também foram realizadas reuniões intra e intercâmaras que oportunizam discussões transversais entre os representantes das diferentes câmaras (social, ambiental e econômica) para identificar sinergias e áreas de cooperação e formular propostas que vão guiar as próximas meses de trabalho do FSC no Brasil.

Na Assembleia Geral, foram deliberados temas centrais para o funcionamento do FSC, aprovadas as contas do último ano e eleitos os novos representantes dos conselhos e comitês. Além disso, foram escolhidos os primeiros integrantes do comitê de ética do FSC Brasil, tendo sido a Apremavi escolhida para representar a câmara ambiental.

O encontro foi encerrado com a participação do Diretor Geral do FSC Internacional, Kim Carstensen, que após 12 anos está concluindo seu mandato à frente do FSC. “O Brasil tem uma forte presença no sistema FSC, sendo o país com um dos maiores grupos de membros. Vocês já contribuíram muito até aqui, mas vamos precisar fazer mais para continuar impulsionando mudanças significativas no manejo florestal responsável”, comentou Kim.

 

Autora: Carolina Schäffer com informações do FSC Brasil
Revisão: Thamara Santos de Almeida
Foto de capa: Carolina Schäffer

Pin It on Pinterest