Assentamento Pátria Livre recebe Oficina de Fonte Caxambu

17 dez, 2025

No meio rural, a água destinada ao consumo humano e animal é frequentemente obtida diretamente de nascentes. Apesar de essenciais, essas fontes naturais podem sofrer contaminações ou acumular impurezas, representando riscos à saúde das famílias agricultoras. Para enfrentar esse desafio, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) desenvolveu o modelo de proteção de nascentes conhecido como fonte caxambu, uma tecnologia simples, eficiente e de baixo custo.

Segundo Cleomar Bressiani, Agente de Extensão Rural da Epagri, a solução traz benefícios diretos para a segurança hídrica das propriedades: “Essa tecnologia ambiental e social de baixo custo desenvolvida pela Epagri é capaz de melhorar a qualidade da água, mantendo padrões adequados de potabilidade e reforçando a segurança e a confiança nas águas de nascentes. Ela melhora consideravelmente as condições ambientais das fontes, além de influenciar positivamente a disponibilidade e a qualidade da água nas propriedades rurais”, destaca.

Oficina no Assentamento Pátria Livre fortalece práticas de conservação

No dia 26 de novembro de 2025, os Programas Klabin Transforma Matas Legais e Matas Sociais, parceria entre a Apremavi e a Klabin, promoveram uma oficina prática de construção da fonte caxambu no Assentamento Pátria Livre, na propriedade de Cidnéia Aparecida Siqueira. A atividade contou com apoio da Epagri dos municípios de Correia Pinto e Ponte Alta e reuniu agricultores interessados em aprimorar o manejo e a proteção de suas nascentes.

A programação começou com a extensionista da Epagri, Andressa dos Santos Fernandes, que apresentou a importância da proteção de nascentes e os princípios que orientam a construção da fonte caxambu. Em seguida, os participantes conheceram os materiais necessários para a execução da técnica.

Após a parte introdutória, o grupo seguiu até a nascente da propriedade para iniciar a etapa prática. Sob a orientação do extensionista Cleomar Bressiani, os agricultores acompanharam passo a passo a construção da estrutura, aprendendo sobre escavação, vedação, proteção e direcionamento da água de forma segura.

Para Andressa, a atividade reforçou o papel essencial da assistência técnica na preservação dos recursos naturais: “Foi muito gratificante fazer parte. É raro encontrarmos hoje em dia pessoas que realmente estejam interessadas em preservar a água e o meio ambiente, e quando encontramos essas oportunidades conseguimos mostrar nosso amor e trabalho pelo serviço que prestamos. Sem dúvidas, oferecer água de qualidade e proteger esse recurso é uma conquista não só da dona Cidnéia, mas nossa também.”

Assentamento Pátria Livre recebe Oficina de Fonte Caxambu em novembro de 2025

Oficina de fonte caxambu ocorrida no Assentamento Pátria Livre no dia 26 de novembro. Fotos Luciano Comunello e Daiana Tânia Barth.

Autores: Andressa Mendes dos Santos Fernandes, Cleomar Bressiani e Luciano F. Comunello
Revisão: Thamara Santos de Almeida e Equipe da Klabin
Foto de capa: Luciano Comunello

Pin It on Pinterest