Ações de educação ambiental do projeto Cuidando da Mata Atlântica são finalizadas
Ações de educação ambiental do projeto “Cuidando da Mata Atlântica” desenvolvido pela Apremavi em parceria com a The Vita Coco Company são finalizadas.
Ao longo do último ano, as escolas E.M.E.F. Vila Gropp e a E.E.B. Dr. Frederico Rolla, localizadas em Atalanta (SC), participaram de atividades de educação ambiental realizadas pela Apremavi, como palestras, plantios, visitas guiadas no Parque Natural Municipal da Mata Atlântica (PNMMA), no Centro Ambiental e no Viveiro Jardim das Florestas da Apremavi.
As atividades buscaram sensibilizar os estudantes sobre a importância do PNMMA, destacando seu papel enquanto Unidade de Conservação e como espaço de conservação da biodiversidade. Além disso, temas como a adequação ambiental das propriedades rurais, essenciais para a recuperação de áreas degradadas e a biodiversidade foram amplamente discutidos.
No dia 27 de novembro as ações de educação ambiental finalizaram com palestras para as escolas envolvidas no projeto sobre os animais do Parque, em especial os mamíferos e as aves, que foram encontrados nos estudos para a revisão do Plano de Manejo da UC.
A primeira palestra ocorreu com os alunos do 2° e 3° ano do Ensino Fundamental da Vila Gropp, onde 30 alunos e professores participaram de uma dinâmica interativa que destacou a fauna do Parque Mata Atlântica. A atividade utilizou vídeos captados por armadilhas fotográficas instaladas no parque para estimular a curiosidade sobre a fauna local. Os estudantes adivinharam as espécies exibidas e aprenderam sobre seus hábitos e habitats. Para finalizar, os alunos receberam máscaras do gato-maracajá, um mamífero ameaçado de extinção, reforçando a importância da conservação da biodiversidade do Parque.
Já a segunda palestra, realizada para o 2° e 3° ano no Ensino Médio, abordou a emergência climática, a crise da biodiversidade e a fauna do PNMMA. Foram abordadas iniciativas locais, como a restauração de ecossistemas, e o papel das unidades de conservação na conservação da biodiversidade. Em seguida, foram apresentados os resultados mais recentes sobre a diversidade de espécies que habitam o parque, incluindo informações sobre as espécies ameaçadas e suas necessidades específicas de conservação. A palestra também promoveu a ciência cidadã, incentivando o uso de plataformas para registrar e compartilhar observações que ajudam no conhecimento e conservação da biodiversidade local.
“Ao longo do projeto, tivemos a oportunidade de conhecer a diversidade da Mata Atlântica por meio da visita ao Viveiro e Centro Ambiental da Apremavi, além de explorar melhor o nosso Parque através das trilhas realizadas. Por fim, tivemos a chance de conhecer os animais da Unidade de Conservação (UC), e fiquei impressionada com a quantidade de espécies que nem imaginava existir. Trabalhar a beleza e a grandeza do meio ambiente e da Mata Atlântica é, sem dúvida, o legado que podemos deixar para o amanhã”, comenta Juraci Madalena, professora dos anos iniciais da EMEF Vila Gropp.
Palestras realizadas com as escolas E.M.E.F. Vila Gropp e a E.E.B. Dr. Frederico Rolla de Atalanta (SC) sobre a biodiversidade do Parque Naturam Municipal da Mata Atlântica no dia 27 de novembro de 2024. Fotos: Daiana Tânia Barth, Thamara Santos de Almeida e Arquivo Apremavi.
Cuidando da Mata Atlântica
As ações de restauração no Parque fazem parte do projeto “Cuidando da Mata Atlântica”, que está sendo executado durante o período de um ano pela Apremavi em parceria com a The Vita Coco Company. As ações incluem a revisão do Plano de Manejo do Parque, monitoramento da biodiversidade, com foco especial nos mamíferos, e o desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental com as escolas da região. Além disso, o projeto prevê a elaboração de um mapa com uma proposta para a criação de um corredor ecológico em Atalanta (SC), conectando o Parque Mata Atlântica a outros fragmentos florestais do município.
Autora: Thamara Santos de Almeida.
Revisão: Carolina Schäffer.
Foto de capa: Arquivo Apremavi.