Apremavi: 37 anos de boca no trombone e mão na massa

9 jul, 2024 | Centro Ambiental Jardim das Florestas, Institucional, Notícias, Viveiro Jardim das Florestas

A Apremavi completa hoje 37 anos de fundação. O ativismo, presente desde antes da formalização da organização, há muito é feito também na restauração ecológica da Mata Atlântica, que conta com as mudas nativas produzidas no Viveiro Jardim das Florestas, coração da instituição. 

O plantio de árvores nativas é o ponto de partida para a conservação da biodiversidade e contribuição na mitigação da emergência climática. As mudanças nas paisagens podem ser percebidas de perto e de longe, desde as sementes que são coletadas em árvores plantadas na época da fundação da Apremavi até as imagens de satélite que hoje mostram florestas formadas onde em 1987 estavam áreas alteradas. 

Para continuar avançando na proteção do meio ambiente e da vida, a Apremavi atua para além da restauração, incidindo em campanhas de advocacy em defesa da legislação que protege a natureza e propondo soluções para o aprimoramento das políticas públicas socioambientais. A Lei da Mata Atlântica, de 2006, foi uma das grandes vitórias conquistadas na trajetória da instituição.

Diálogo e trocas de conhecimento também foram essenciais para as conquistas desses 37 anos. Foram inúmeras palestras, atividades de educação ambiental e eventos realizados, atividades de educação ambiental. Publicações e, mais recentemente, conteúdos para as mídias digitais são produzidas constantemente para compartilhar os aprendizados, apresentar os avanços e, principalmente, convidar mais pessoas a ajudar na construção de um planeta mais justo, sustentável e equilibrado para as vidas humanas e não humanas. 

O trabalho é compartilhado com inúmeros parceiros: colaboradores, associados, voluntários e estagiários, co-realizadores de iniciativas e apoiadores acreditam nas iniciativas da instituição e ajudam a fazer com que a missão da Apremavi seja cumprida. A dedicação dessas pessoas já fez com que mais de 9 milhões de árvores fossem produzidas e plantadas no Brasil. E com a ajuda de ainda mais pessoas que muitas outras serão plantadas.

Registros do Viveiro Jardim das Florestas, Centro Ambiental e iniciativas da Aprermavi. Fotos: Arquivo Apremavi. 

Fazendo a Década da Restauração acontecer

Confira alguns avanços nos projetos e iniciativas desenvolvidas pela Apremavi no último ano, que constam no Relatório de Atividades da instituição de 2023, apresentado durante a Assembleia Geral no dia 19 de junho:

・Alcance do equilíbrio de gênero no quadro de colaboradores e nas posições de coordenação;

・Produção de 632.024 mudas de 109 espécies no Viveiro Jardim das Florestas, a maior diversidade de espécies em um ano;

・Realização de 52 visitas guiadas no Centro Ambiental Jardim das Florestas, totalizando 1.033 pessoas recebidas;

・Plantio de 5.728 mudas em 16 novos Bosques de Heidelberg, em 11 municípios do Vale do Itajaí (SC);

・36,69 hectares restaurados (com plantio em área total, condução da regeneração natural e enriquecimento) e 2.429,55 hectares conservados em 172 propriedades (cadastradas e monitoradas) de 23 municípios do Paraná através do programa Matas Legais;

・Através do programa Matas Sociais, 19.088 mudas foram doadas para plantio e ações de educação ambiental, tendo o projeto atendido 15 propriedades em cinco municípios de Santa Catarina;

・Apoio à criação de uma rede de sementes no oeste de Santa Catarina, como uma estratégia para alavancar a cadeia da restauração;


・Com o projeto Implantando o Código Florestal, foram atendidos 38 proprietários rurais para auxílio no processo de retificação do Cadastro Ambiental Rural (CAR);

・Início da revisão do plano de manejo e de atividades de monitoramento da fauna no Parque Natural Municipal da Mata Atlântica (Atalanta, SC), através do projeto Cuidando da Mata Atlântica em parceria com a The Vita Coco Company.

 

Registro da Assembleia Geral de 2024. Figura: Taís Fontanive. 

Autor: Vitor L. Zanelatto
Revisão: Thamara Santos de Almeida
Foto de capa: Vitor L. Zanelatto

Pin It on Pinterest