Apremavi lança Guia da Avifauna de Atalanta no Dia das Aves
A publicação “Aves de Atalanta”, volume 1, lançada hoje (5/10), no Dia das Aves, faz parte da Coleção Biodiversidade da Mata Atlântica, de autoria da Apremavi. Em formato digital, o guia traz informações detalhadas sobre 49 espécies de aves encontradas em Atalanta (SC).
O intuito da publicação recém lançada é trazer informações sobre espécies de fauna, flora e funga encontradas num dos biomas mais ricos em biodiversidade do mundo e também o segundo mais ameaçado de extinção. Ela foi elaborada em formato de guia a partir de um levantamento de avifauna conduzido pelo ornitólogo Gustavo Malacco em dezembro de 2021, em Atalanta (SC).
Ao longo do guia, fotos, dados sobre as espécies; incluindo nome comum e científico, ordem e família, local de ocorrência, hábitos alimentares, tamanho médio, status de conservação e outras curiosidades são apresentados ao leitor. A obra foi pensada para incentivar a prática da observação de aves no Município de Atalanta (SC) e para ajudar todos os observadores, iniciantes ou mais experientes, a descobrirem a riqueza e a beleza do universo da avifauna.
Sob uma perspectiva educativa, o material também pode ser usado como instrumento de suporte pedagógico e de sensibilização ambiental, procurando transformar os cidadãos em participantes ativos na proteção desses animais. O lançamento da versão digital se dá no mesmo dia em que se comemora o Dia da Ave, data instituída pelo Decreto 63.234 da Presidência da República, em 12 de setembro de 1968, com o propósito de proteger as aves contra os caçadores.
Aves registradas em Atalanta. Fotos: Wigold B. Schäffer.
“Já era um desejo antigo na Apremavi a organização das informações sobre as espécies da Mata Atlântica em forma de guia e para mim é uma alegria imensa poder participar desse processo. Acredito que essa publicação é uma oportunidade para que a população conheça as aves de Atalanta e da região e assim passem a ser defensoras da Mata Atlântica e sua biodiversidade, atitude imprescindível em tempos de crise planetária“, comenta Carolina Schäffer, diretora da Apremavi, coordenadora de projetos e da comunicação institucional, uma das organizadoras da obra.
Que o Dia das Aves possa nos ajudar a lembrar da importância da conservação desses indivíduos para a manutenção dos ecossistemas da Mata Atlântica e sua rica biodiversidade!
Autora: Carolina Schäffer | Revisão: Thamara Santos de Almeida
Foto de capa: Wigold B. Schäffer