Apremavi ministra ações de educação ambiental no Paraná
Nos dias 06 e 10 de outubro estudantes de três escolas dos municípios de Ventania e São Jerônimo da Serra (PR) receberam a visita do Programa Matas Legais, uma parceria da Klabin e da Apremavi, para ações de educação ambiental.
No total, cerca de 300 participantes estiveram presentes, entre eles alunos e professores do Centro de Municipal de Educação Infantil Raio de Sol, da Escola Rural Municipal Zacarias de Goes e Vasconcelos e do Colégio Estadual do Campo São Jorge. As atividades foram realizadas em sala de aula pela equipe técnica da Apremavi por meio de palestras. Durante a apresentação foram discutidos temas relacionados à necessidade da preservação e restauração da natureza para a obtenção de um meio ambiente equilibrado, bem como, resultados obtidos por meio da execução do Matas Legais nos municípios envolvidos.
Professores e alunos agradeceram a presença da equipe e comentaram que os assuntos abordados na palestra foram desenvolvidos durante a semana em que se comemora o dia da árvore, reforçando a importância de discussão de temas tão pertinentes. Ao final das atividades foram disponibilizadas mudas de espécies nativas da Mata Atlântica aos interessados.
“A Educação Ambiental é uma atividade essencial para formação de pessoas conscientizadas com a causa ambiental, através dela somos instigados a repensar nossas atitudes diante de tantas consequências climáticas que temos presenciado. Nossos agradecimentos aos docentes que nos deram a oportunidade de realizar estas atividades“, comenta Pedro Aurélio Ferreira, Técnico Ambiental da Apremavi, que ministrou a atividade nas escolas, sobre a importância das ações.
Palestra realizada pela Apremavi na Escola Rural Municipal Zacarias de Goes em Ventania. Foto: Lucas Costa
O Programa Matas Legais
É uma iniciativa fruto da parceria entre a Klabin e a Apremavi que ocorre em Santa Catarina e no Paraná. O projeto desenvolve ações para o planejamento de propriedades e paisagens, estratégias de conservação e sustentabilidade para o fomento florestal, que ajudam a preservar e recuperar os remanescentes florestais nativos, e a melhorar a qualidade de vida da população.
A palavra legal procura traduzir dois sentidos: o de cumprimento da legislação ambiental e o de expressão de um lugar agradável, bonito e bom para viver.
Essa ação está relacionada com os ODS:
Autor: Pedro Aurélio Ferreira
Revisão: Thamara Santos de Almeida.
Foto da capa: Ação de educação ambiental ministrada na Escola Rural Municipal Zacarias de Goes em Ventania (PR). Foto: Lucas Costa.