Apremavi ministra curso de viveiros na UFSC Curitibanos

7 out, 2024 | Notícias, Viveiro Jardim das Florestas

Entre os dias 01 e 02 de outubro a Apremavi ministrou um curso sobre viveiros no campus Curitibanos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O curso “Condução de Viveiro de Mudas de Espécies Arbóreas Nativas” foi ministrado por Edegold Schäffer e Taís Fontanive, colaboradores da Apremavi. Os temas abordados apresentaram desde a escolha de matrizes e coleta de sementes até o beneficiamento, que inclui etapas como limpeza e armazenamento adequado para garantir a viabilidade das sementes. A formação também tratou da superação de dormência, escolha de substratos adequados, além de práticas de adubação e irrigação, cruciais para o desenvolvimento saudável das mudas. O plantio, manejo de mudas e seleção de embalagens adequadas foram enfatizados para garantir o crescimento eficaz. Além disso, foram exploradas técnicas de sombreamento e rustificação, preparando as mudas para as condições externas, bem como os cuidados no transporte, assegurando que as mudas cheguem em condições ideais ao local de plantio.

A formação foi dividida em duas etapas. No primeiro dia, a parte teórica ocorreu no auditório da UFSC de Curitibanos, com a presença de 60 participantes, incluindo acadêmicos, professores, convidados e moradores do Assentamento Índio Galdino, situado nos municípios de Curitibanos e Frei Rogério. No segundo dia, as atividades práticas foram realizadas em dois viveiros construídos no assentamento, onde os agricultores puderam sanar dúvidas diretamente, conforme a realidade de cada estrutura disponível.

Teoria do curso de Viveiro na UFSC Curitibanos

Curso “Condução de Viveiro de Mudas de Espécies Arbóreas Nativas” entre os 01 e 02 de outubro no campus Curitibanos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fotos: Arquivo UFSC

Projeto Reforma

O curso é uma das ações do projeto Restauração Ecológica da Floresta Ombrófila Mista, idealizado e coordenado por professores do Centro de Ciências Rurais (CCR) do Campus de Curitibanos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Um dos objetivos do curso é capacitar moradores responsáveis pela produção de mudas nos dois viveiros construídos com recursos do projeto. 

> Saiba mais 

 

Autores: Edegold Schaffer e Taís Fontanive.
Revisão: Thamara Santos de Almeida.
Foto de capa: Arquivo UFSC.

Pin It on Pinterest