Apremavi participa do encontro anual da Norad em Brasília
No dia 28 de novembro a Apremavi participou do encontro anual da Agência Norueguesa de Cooperação para o Desenvolvimento (Norad), realizado na Embaixada da Noruega, em Brasília (DF).
O evento reuniu representantes de diversas organizações e instituições, incluindo membros do governo brasileiro, do governo norueguês, da sociedade civil e de organizações internacionais.
Promovido logo após a COP29, a agenda teve como foco principal as lições aprendidas na adaptação ao ambiente político brasileiro, o papel da sociedade civil na abordagem das áreas prioritárias da Iniciativa Internacional de Clima e Floresta da Noruega (NICFI), a relevância dessas áreas estratégicas para o Brasil, as sinergias entre elas e os resultados prioritários para a COP30 e para 2026.
Com debates intensos e contribuições relevantes, o clima geral foi de grandes expectativas para a COP30, que será realizada no Brasil em 2025. A sociedade civil está se organizando para participar de forma ativa e pressionar o governo e as organizações internacionais nas agendas mais urgentes para o planeta, como a mitigação das mudanças climáticas.
Ao final do encontro, houve um momento de discussão com Marco Túlio, do Ministério das Relações Exteriores; Adriana Erthal, assessora especial do Presidente da República; e Øyvind Dahl, chefe da Seção Florestal da Norad. Durante essa conversa, focada especificamente na COP30, os participantes puderam entender melhor o andamento da organização do evento e as medidas que estão sendo planejadas para garantir a inclusão da sociedade civil no processo.
Encontro da Agência Norueguesa de Cooperação para o Desenvolvimento (NORAD), na Embaixada da Noruega, em Brasília (DF) no dia 28 de dezembro de 2024.
Implantando o Código Florestal
A Apremavi participou do encontro devido ao projeto Políticas, Práticas, Transparência e Governança para Implementação do Código Florestal, em parceria com o Observatório do Código Florestal (OCF) e liderado pela ONG Amigos da Terra Amazônia. Um dos objetivos do projeto é reverter e reduzir a perda de florestas no Brasil através da implementação do Código Florestal.
É executado por um consórcio de organizações que integram o Observatório do Código Florestal, sob a coordenação dos Amigos da Terra Amazônia. A Apremavi é uma das organizações que compõem o consórcio. A iniciativa é apoiada pelo Governo da Noruega e pela Agência Norueguesa de Cooperação para o Desenvolvimento (Norad) via Iniciativa Internacional de Clima e Floresta da Noruega – NICFI.
Autora: Gabriela Schäffer.
Revisão: Thamara Santos de Almeida e Vitor Lauro Zanelatto.
Foto de capa: Gabriela Schäffer.