Apremavi se torna parceira técnica da Iniciativa 20×20
Apremavi se junta à Iniciativa 20×20 como parceria técnica na busca pela restauração das paisagens da América Latina e Caribe.
A Iniciativa 20×20 é um esforço liderado pelos países latinoamericanos para proteger e começar a restaurar 50 milhões de hectares de paisagens e florestas na América Latina e no Caribe até 2030. Os governos, investidores de impacto e parceiros técnicos lançaram a iniciativa em 2014, durante a COP20 em Lima, Peru, com o compromisso de começar a restaurar 20 milhões de hectares de terras degradadas até 2020. Em 2021, a iniciativa divulgou que já havia conservado e restaurado cerca de 22,6 milhões de hectares de florestas e paisagens no continente, por meio de 135 projetos.
De lá para cá os países-membros e parceiros estão trabalhando para fazer com que a América Latina seja neutra em carbono até 2050, protegendo e revitalizando 250 milhões de hectares de paisagens para as pessoas, clima e biodiversidade. Essas metas corroboram com as metas do Desafio de Bonn e com a Declaração de Nova York sobre Florestas, além de contribuir diretamente com as metas de cada país membro.
A iniciativa é apoiada por mais de 85 organizações e instituições técnicas e uma coalizão de investidores de impacto e fundos que aplicam US$ 3,09 bilhões em investimentos privados. No total, 18 países latino-americanos e caribenhos e três programas regionais se comprometeram a trabalhar para atingir os compromissos da rede com a restauração.
“A perspectiva é que a Apremavi possa contribuir para os objetivos da Iniciativa 20×20 ao compartilhar a expertise acumulada em três décadas de trabalho da organização com restauração de ecossistemas e conservação da natureza, bem como desenvolver projetos e contribuir com as metas de restauração assumidas”, comenta Carolina Schäffer, vice-presidente da Apremavi.
A Apremavi acompanhará as Forças-Tarefas de Boas Práticas e Biodiversidade, compartilhando dados e metodologias bem-sucedidas na restauração de ecossistemas, e de Mercados de Carbono e Ecossistema de Investimento para aprender com especialistas sobre as demandas do mercado de carbono em desenvolvimento.
Plântulas do Viveiro Jardim das Florestas, que produz as mudas utilizadas nas iniciativas de restauração desenvolvidas pela Apremavi. Foto: Arquivo Apremavi.
Autora: Carolina Schäffer