Desenvolvimento Institucional é a área temática voltada para o crescimento da Apremavi, visando o seu fortalecimento, na busca da consolidação e sustentabilidade de suas ações. O objetivo é promover o crescimento da Apremavi visando o seu fortalecimento e sua consolidação na busca pela sustentabilidade de suas ações.
Inspiradas em sua trajetória de sucesso, as iniciativas dessa área focam na ampliação e qualificação do quadro de recursos humanos, no aprimoramento da gestão institucional, na ampliação da sustentabilidade financeira, especialmente por meio da gestão de recursos próprios, e na manutenção do Centro Ambiental Jardim das Florestas, visando consolidar e multiplicar experiências de sucesso.
A Apremavi também incentiva novas associações, tanto de pessoas físicas quanto de outras organizações, buscando fortalecer a governança, participação social e transparência das atividades. Pessoas e organizações associadas participam das assembleias da Apremavi, a mais importante instância deliberativa da associação.
Entre as atividades realizadas nesta área temática estão a elaboração do planejamento estratégico da Associação, planos de comunicação e captação, o plano de desenvolvimento institucional, procedimentos de monitoramento e avaliação de programas, projetos e áreas temática; além do planejamento administrativo, financeiro e de gestão, buscando a sustentabilidade financeira e transparência.
Iniciativas que fazem parte desta Área Temática
Programa de Estágios e Seviço Voluntário
Oferece experiências práticas, principalmente no Viveiro Jardim das Florestas, onde os residentes aprendem técnicas de produção de mudas nativas da Mata Atlântica. Com estrutura adequada para receber participantes, o programa já envolveu centenas pessoas de diversos setores, promovendo aprendizado, engajamento socioambiental e fortalecimento da cultura colaborativa que guia a Apremavi desde seus primeiros anos.


Seja Associado
Ao se associar à Apremavi, você fará parte de um grupo que agrega novas opiniões, experiências e vivências à organização, amplia nossa relação com a comunidade e possibilita um debate amplo sobre a restauração dos ecossistemas, a conservação da natureza e da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável. Além disso, novos associados podem vir a ser futuros membros da Diretoria e/ou dos Conselhos Diretor e Fiscal, que respondem pela governança da organização.