Baga-de-macaco, uma fruta prá bicho nenhum botar defeito
A baga-de-macaco, também conhecida popularmente como laranja-de-macaco ou bacupari-miúdo, tem seu nome científico Posoqueira acutifolia com origem indígena. Posoqueria em tupi-guarani quer dizer bebida forte, porque os índios usavam as suas sementes para fazer café.
Ocorre na Mata Atlântica, a partir da Bahia em direção ao Sul do Brasil, mas também tem registros no Pantanal e na Amazônia. É uma árvore pequena de 4 a 8 metros, cuja copa pode ter até 3 metros de diâmetro, com folhas perenes. Normalmente é encontrada em terrenos férteis e úmidos.
Seus frutos, quando maduros, são bagas amarelas recheadas de sementes de cor creme, translúcidas e poliedrais (que tem muitas faces), sem muita polpa. Quando semeadas, normalmente germinam entre 30 a 90 dias e o crescimento da muda é um pouco lento. Como é uma fruta muito apreciada pelos animais, em especial os macacos, é comum encontrar na mata, vestígios de frutos comidos e ao lado deles sementes germinando e já formando novas plantinhas.
O fato da baga-de-macaco ter suas frutas tão apreciadas pelos animais, faz com que essa espécie seja muito importante nos plantios de recuperação e restauração florestal. Atrair a fauna em áreas em recuperação é um fator importante para a dispersão de sementes de outras espécies. A planta também é uma espécie que pode ser utilizada para fins ornamentais.
A Apremavi tem utilizado muito essa espécie nos seus projetos de recuperação ambiental. A coleta dos frutos da baga-de-macaco e a separação de suas sementes costuma ser uma atividade bastante divertida no viveiro Jardim das Florestas.
A baga-de-macaco é também uma planta com potencial medicinal*. Popularmente seus galhos e folhas são utilizadas como antimicrobianas, cicatrizantes e antiinflamatórias. Já foram realizadas pesquisas para testar essas propriedades e os resultados são bastante promissores, indicando que a espécie tem de fato um grande potencial para o desenvolvimento de produtos medicinais.
Baga-de-macaco
Nome cientifico: Posoqueira acutifolia Mart.
Família: Rubiacea.
Utilização: madeira utilizada para lenha e fabricação de cabos de ferramentas e serviços de marcenaria em geral.
Coleta de sementes: diretamente da árvore.
Fruto: amarelo carnoso.
Flor: branca.
Crescimento da muda: lento.
Germinação: demorada.
Plantio: mata ciliar, área aberta, solo degradado.
Época de coleta de sementes: junho a fevereiro.
* Os dados sobre usos medicinais das espécies nativas são apenas para informação geral. O uso de medicamentos fitoterápicos deve ser seguido de orientações médicas.
Fontes consultadas
Frutas Raras. Disponível em: http://frutasraras.sites.uol.com.br/posoqueriaacutifolia.htm. Acesso em 16 de abril de 2009.
PROCHNOW, M (org). No Jardim das Florestas. Rio do Sul: APREMAVI, 2007. 188p.
Propriedades Farmacológicas. Disponível em:
http://serv- bib.fcfar.unesp.br/seer/index.php/Cien_Farm/article/viewFile/345/330. Acesso em 16 de abril de 2009.