Belezas da Mata Atlântica: exposição da Apremavi chega na ALESC
Idealizada no trigésimo aniversário da Apremavi, parte da coleção ‘Belezas da Mata Atlântica’ está integrando a exposição cultural da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em alusão ao mês do meio ambiente.
Contrastes de texturas e de sentimentos: ao lado de fotografias da Mata Atlântica feitas em paisagens naturais conservadas estão esculturas imponentes, que utilizam resíduos sólidos retirados dos oceanos. Destaca-se através da arte a responsabilidade das pessoas pela conservaçãoda natureza, uma provocação oportuna para toda a sociedade; mas de forma especial para ocupantes de assentos em espaços decisórios, como no legislativo estadual, que detém voz para defender – ou promover retrocessos – nas políticas socioambientais.
A abertura do espaço ocorreu na última terça-feira (28/05), durante uma cerimônia com a presença de representantes das organizações colaboradoras e do deputado estadual Marcos José de Abreu (Marquito), presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da ALESC e proponente da exposição. “Essa instalação estará aqui mais de um mês, chamando atenção das muitas pessoas que passam todos os dias pelo hall da ALESC, como escolas, caravanas do estado, vereadores mirins e participantes do Parlamento Jovem. Nosso objetivo é despertar o interesse para a proteção das águas e do nosso bioma Mata Atlântica.”, defendeu o deputado durante seu discurso.
19 telas de fotografias de Wigold Shäffer, cofundador, coordenador de projetos e conselheiro da Apremavi compõem a contribuição da Apremavi para o espaço. Os registros da Mata Atlântica incluem fotos de espécies da fauna, árvores centenárias e grandes paisagens florestais, que já foram exibidas antes em centros de ensino de Santa Catarina, através da exposição ‘Belezas da Mata Atlântica’, realizada em 2017 – 2018.
Registros da cerimônia de abertura da exposição. Fotos: Solon Soares/Agência AL e Vitor Lauro Zanelatto.
A Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida foi representada por Gabriela Goebel, técnica ambiental da instituição. Em seu discurso, a bióloga reforçou a missão e compromisso da Apremavi: “Em nome da Apremavi, agradecemos o convite para integrar esse espaço. Atuamos na defesa do meio ambiente há mais de 35 anos, principalmente em iniciativas de restauração ambiental, mas também com um ativismo muito importante para o meio ambiente. Esperamos que essas fotos sensibilizem as pessoas e, principalmente, inspirem ações em prol da Mata Atlântica.”
Também cederam obras para a instalação o programa Ecoando Sustentabilidade (UFSC), o Coletivo Espaço Tempo e a Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável. O espaço poderá ser visitado até o dia 28 de junho, no horário de funcionamento da ALESC.
Fotografias que integram a exposição ‘Belezas da Mata Atlântica’, de Wigold B. Schäffer.
Autor: Vitor Lauro Zanelatto
Revisão: Thamara Santos de Almeida
Foto de capa: Solon Soares/Agência AL