Canela-fogo, espécie versátil para paisagismo, agroflorestas e restauração

21 ago, 2024 | Guia de Espécies, Notícias, Para paisagismo, Para restauração, Para SAFs, Secundárias

A canela-fogo (Cryptocarya aschersoniana) é uma espécie que pode ser utilizada para fins paisagísticos, agroflorestas e na recuperação de ecossistemas degradados e alterados.

No Brasil, a espécie se distribui principalmente na Mata Atlântica, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo e Distrito Federal.

Em relação a sua ecologia, é uma espécie secundária tardia ou de clímax, tolerante à sombra. É muito encontrada no início de encostas em solos úmidos e no interior dos pinhais. É adaptada às diferentes condições edáficas das florestas primárias. As árvores maiores atingem dimensões próximas de 30m de altura.

No contexto da restauração é recomendada para plantios mistos e é considerada importante para a fauna, indicada para plantio em áreas degradadas destinadas à preservação permanente. Além disso, pode ser utilizada em Sistemas Agroflorestais (SAFs).

canela-fogo (Cryptocarya aschersoniana) Foto João Paulo de Maçaneiro

Detalhes dos frutos, folhas, sementes e árvore de canela-fogo (Cryptocarya aschersoniana). Fotos: João Paulo de Maçaneiro e Rodrigo Comunello para Flora Digital da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Canela-fogo

Nome científico: Cryptocarya aschersoniana Mez.
Família:  Lauraceae.
Utilização: Madeira utilizada para laminados, principalmente em Santa Catarina. É usada, também, em tabuados, vigamentos em geral e em mourões.
Coleta de sementes: deve ser feita quando o fruto passa da coloração verde para a amarela. Geralmente, os frutos da canela-fogo são coletados embaixo da árvore, onde são despolpados manualmente.
Fruto: núcula amarela de superfície lisa e consistência firme e endurecida.
Flor: esverdeadas.
Crescimento da muda: lacuna de dados.
Germinação: baixo.
Plantio: plantio misto em sistemas agroflorestais, em recuperação de áreas degradadas e alteradas além da restauração ambiental.
Status de conservação: Não listada – Portaria MMA 148/2022; LC – Menos preocupante (IUCN).

 

Fontes consultadas:

Carvalho, P. (2006). Canela-fogo: Cryptocarya aschersoniana.

Lauraceae in Flora e Funga do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. 

 

 

Autora: Thamara Santos de Almeida.
Foto de capa: Flora Digital Universidade Federal de Santa Catarina.

Pin It on Pinterest