Equipe da Apremavi do Paraná contribui na coleta de sementes para o viveiro
A equipe da base da Apremavi em Curiúva (PR) iniciou neste ano a coleta de sementes nativas da Mata Atlântica, que são beneficiadas e enviadas para a produção de mudas no viveiro da Apremavi. Além de contribuir com a produção de mudas, a iniciativa busca enriquecer o banco de sementes, melhoramento de material genético, e engajamento com os produtores rurais e comunidades do território da atuação.
As atividades contam com o auxílio dos participantes dos projetos da Apremavi no estado, que avisam quando as espécies estão em processo de frutificação. O material é posteriormente beneficiado – em processos como a despolpa e secagem das sementes, por exemplo – na estrutura recém-construída na base de trabalho em Curiúva. Após essa etapa, o resultado das coletas é enviado para o Viveiro Jardim das Florestas, onde são produzidas as mudas utilizadas nas iniciativas de restauração da Apremavi, incluindo os projetos executados no Paraná.
O princípio das atividades ocorreu ainda em 2023, quando o colaborador da Apremavi Lucas Costa participou de capacitações com Leandro Casanova, engenheiro florestal da Apremavi. Os procedimentos para realizar a coleta, manuseio e armazenamento foram estabelecidos, bem como os cuidados necessários para a seleção do material, buscando a produção de mudas de qualidade. Também foi realizado o mapeamento das matrizes no território, que compreende principalmente a Floresta Ombrófila Mista. Para o mapeamento das árvores com potencial de coleta alguns fatores são levados em consideração, como o porte de árvore (altura e diâmetro de seu tronco) e a ausência de doenças ou pragas.
A primeira coleta foi realizada no dia 21 de maio de 2024, com visitas prévias para o acompanhamento até o fruto estar em ponto ideal para coleta. Lucas compartilhou como está sendo o processo: “É uma grande experiência e uma oportunidade muito gratificante poder contribuir e ajudar em toda essa estrutura ligada a coleta de sementes, desde a capacitação interna, o mapeamento das matrizes, até a coleta e beneficiamento. Com o objetivo de aumentar a diversidade de genética e espécies no Paraná.”
+ Veja o processo de produção de mudas de araucária desde a coleta do pinhão
As primeiras sementes coletadas no PR foram entregues à equipe do viveiro em 06/2024. Foto: Maurício Reis. Galeria: trabalho para a coleta e beneficiamento de sementes. Fotos: Maurício Reis e Arquivo Apremavi.
Essa ação está relacionada com os ODS:
Autores: Pedro Ferreira e Maurício Reis
Revisão: Vitor Lauro Zanelatto e Thamara Santos de Almeida
Foto de capa: Vitor Lauro Zanelatto