Festival das Abelhas incentiva a conservação das abelhas nativas e do meio ambiente
Nos dias 03 e 04 de outubro de 2025, a Apremavi esteve presente no 1º Festival das Abelhas, realizado em Santa Rosa de Lima (SC), cidade reconhecida como a Capital Nacional da Meliponicultura.
O evento reuniu técnicos, produtores, estudantes, pesquisadores, representantes de instituições públicas e privadas, além de visitantes interessados em conhecer e valorizar o universo das abelhas. Os diálogos promovidos buscaram valorizar e fortalecer a apicultura e a meliponicultura, promover a troca de conhecimentos entre produtores e pesquisadores, incentivar a conservação das abelhas nativas e do meio ambiente, e fortalecer o turismo e a economia local por meio da divulgação de produtos e práticas sustentáveis.
A programação envolveu oficinas, palestras, exposições, atividades gastronômicas e ações de turismo, destacando o papel das abelhas na polinização, na conservação da biodiversidade e na geração de renda. O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Santa Rosa de Lima,Associação dos Meliponicultores das Encostas da Serra Geral (AMESG), Cresol, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (SENAR), Sindicato Rural de Rio Fortuna e Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA); uma articulação que reforça a importância das parcerias entre instituições públicas e privadas para promover debates para a sustentabilidade.

Atividades do Festival das Abelhas e assinatura dos contratos do Conservador das Araucárias. Fotos: William Matheus Dias Melo da Fonseca e Wigold Schäffer.
Assinatura de contratos do Conservador das Araucárias
Durante o festival, foi realizada a assinatura de oito contratos de parceria rural para formar a participação no Conservador das Araucárias, projeto desenvolvido pela Apremavi em parceria com a Tetra Pak, para restaurar e conservar a Mata Atlântica, com ênfase na captura de carbono, preservação das florestas com araucárias e proteção da biodiversidade e dos recursos naturais, promovendo também benefícios econômicos e sociais para as famílias envolvidas.
A Apremavi também participou do evento com um espaço educativo, apresentando materiais informativos, cartilhas e mudas de espécies nativas melíferas para comercialização. A ação teve como propósito fortalecer a educação ambiental e conscientizar o público sobre a importância das abelhas para a conservação.
Os proprietários agora participantes do Conservador das Araucárias presentes no evento relatam a emoção em estabelecer a parceria para participar do projeto. “Esse projeto significa muito para nós, pois estamos há anos [atuando] na agroecologia, preservando e cuidando. Então esse projeto chegou como uma recompensa de quem está protegendo os bens que são comuns a todos, como a água e o meio ambiente”, relata Valnério Assing, parceiro do projeto em Santa Rosa de Lima.
“Participar do projeto Conservador das Araucárias é muito gratificante. Um trabalho de conservação que já fazíamos agora pode ser retribuído através da restauração e conservação da nossa propriedade, e isso traz uma alegria enorme”, comenta Jackson Baumann, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Santa Rosa de Lima.
Christian Erhard Döbereiner, fundador da Reserva Araponga, uma das propriedades que já faziam parte do projeto, fala sobre a importância da parceria: “esse projeto é pioneiro e um marco e vem trazer exemplo e estímulo aos proprietários que queiram seguir na mesma direção. Um projeto do futuro, à frente do seu tempo; é grande satisfação fazer parte desse trabalho do Conservador das Araucárias.”
Autores: Maíra Ratuchinski e William Fonseca
Revisão: Thamara Santos de Almeida e Vitor Lauro Zanelatto
Foto de capa: William Matheus Dias Melo da Fonseca