Fórum de Participação Social de SC articula conferências regionais sobre Desenvolvimento Sustentável e Solidário

7 out, 2025

Liderado pela Secretaria Nacional de Participação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República, o Fórum de Participação Social Santa Catarina realizou sua terceira reunião ordinária no último sábado (04/10), buscando avaliar e aprimorar as políticas públicas federais no estado.

O encontro em Florianópolis pautou o estado da arte das atividades e ações realizadas pelas iniciativas em Economia Solidária, Cultura e Programa Cultura Viva, Educação Popular em Saúde, Assistência Técnica e Desenvolvimento Rural, Política de Habitação, entre outras políticas públicas implementadas. Miriam Prochnow, coordenadora de políticas públicas da Apremavi, integra o colegiado representando o Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (FBOMS), ao lado de João de Deus Medeiros, presidente do Conselho Regional de Biologia de Santa Catarina (CRBio-09) e conselheiro da Apremavi. 

Segundo Miriam, a iniciativa dos fóruns regionais é  importante para o fortalecimento da participação popular no planejamento das políticas federais, para a cidadania e democracia: “os fóruns são oportunidades únicas que devem ser valorizadas, pois representam um canal direto para não só influenciar programas do governo, mas também ajudar a implementá-los” destacou. 

Os fóruns de participação social nos estados e no Distrito Federal foram instituídos em outubro de 2024 para mobilizar e organizar a participação social nas políticas públicas do governo federal, articulando a sociedade civil para a participação social e promovendo processos participativos federais, com interlocução da população com os gestores de órgãos e entidades da administração pública federal. Uma das ações para alcançar a participação social com educação popular no território catarinense é a realização de conferências territoriais precedendo a 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, que devem ser realizadas em treze cidades, contemplando todas as regiões de Santa Catarina. 

 

Conferência no Alto Vale do Itajaí deverá ocorrer em outubro 

Promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), a 𝗖𝗼𝗻𝗳𝗲𝗿𝗲̂𝗻𝗰𝗶𝗮 𝗧𝗲𝗿𝗿𝗶𝘁𝗼𝗿𝗶𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗗𝗲𝘀𝗲𝗻𝘃𝗼𝗹𝘃𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗦𝘂𝘀𝘁𝗲𝗻𝘁𝗮́𝘃𝗲𝗹 𝗲 𝗦𝗼𝗹𝗶𝗱𝗮́𝗿𝗶𝗼 no Alto Vale buscará construir uma agenda que para guiar a transformação agroecológica do nosso campo em Santa Catarina e no Brasil. 

Essa e outras conferências regionais integram uma estratégia para escutar a população e unificar demandas dispersas em torno de diretrizes estruturantes; orientar ações públicas com base em princípios compartilhados; fortalecer a incidência política dos sujeitos do campo, das águas e das florestas; e expressar uma visão coletiva de futuro que articule a justiça social, a sustentabilidade ambiental e a soberania e segurança alimentar.

Conferência Territorial de Desenvolvimento Sustentável e Solidário – Alto Vale do Itajaí
Local: IFC Unidade Tecnológica – Rio do Sul – SC
Endereço: Rua Mafalda L. Porto, 93 – Bairro Progresso
> Faça sua Inscrição e participe



Miriam Prochnow e João de Deus Medeiros participam da 3ª Reunião Ordinária do Fórum de Participação Social Santa Catarina. Foto: Miriam Prochnow.

Autor: Vitor L. Zanelatto
Revisão: Miriam Prochnow
Foto de capa: Miriam Prochnow

Pin It on Pinterest