Indígenas da TI Morro dos Cavalos visitam a Apremavi
Conhecer os processos do Viveiro Jardim das Florestas e as metodologias de restauração aplicadas pela Apremavi foram alguns dos objetivos da visita em 17/01, assim como o alinhamento de sinergias e parcerias para o futuro.
Os representantes da Terra Indígena Morro dos Cavalos, de Palhoça (SC), foram recebidos no Centro Ambiental Jardim das Florestas, num café da manhã com prosa, alinhando os objetivos e o roteiro da visita. Miriam Prochnow e Wigold Schaffer, apresentaram a história da Apremavi e as atividades realizadas pela instituição.
O grupo seguiu para o viveiro de mudas, onde conheceram as estruturas, processos e a tecnologia utilizada para a produção de mudas Ellepot. Os aprendizados no viveiro deverão auxiliar no novo projeto em desenvolvimento na Terra Indígena. ‘Ka’aguy Mirim – Floresta Sagrada’ é uma iniciativa que pretende valorizar as tradições e a cultura indígena ao mesmo passo que proporciona a restauração de áreas degradadas.
Uma das ações previstas é a implantação de um viveiro de mudas nativas na Terra Indígena, para o fornecimento das mudas necessárias à restauração na área da comunidade; e que servirá também para a produção de espécies importantes aos rituais e celebrações da comunidade.
A líder Kereku, que coordena o projeto, informou que jovens e monitores que deverão participar ativamente das atividades, realizando a coleta de sementes para o viveiro e também para as mulheres que integram o grupo de artesanato da TI. O trabalho será acompanhado por dois técnicos, responsáveis pela assistência necessária.
Registros da visita guiada na sede da Apremavi. Fotos: Wigold B. Schaffer
Próximos Passos
Entre as medidas previstas para o apoio ao projeto Ka’aguy Mirim – Floresta Sagrada está a realização de um estágio para um pequeno grupo de indígenas no viveiro da Apremavi, visando uma troca ainda mais intensa das técnicas necessárias para o funcionamento eficiente de um viveiro de mudas nativas.
Informação importante: todas as normas e orientações necessárias de combate ao Coronavírus foram observadas durante a visita. #vacinasim #acreditenaciência
Autores: Miriam Prochnow e Vitor Lauro Zanelatto.
Foto de capa: Wigold B. Schaffer