Oficina de validação do Plano de Manejo do Parque Mata Atlântica de Atalanta (SC) é realizada
No final de 2023 a Apremavi e a The Vita Coco Company iniciaram uma parceria por meio do projeto “Cuidando da Mata Atlântica”.
Desenvolvido no Parque Natural Municipal da Mata Atlântica (PMA), em Atalanta (SC), o projeto teve como ações a revisão do Plano de Manejo da Unidade de Conservação, o monitoramento da fauna e flora do Parque, a restauração e o enriquecimento de 7,53 hectares de áreas localizadas no Parque, ações de educação ambiental e a elaboração de uma proposta de corredor ecológico no município. Recentemente, o projeto teve avanços importantes no desenvolvimento do Plano de Manejo.
As oficinas participativas para o desenvolvimento do documento com os atores interessadas no Parque como a prefeitura, professores e moradores locais foram iniciadas em fevereiro deste ano. No início de maio, ocorreu a oficina de pesquisadores que contou com apresentação do diagnóstico do Parque, resultados dos estudos de fauna e flora, além da elaboração do propósito e significância, bem como preparação de documentos e normas gerais do plano.
No dia 18 de julho foi realizada a oficina de validação do documento que contou com a revisão e discussão dos elementos elaborados pelos pesquisadores como o propósito, significância, recursos, valores fundamentais, zoneamento e normas gerais.
“Essa é uma das últimas etapas da revisão do Plano de Manejo, durante a oficina de validação nós reunimos diversos atores já consultados em outros momentos para validarmos o documento que foi construído com a deliberação de quais fatores vão ser relevantes para o Parque daqui para a frente, é uma consolidação de um processo que iniciou ainda em setembro de 2023“, relata Edilaine Dick, diretora da Apremavi e coordenadora de projetos.
Thamara Santos de Almeida, colaboradora da Apremavi, destaca o tom de esperança e motivação com a finalização deste ciclo do Plano de Manejo: “como parte da equipe de pesquisadoras responsáveis, que inclui também Carolina Schäffer, diretora da Apremavi, e a bióloga Emanuelle Pasa, pelo levantamento dos dados de mamíferos do Parque eu saio desta oficina de validação esperançosa e motivada que as discussões aqui realizadas vão ser o ponto de partida para um novo futuro no PMA e que o interesse de todas as partes envolvidas aliados a conservação da biodiversidade vai ser um caminho possível”.
Registros da oficina de validação do Plano de Manejo do PMA ocorrida no dia 18 de julho de 2024. Fotos: Thamara Santos de Almeida
Autora: Thamara Santos de Almeida.
Revisão: Carolina Schäffer.
Foto de capa: Thamara Santos de Almeida.