Parque Mata Atlântica reúne moradores e visitantes em um dia de integração entre cultura e meio ambiente
No último sábado (27/09) ocorreu em Atalanta o “1° Viver Atalanta: as árvores da minha história”, no Parque Natural Municipal da Mata Atlântica.
A programação contou com exposição de produtos locais, piquenique, trilha guiada, plantio de árvores, apresentações culturais, concurso de cucas e a divulgação dos resultados da iniciativa de planejamento participativo para o futuro centro turístico da cidade.
Durante o encontro, também foram apresentados os resultados da proposta pedagógica “Futuro Centro Turístico de Atalanta – Planejamento Participativo”, envolvendo estudantes do município. Os alunos foram desafiados a imaginar e ilustrar, por meio de desenhos originais, como seria a paisagem ideal do centro de turismo, cultura, arte, meio ambiente e convivência comunitária da cidade. Os autores dos trabalhos ‘destaque’ receberam kits de produtos e certificados e todos os participantes foram reconhecidos com brindes.
Em entrevista para a prefeitura, Edegold Schäffer, Coordenador Geral do Viveiro da Apremavi, relata que o evento reflete o objetivo do Parque Mata Atlântica: “era o nosso sonho há 25 anos, quando viemos aqui e vimos o potencial desse espaço. Sonhávamos em fazer do Parque o cartão postal de Atalanta. Hoje são milhares de pessoas que passam aqui todos os anos. O parque requer mais infraestrutura, mas aos poucos o poder público vem dando a atenção que ele merece.”
Cláudio Volnei Sens, prefeito de Atalanta, destacou a relevância da iniciativa: “é muito gratificante quando o povo aparece em um evento como esse para desfrutar desse lugar maravilhoso. É um dia muito importante e diferente, que atraiu não só moradores locais, mas também pessoas de fora. Além disso, essa festa nos mostrou como a nossa culinária é ótima e movimentou a cidade.”
Já a Secretária de Turismo e Meio Ambiente, Vilma Krause, ressaltou o papel das parcerias: “é uma iniciativa da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente juntamente com a Apremavi. As pessoas estão aderindo à ideia, foi um dia grandioso.”

Registros do 1° Viver Atalanta no Parque Natural Municipal da Mata Atlântica no dia 27 de setembro. Fotos: Carolina Schäffer e Miriam Prochnow
Autora: Thamara Santos de Almeida.
Revisão: Vitor Lauro Zanelatto.
Foto de capa: Carolina Schäffer.