Bem-vindo à Política de Proteção de Dados da Apremavi

Somos a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) e esta é a nossa Política de Proteção de Dados. Por meio deste documento, buscamos firmar um compromisso de transparência em relação à forma de tratamento dos seus dados pessoais no nosso site em nossas atividades rotineiras.

Assim, você encontra nesse documento os seguintes assuntos, e se clicar nos quadros abaixo será direcionado diretamente para eles:

  1. quais tipos de dados pessoais tratamos;
  2. como coletamos os seus dados;
  3. os motivos para o tratamento dos dados pessoais;
  4. com quem poderemos compartilhar as suas informações e os motivos do compartilhamento;
  5. como lidamos com os dados pessoais de crianças e adolescentes;
  6. quais são os seus direitos e como exercê-los
  7. o tempo de armazenamento dos dados pessoais e as possibilidades de alteração da forma como lidamos com os dados pessoais

A Apremavi é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP – CNPJ 79.355.269/0001-40), sem fins lucrativos, criada em 09 de julho de 1987. Sua sede fica localizada na Estrada Geral / SN, Bairro Alto Dona Luiza, CEP 88.410-000, ATALANTA – SC, sul do Brasil, num amplo e bem estruturado Centro Ambiental localizado junto a um Viveiro de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica.

Desde já, informamos que o Comitê Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais da Apremavi (encarregado) pode ser contatado por meio do endereço eletrônico (privacidade@apremavi.org.br) e ou pelo telefone +55 47 3521-0326.

Vamos lá?

1. Os tipos de dados pessoais tratados pela Apremavi

Em nossas atividades diárias, podemos tratar dados pessoais e, raramente, dados pessoais sensíveis. Normalmente o tratamento de dados pessoais sensíveis está atrelado à implementação de ações afirmativas baseadas em critérios de raça, origem étnica, orientação sexual ou identidade de gênero.

1.1. Dados pessoais tratados pela Apremavi: Nome, CPF, RG, Endereço, Estado Civil, Profissão, e-mail, telefone, foto, nome do cônjuge, dados bancários (conta, agência, banco), profissão, coordenadas geográficas da sua propriedade, instituição à qual a pessoa está vinculada (escola, universidade, centro de pesquisa, órgão público), Cadastro Ambiental Rural, comportamento no site da organização (cliques, áreas de interesse do usuário), fotos e depoimentos.

1.2. Dados pessoais sensíveis eventualmente captados até o momento: dados de saúde exigidos no exame admissional, raça ou origem étnica.

2. Forma de captação dos dados pessoais tratados pela Apremavi

Os tipos de dados pessoais que tratamos sobre você estão atrelados aos tipos de relação que podemos estabelecer com você. Os tipos de dados que captamos podem ser diferentes de acordo com o vínculo que temos com você, aqui expomos as formas pelas quais os dados podem adentrar a nossa organização:

  • Navegação em nosso site – captamos os seus interesses e as partes do nosso site que foram acessadas;
  • Contato com a Apremavi por meio do endereço ou telefone disponíveis no site para agendar uma visita ou requisitar outros tipos de informação sobre a organização;
  • Assinatura do nosso boletim informativo (“Newsletter”);
  • Realização de doações;
  • Realização de compra de algum dos nossos produtos na “Ecoloja”;
  • Participação em reuniões de palestra, formação, planejamento e/ou mobilização;
  • Visitas de monitoramento relacionadas à projetos da Apremavi, nos quais monitoramos a implementação de soluções agrícolas e ambientais desenvolvidas com nosso auxílio técnico;
  • Recebimento de pessoas para visitas guiadas em nossa sede ou outras propriedades;
  • Inscrição e participação de eventos, cursos;
  • Participação em nossos processos seletivos e registro de pessoas alocadas em uma de nossas vagas de trabalho, voluntariado, pesquisa e etc.;
  • Por meio do download e uso dos nossos aplicativos.

2.1. A captação de dados por meio de cookies:

Como é prática comum em quase todos os sites profissionais, este site usa cookies. Os Cookies são pequenos arquivos instalados em seu computador e utilizados para apresentar nosso site corretamente, entender como os usuários utilizam nossa página e direcionar conteúdo que tenha a ver com eles em suas outras redes sociais e buscadores de conteúdo

Aqui, descrevemos quais informações eles coletam, como as usamos e por que às vezes precisamos armazenar esses cookies. Utilizamos cookies que podem ser agrupadas nas seguintes categorias:

Cookies Necessários

Permitem aos usuários interagir com o site para acessar recursos fundamentais desse site São também cookies usados para autenticar a segurança dos usuários, prevenir fraudes e proteger os usuários.

Cookies de Estatística

São cookies usados para análise ajudam a coletar dados como número de cliques, número de acessos a cada página, etc., que permitirão às empresas e provedores entender como os usuários interagem com uma página.

Cookies de Marketing de Terceiros

O nosso site possui alguns serviços embutidos fornecidos por terceiros (por exemplo, o Facebook e Google). Para sua própria funcionalidade e aprimoramento, estes terceiros poderão coletar cookies dos usuários de nossos sites. O tratamento posterior das informações pessoais dos titulares por estes terceiros não está sob nosso controle, de forma que é importante que os usuários acessem cada uma das páginas de configurações de preferências de cookies de nossos provedores (inseridas abaixo) caso queiram fazer solicitações sobre o tratamento de seus dados.

A seguir descrevemos os tipos de cookies que existem em nossa página e o tempo de retenção dos dados.

Tipo de cookie

Tipo de cookie

Tempo de retenção

wc_cart_hash_#

Necessário

Persistente

wc_fragments_#

Necessário

Durante a sessão

_ga

Estatística – Registra o usuário em formato de ID a fim de gerar uma estatística sobre como os usuários utilizam o website

02 anos

_ga_#

Estatística – Usado pelo GoogleAnalytics para coletar o número de vezes que determinado usuário visitou o site assim como as datas de primeiro acesso e acesso mais recente.

02 anos

_gat

Estatística – Utilizado pelo Google Analytics para acelerar a taxa de resposta a requisições na página

1 dia

_gid

Estatística – Registra o usuário em formato de ID a fim de gerar uma estatística sobre como os usuários utilizam o website

1 dia

_fbp

Marketing – Usado pelo Facebook para entregar uma série de produtos publicitários de terceiros

anunciantes.

3 meses

ads/ga-audiences

Marketing – Utilizado pelo Google Ad Words para reengajar visitantes que são susceptíveis de se converterem em clientes com base no comportamento online do visitante através de sítios da web.

Durante a sessão

Fr

Marketing – Usado pelo Facebook para entregar uma série de produtos publicitários de terceiros anunciantes.

3 meses

tr

Marketing – Usado pelo Facebook para entregar uma série de produtos publicitários de terceiros anunciantes.

Durante a sessão

Caso queira consultar como esses terceiros utilizam os dados pessoais captados dessa forma, recomendamos o acesso às suas políticas de privacidade, através dos links abaixo. 

  1. https://support.google.com/analytics/answer/4597324?hl=pt-BR
  2. https://support.google.com/adspolicy/answer/6008942?hl=pt-BR
  3. https://www.facebook.com/business/help/488043719226449?id=434838534925385

É possível configurar e apagar os cookies de forma diferenciada em cada navegador, assim, disponibilizamos aqui os links para que você possa realizar essa mudança se desejar:

Os links a seguir explicam como acessar as configurações de cookies em vários navegadores:

3. As finalidades para as quais utilizamos os dados pessoais captados

Podemos utilizar os dados pessoais captados nas situações acima para diferentes finalidades:

  • Para entender o comportamento de quem frequenta o nosso site e criar conteúdos como os que mais tem interessado ao nosso público;
  • Registrar e responder à demanda que levou você a nos contatar via e-mail ou telefone;
  • Registrar quem esteve em nossa propriedade e o motivo da visita, para finalidades de segurança e também de preservação da memória institucional da Apremavi;
  • Fornecer as notícias e informações que estão no nosso boletim informativo em seu e-mail;
  • Viabilizar o pagamento e efetivar as doações realizadas para nós;
  • Registrar a participação em reuniões, palestras, formações ou outros tipos de encontro. Nesses casos, também poderemos utilizar os dados pessoais para a emissão de certificados, e elaboração de relatórios sobre o impacto dos nossos projetos, contando quantas pessoas participaram das reuniões realizadas por nós;
  • Acompanhar os agricultores ou outros tipos de interlocutores, para os quais desenvolvemos soluções agrícolas ou de preservação ambiental;
  • Viabilizar a participação das pessoas em nossos eventos e cursos online, quando também poderemos utilizar os dados para a inclusão em nossa lista de envio de comunicação sobre projetos e, também, para criar audiências específicas em redes sociais, de forma que nosso conteúdo viabilizado também por esses meios e atinja pessoas que tem proximidade com os temas que tratamos na Apremavi;
  • Realização de triagens relacionadas aos processos seletivos, alocação, registro e pagamento de pessoas em nossas vagas de trabalho, voluntariado e pesquisa.

4. Formas de compartilhamento dos seus dados pessoais com terceiros

Temos como regra interna o não compartilhamento de dados pessoais caso isso não seja estritamente necessário para a sua relação conosco. Entretanto, algumas vezes será necessário realizar o compartilhamento de dados com prestadores de serviço necessários para efetivar a contrapartida que prometemos à você.

Em outros casos, poderemos compartilhar os dados com financiadores de projetos, a fim de prestar contas da nossa atuação e do uso que fizemos dos recursos alocados a nós por eles.

Ainda, podemos compartilhar os dados com o Estado, caso isso seja necessário para cumprir obrigações legais ou regulatórias (por exemplo, o registro de trabalhadores CLT, ou a transparência em relação à projetos realizados em parceria com o poder público).

Assim, costumamos compartilhar os dados pessoais com os seguintes agentes externos:

  • Escritório de contabilidade – O escritório de contabilidade que nos auxilia a estar em dia com nossas obrigações perante o Estado tem acesso aos dados pessoais que sejam necessários para efetivar essas obrigações;
  • Sistema G-suite – Utilizamos os sistemas do Google para nos comunicar, organizar documentos e colaborar na edição de documentos e planilhas nos quais os dados pessoais estão inseridos;
  • Mailchimp – O programa é utilizado para o disparo de e-mails em grandes quantidades, e, por isso, compartilhamos dados de contato com esse fornecedor;
  • One drive (microsoft) – poderemos utilizar serviços de armazenamento do One Drive, e, por isso os dados pessoais são compartilhados com a empresa;
  • Grupo Meta (Facebook, Instagram, Whatsapp) – As empresas do grupo Meta podem fornecer serviços importantes dentro da nossa atuação. Por exemplo, compartilhamos com a empresa dados de contato para a criação de audiência específica, para o direcionamento de conteúdo nas redes sociais. Também podemos utilizar o serviço do whatsapp para nos comunicarmos com você ou entre nos, por onde os dados pessoais poderão circular, algo que costumamos evitar;
  • Plataformas de vídeo (Zoom, Google Meets e Microsoft Teams) – Utilizamos essas plataformas para realizar reuniões e encontros, por isso, os nomes e endereços de email de quem participa desses encontros ficam armazenados com as respectivas empresas.
  • Salesforce – Utilizamos o sistema do Salesforce para gerenciar arquivos e dados de forma segura, de forma que os dados pessoais são compartilhados com a empresa para o seu armazenamento;
  • Woocommerce e Pagseguro – Compartilhamos automaticamente os dados pessoais e de pagamento com essas empresas pois elas viabilizam o recebimento de dinheiro seja por meio de doações, como por meio de compras realizadas no site da Ecoloja;
  • Correios – compartilhamos dados cadastrais com os Correios quando necessitamos enviar algum material referente à sua relação conosco para você por este meio;
  • Imprensa – compartilharemos os seus dados pessoais com instituições da imprensa se isso for necessário para a atribuição de autoria de ações, imagens e falas feitas por você que serão utilizadas para a produção de reportagem na qual você possa estar envolvido;
  • Conselho fiscal – dados pessoais podem eventualmente ser compartilhados com nosso conselho fiscal para monitoramento das atividades da Apremavi;
  • Audisa – empresa de auditoria independente que tem acesso à todas as atividades e prestação de contas e os dados pessoais contidos nestes documentos são compartilhados para fins de auditoria das atividades da Apremavi;
  • Portal Ambiental – compartilhamos dados cadastrais dos imóveis rurais que fazem parte dos projetos da Apremavi como forma de monitoramento dos processos de restauração (antes e depois das áreas restauradas) e fins de transparência das nossas atividades com os financiadores dos projetos e a sociedade.

5. Tratamento de dados pessoais de crianças e adolescentes

Em algumas situações, a Apremavi poderá tratar dados pessoais de crianças e adolescentes, é o caso, por exemplo, do recebimento de grupos escolares em nossa sede para a visitação. Nesses casos, os tratamentos de dados pessoais são realizados sempre em respeito e promoção do melhor interesse de crianças e adolescentes e mediante o consentimento específico e destacado dos pais ou responsáveis.

Ainda que em algumas situações isso não seja possível, empreendemos todos os esforços para captar o consentimento e verificar se ele realmente foi dado pelos responsáveis legais pela criança.

Contudo, pode ser que algumas vezes isso não seja possível, quando optamos por não excluir a criança de atividades que, por alguma razão, demande o tratamento dos seus dados pessoais. Em ocasiões deste tipo, buscaremos amparar o tratamento de dados pessoais de crianças e adolescentes em uma das justificativas existentes para dados pessoais sensíveis. Atuamos dessa forma por considerar as crianças e adolescentes como titulares de dados vulneráveis, e tendo em vista o fato de que não realizamos atividades de alto risco ou impacto negativo para quaisquer titulares de dados pessoais.

    6. Os seus direitos como titular de dados pessoais

    Como titular dos dados pessoais que você compartilha com a Apremavi em uma das situações elencadas nos tópicos anteriores e criamos uma estrutura para atender os pedidos que eventualmente as pessoas podem realizar em relação aos seus dados. Neste tópico apresentamos quais são os seus direitos e como você pode exercê-los junto à Apremavi.

    De acordo com a Lei Geral e Proteção de Dados Pessoais, você possui os seguintes direitos:

    Confirmar a existência de tratamento de dados – essa política já indica a confirmação de que podemos tratar dados pessoais a seu respeito se você interagiu conosco em uma das situações elencadas no tópico 2 desta Política. Se você ainda precisa compreender se tratamos os seus dados por força de outros tipos de situação você pode nos contatar e te informaremos.

    Acessar os seus dados – Você poderá requisitar o acesso à cópia dos dados pessoais, mantidos por nós, a seu respeito e nós te enviaremos em formato eletrônico ou físico, se você preferir.

    Corrigir dados – Caso note que os seus dados pessoais mudaram, o que, por algum motivo os dados mantidos pela Apremavi a seu respeito estão incorretos, inexatos ou desatualizados, você pode nos contatar para realizarmos a atualização das informações.

    Cancelar o seu consentimento, exceto quando houver outro motivo legal para o qual tratamos seus dados, por exemplo, o nosso legítimo interesse ou interesse de quem tenha nos contratado.

    Eliminação dos dados pessoais tratados com base no consentimento – você poderá demandar a eliminação dos dados pessoais se você tiver ativamente permitido que a Apremavi os tratasse para determinada finalidade. Lembre-se, podemos ter outras justificativas, além do consentimento, para tratar os dados pessoais, por isso, poderemos não eliminar os dados em qualquer circunstância, por exemplo, se existir uma lei que nos obrigue à manutenção das informações.  

    Pedir a anonimização, bloqueio ou a eliminação de dados que você considere desnecessários para a finalidade que estão sendo utilizados, ou que considere excessivos de acordo com o que foi informado a você.

    Informações sobre o compartilhamento com outras organizações públicas e particulares  – É seu direito entender como ocorre o fluxo de tratamento dos seus dados pessoais, o que envolve saber com quem eles foram compartilhados. Buscamos explicitar isso no tópico 4 desta política, mas se você tiver dúvidas específicas, por exemplo, relacionadas aos projetos, dos quais você é beneficiário. 

    Quando buscarmos o seu consentimento para tratar os seus dados, você poderá pedir informações sobre as consequências do não fornecimento, assim como exigir a revogação dessa autorização, se entender que não faz mais sentido permitir que ela ocorra. 

    Você pode exercer esses direitos entrando em contato com a Apremavi por meio do email pelo formulário de contato do site: https://apremavi.org.br/institucional/fale-conosco/ ou pelo email  info@apremavi.org.br.

    Ainda, se você entender que não respondemos de forma adequada,poderá contatar diretamente a Autoridade Nacional de Proteção de Dados por meio do sistema de peticionamento eletrônico deste órgão, disponível aqui.

    7. O tempo de armazenamento dos seus dados pessoais

    A Apremavi mantém os dados pessoais enquanto eles forem necessários para as finalidades que orientaram a sua coleta, e, depois disso, se forem necessários para:

    (a) o cumprimento de obrigações legais e/ou regulatórias;

    (b) o legítimo interesse da Apremavi de manter os dados, por exemplo, para resguardar a memória de um projeto ou realizar prestações de contas de suas atividades.

    De toda forma, armazenamos as suas informações em ambiente seguro e controlado, nos termos do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/16). E aplicamos controles de segurança da informação conforme estabelecido pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados, em seu guia de segurança da informação para agentes de pequeno porte:

    • Treinamos constantemente nossos colaboradores;
    • Não compartilhamos logins e senhas;
    • Damos acesso aos dados pessoais somente a pessoas da nossa equipe que realmente precisem deles para realizar suas funções em determinado projeto;
    • Estabelecemos regras contratuais para garantir que outros contratados, que tenham acesso aos dados, respeitem e apliquem as mesmas salvaguardas que aplicamos aos dados pessoais;
    • Utilizamos autenticação em dois fatores para permitir os acessos a e-mail e pastas dos projetos;

    Essa política poderá ser atualizada conforme novos tratamentos de dados pessoais forem realizados, ou ainda, em caso de eventuais novas regulações emitidas pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados Pessoais. Nesse caso, um aviso no site ou por email indicará a mudança para que você possa verificar o que a Apremavi alterou no documento.

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