Programa de Visitas Guiadas da Apremavi fortalece aprendizados e diálogos em 2025
Alinhado à área temática Educação Ambiental e Informação, o Programa de Visitas Guiadas da Apremavi atendeu centenas de estudantes e cidadãos que buscam aprender mais sobre o trabalho da instituição na conservação e restauração da Mata Atlântica em 2025.
A recepção dos grupos ocorre no Centro Ambiental e Viveiro Jardim das Florestas, em Atalanta (SC), onde a equipe apresenta a missão, histórico institucional e iniciativas para a proteção da Natureza, com ênfase nos projetos de restauração ecológica. Os visitantes seguem os passos para aprender sobre a produção de mudas nativas, ao conhecer a estrutura e o trabalho das profissionais viveiristas da Apremavi, e também conhecem muitas das espécies nativas produzidas no espaço.
Neste ano, foram recebidas 38 visitas, principalmente de centros de ensino de Santa Catarina, somando 922 pessoas atendidas. A programação para crianças (séries iniciais do Ensino Fundamental) é centrada em curiosidades, dinâmicas e visitas didáticas nos espaços da Sede da Apremavi, enquanto jovens e adultos (séries finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior) aprofundam e trocam conhecimentos sobre a restauração ecológica. Todas as pessoas que visitam a Apremavi conhecem também a Trilha da Restauração, onde é possível observar áreas demonstrativas de diferentes metodologias e experiências de restauração da Mata Atlântica.

Registros das visitas recebidas em 2025. Fotos: Arquivo Apremavi.
Taís Fontanive, coordenadora administrativa adjunta da Apremavi, destaca a relevância da vivência na Sede da Apremavi: “Muitos grupos que visitam a Apremavi buscam observar na prática aquilo que está no livro didático, que já foi estudado em sala de aula, ou ainda desenvolvem projetos e pesquisas a partir da visita no Centro Ambiental e Viveiro Jardim das Florestas”, destaca Fontanive.
Além da Sede da Apremavi, visitas a áreas relevantes do município também são conduzidas através do programa, como a RPPN Serra do Pitoco e o Parque Natural Municipal da Mata Atlântica, primeira Unidade de Conservação do município. Os visitantes também acessam materiais de campanhas, vídeos e publicações produzidos pela instituição na área temática de Educação Ambiental e Informação, ampliando as referências e os aprendizados na temática ambiental para além da visita.
> Visite a Apremavi em 2026

Autor: Vitor Lauro Zanelatto | Colaboração: Taís Fontanive
Revisão: Taís Fontanive e Carolina Schäffer
Foto de capa: Arquivo Apremavi