Programa Geração +Floresta envolve 120 estudantes em 2025

19 nov, 2025

Entre abril e novembro, cerca de 120 estudantes do 5º ano do ensino fundamental e 2º ano do ensino médio e técnico de Abelardo Luz (SC) participaram do Programa de Educação Ambiental Geração +Floresta, iniciativa do Projeto +Floresta

As atividades buscam  fortalecer o vínculo dos jovens com a biodiversidade local e promover o entendimento sobre o planejamento de propriedades e paisagens. Criado em 2023, o programa oferece capacitações anuais para alunos das instituições que atendem moradores do território do projeto: EIEF Cacique Karenh, EBM 25 de Maio, EBM José Maria, EEM Semente da Conquista, EEM Paulo Freire e IFC Campus Abelardo Luz.

As formações são desenvolvidas com temáticas específicas, promovendo o desenvolvimento contínuo ao longo do ano letivo.  Enquanto os estudantes do 5º ano participam de momentos de aprendizagem sobre a biodiversidade, com as turmas do ensino médio são realizados momentos formativos sobre o planejamento de propriedades e paisagens, com foco em ferramentas digitais, uso do solo e biodiversidade local. Essa estrutura é alinhada com o planejamento didático das etapas escolares e, ao mesmo passo, com os interesses dos estudantes.

Encerramento com observação da avifauna no Parque Nacional das Araucárias

A última atividade do ano das turmas do 5º ano da EIEF Cacique Karenh e da EBM José Maria ganhou uma atividade especial. Em parceria com o Núcleo de Gestão Integrada (NGI) de Palmas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a equipe responsável pela gestão das Unidades de Conservação Federais da região (Parque Nacional das Araucárias, Estação Ecológica da Mata Preta e Refúgio de Vida Silvestre dos Campos de Palmas) visitou as escolas para apresentar o trabalho realizado pelo órgão e conduzir uma prática de observação de aves com os alunos.

Para Alini Guinzelli Bortolaz, agente temporária ambiental do ICMBio e guia de trilhas no Parque Nacional das Araucárias, a atividade representou muito mais do que um momento de lazer: ao registrar e identificar espécies, os observadores contribuem com dados valiosos para o monitoramento da fauna e para o conhecimento sobre os ecossistemas. Essa prática desperta o interesse pela natureza, promove a educação ambiental e fortalece o sentimento de responsabilidade pela conservação das áreas naturais. Cada observador se torna um aliado na proteção da biodiversidade e na manutenção do equilíbrio ambiental.”

Segundo Marluci Pozzan, coordenadora técnica do Projeto +Floresta, a vivência foi fundamental para consolidar os estudos desenvolvidos ao longo do ano: “a observação de aves foi essencial para aprofundar os temas trabalhados no programa. Os estudantes puderam perceber a importância da conservação e da restauração ecológica em suas comunidades, ações que garantem serviços ecossistêmicos, como o abrigo para a fauna silvestre. Além disso, tiveram contato direto com o trabalho que o ICMBio realiza na região por meio das Unidades de Conservação.”

Atividade de observação de aves realizada pelo Geração +Floresta em parceria com o ICMBio

Atividade de observação de aves realizada pelo Geração +Floresta em parceria com o ICMBio e algumas das espécies registradas. Fotos: Marluci Pozzan e Alini Guinzelli Bortolaz.

Projeto +Floresta

Visa contribuir com a restauração da vegetação nativa na Floresta Ombrófila Mista, no Oeste de Santa Catarina, com o incremento de espécies vegetais ameaçadas de extinção como a araucária, a imbuia e o xaxim, ambas com histórico de intensa exploração no estado.

É financiado pelo Ibama através do Acordo de Cooperação Técnica nº 34/2021 e supervisionado pelo Ministério Público Federal de Santa Catarina (MPF/SC), pelo Instituto Socioambiental (ISA) e pela Justiça Federal de Santa Catarina, na forma da ação n° 5001458-53.2017.4.04.7200/SC.

> Conheça o projeto

 

Autora: Marluci Pozzan
Revisão: Thamara Santos de Almeida e Vitor Lauro Zanelatto
Foto de capa: Marluci Pozzan

Pin It on Pinterest