Mobilizar e capacitar agricultores familiares e comunidades tradicionais para a coleta e beneficiamento de sementes nativas é uma forma de conectar experiências e potencializar os resultados da restauração e conservação da Mata Atlântica.
Formada em abril de 2023, a Rede de Sementes Mais Floresta surgiu das demandas da cadeia da restauração e atuais dificuldades na coleta de sementes. Os coletores engajados na Rede são moradores de seis projetos de assentamentos (PAs) de Abelardo Luz (PA 13 de Novembro, PA José Maria, PA Juruá, PA Papuã 1, PA Roseli Nunes e PA Volta Grande), localizada no oeste de Santa Catarina. As primeiras sementes coletadas foram da árvore símbolo da fitofisionomia regional: a araucária, e atualmente são coletadas sementes de mais de 20 espécies nativas da Floresta Ombrófila Mista, com potencial de expandir para 91 espécies, de acordo com estudos de ocorrências na região e demanda para projetos existentes.
Os coletores realizam a coleta e beneficiamento das sementes nativas de acordo com orientações da equipe técnica da Apremavi, que estabeleceu uma rota para recolhimento das sementes coletadas pelos agricultores em seguida encaminhando para o Viveiro Jardim das Florestas, localizado em Atalanta (SC). Além de conservar a variabilidade genética das espécies locais e valorizar o conhecimento da comunidade sobre as espécies nativas, a rede permite a remuneração aos agricultores pelas sementes coletadas. Atualmente as sementes coletadas pelo grupo são utilizadas para fomentar a produção de mudas no Viveiro Jardim das Florestas, com vistas a atender as demandas dos projetos de restauração executados pela Apremavi.
Atuação
Propósito
Trabalho
Rede
Segurança
COLETORES EM AÇÃO
iniciativa