Restauração de paisagens e recursos hídricos são temas de palestra na Unidavi

13 ago, 2021 | Notícias

Parte da missão da Apremavi é comunicar os conhecimentos adquiridos junto à restauração de paisagens florestais, a conservação da biodiversidade e a manutenção dos recursos hídricos em mais de 34 anos de atuação através de publicações, conteúdos nas mídias digitais, palestras, seminários e diálogos. No último dia 31 de julho, a troca de aprendizados foi no Centro Universitário do Alto Vale do Itajaí (Unidavi), com cerca de 50 alunos de diferentes cursos que integram o Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (PROESDE).

A palestra foi ministrada por Leandro da Rosa Casanova, Engenheiro Florestal (UFSM), especialista em Gestão de Recursos Hídricos em Áreas Urbanas (UFSC) e consultor florestal da Apremavi. O tema norteador da explanação foi os benefícios da restauração florestal para os mananciais hídricos nas paisagens rurais e urbanas. A apresentação de exemplos práticos e metodologias de trabalho no campo irão auxiliar na formação e entendimento dos discentes, que têm o desafio de elaborar projetos de recuperação, conscientização e educação ambiental em dois municípios do Alto Vale: Alfredo Wagner e Leoberto Leal.

Confira a íntegra da palestra:

Sobre o PROESDE

É um programa da Secretaria de Estado da Educação (SED-SC) e consiste em um conjunto de atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas à formação do estudante/bolsista enquanto cidadão e profissional capaz de intervir e contribuir em seu contexto regional, mediante a articulação entre sua formação acadêmica e o desenvolvimento educacional e socioeconômico de sua região. Tais atividades são desenvolvidas por meio de Projetos de Intervenção, abrangendo todas as Regionais de Educação.

Os Projetos de Intervenção elaborados pelas IES possuem como objetivos:

      • Valorizar a experiência prévia dos participantes;
      • Integrar os conhecimentos técnicos dos participantes na prática cotidiana;
      • Desenvolver capacidades críticas e criativas dos participantes;
      • Atender demandas locais, considerando as características espaciais, temporais e culturais dos agentes.

 

Autor: Vitor L. Zanelatto.

Pin It on Pinterest