Sobrecarga da Terra 2023: entramos em “dívida” com o Planeta

2 ago, 2023 | Notícias

Hoje (02/08) a humanidade esgotou a quantidade de contribuições da natureza utilizada pelas pessoas disponíveis para 2023. A partir daqui, começa a contar uma “dívida” com o meio ambiente.  

O cálculo é realizado todos os anos pela organização Global Footprint Network (GFN), com expertise em pesquisas que medem a pegada ecológica das atividades humanas no mundo. Pelos cálculos da GFN, até o fim de 2023, serão consumidos recursos equivalentes a 1,7 planeta Terra, considerando principalmente a extração de recursos, a produção de resíduos e a emissão de gases de efeito estufa (GEE). 

O Dia da Sobrecarga da Terra é calculado dividindo a biocapacidade do planeta (a quantidade de recursos ecológicos que a Terra é capaz de gerar naquele ano), pela Pegada Ecológica da humanidade (demanda da humanidade para esse ano) e multiplicando por 365, o número de dias em um ano. Confira a comparação da data com anos anteriores e os países com maiores índices de consumo dos recursos:



dia da sobrecarga da terra

Fonte: Global Footprint Network. Adaptado pela Apremavi.

Os dados compilados pela GFN colocam em evidência a desigualdade nos níveis de consumo dos recursos entre os países e, por conseguinte, a responsabilidade dos países que historicamente possuem uma maior pegada ecológica em liderar a oferta de recursos para a mitigação das crises planetárias, desde a extinção de espécies observada atualmente até a emergência climática. O relatório de 2023 deixa claro: já existem soluções viáveis e escaláveis, é preciso compromisso dos governantes para que a dívida com a Terra pare de crescer.

> Saiba como a Apremavi está trabalhando para mitigar a sobrecarga da Terra

 

Autor: Vitor Lauro Zanelatto | Revisão: Carolina Schäffer
Foto de capa: Vistoria realizada pelo Ibama em julho de 2016 no trecho atingido pelo rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco, em Mariana (MG). Foto: (CC BY-SA 2.0) Felipe Werneck/Ibama.

 

Pin It on Pinterest