Viveiro Jardim das Florestas recebe Prêmio Expressão de Ecologia
No ano em que completa 30 anos, o Viveiro de Mudas Nativas Jardim das Florestas da Apremavi, que começou com 18 mudinhas no fundo do quintal, está na lista dos vencedores do 24º Prêmio Expressão de Ecologia. O viveiro possui hoje capacidade instalada para produção de 600.000 a 1.000.000 de mudas de diferentes espécies nativas da Mata Atlântica. E é um dos principais pilares para a realização dos projetos ambientais desenvolvidos pela Apremavi.
Confira a lista de vencedores do 24º Prêmio Expressão de Ecologia.
Mudas do Viveiro em 1897. Foto: Wigold Schäffer
Uma equipe, coordenada pelo presidente da Apremavi e por um técnico da instituição, trabalha diretamente na produção das mudas que compreende várias etapas, cada qual com sua particularidade e cuidados necessários: coleta de sementes, extração e tratamento das sementes, semeadura, preparação do substrato, preenchimento das embalagens, repicagem e armazenamento das mudas nos canteiros e estufas.
A produção de mudas conta também com apoio de estagiários de diferentes níveis de graduação e de diferentes locais do Brasil e até do exterior. Em 30 anos o viveiro já contribuiu com a formação de 720 estagiários.
Viveiro Jardim das Florestas em 2017. Foto: Arquivo Apremavi
Enquanto isso, outros colaboradores trabalham na identificação de áreas prioritárias para restauração, atores sociais e agricultores familiares interessados em restaurar suas áreas. Trabalham também na elaboração de projetos junto a entidades governamentais e empresas do setor privado, para angariar recursos para a produção das mudas e posterior doação das mesmas, além de outras ações desenvolvidas pela Apremavi no campo das politicas publicas e educação ambiental.
O excedente das mudas que não são destinadas gratuitamente aos agricultores, são vendidas para diferentes públicos e auxiliam no desenvolvimento institucional da Apremavi, para a realização de outros projetos, campanhas e atividades de educação ambiental.
Edinho realizando atividade de Educação Ambiental com as crianças. Foto: Arquivo Apremavi
No viveiro e no Centro Ambiental Jardim das Florestas são realizados cursos, dias de campo e seminários com diferentes temáticas ambientais, entre os temas está a produção de mudas nativas e restauração de áreas degradadas.
Áreas demonstrativas em restauração florestal, foram instaladas nos arredores do terreno onde está localizado o viveiro e também em propriedades vizinhas, para que as pessoas possam conhecer na prática que conservar e restaurar florestas é uma prática viável e possível em um curto e médio espaço de tempo.
Confira abaixo o vídeo da RBA TV sobre a Apremavi:
https://www.facebook.com/rbatv/videos/1891511757794038/?hc_ref=PAGES_TIMELINE
Autoras: Edilaine Dick e Miriam Prochnow