320ha restaurados: encontro celebra conclusão do Restaura Alto Vale
Na última semana a Apremavi realizou o encontro de conclusão do Restaura Alto Vale, projeto executado desde 2018, com patrocínio do BNDES. Mais de 80 pessoas participaram do evento, realizado nos dias 01 e 02 de dezembro, a fim de garantir a participação presencial com segurança e respeitando todas as normas de prevenção à Covid-19. A programação ocorreu em modo híbrido, e representantes de vários estados puderam acompanhar e colaborar com o debate.
A agenda de palestras, discussões e interações entre personagens que apoiaram a execução do projeto apresentou os resultados de quatro anos de trabalho, reconhecendo e buscando fortalecer as parcerias que garantiram o êxito da iniciativa: 320 hectares de áreas degradadas restauradas, mais de 400 mil mudas de árvores nativas doadas e orientação para a adequação ambiental de mais de 700 propriedades em 34 municípios de Santa Catarina são apenas algumas conquistas do projeto.
Além disso, a agenda destacou a necessidade de manter e ampliar as parcerias do projeto para a atuação em outros desafios que ainda precisam ser superados. Palestras de renomados especialistas, como Roberta del Giudice, João Paulo Capobianco e Antonio Nobre, provocaram a reflexão para a co-construção de soluções visando fortalecer o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e desenvolver o Programa de Recuperação Ambiental (PRA) em Santa Catarina.
Para Edilaine Dick, coordenadora do Restaura Alto Vale, o encontro foi um sucesso: “Além de compartilhar e celebrar os resultados do projeto, os encontros permitiram fortalecer os laços de parceria entre as instituições e pensar em encaminhamentos conjuntos para os próximos projetos que estão a caminho”, destaca.
Registros das apresentações e falas do encontro. Fotos: Vitor Lauro Zanelatto.
Outro destaque foi a apresentação de novos projetos e iniciativas lideradas pela Apremavi e que, assim como o Restaura Alto Vale, irão demandar parcerias multissetoriais para o sucesso. Nesse sentido, produtores rurais, líderes de cooperativas, empresas e governos municipais e estadual foram convidados a participar da construção de novas articulações, que deverão dar continuidade ao processo de restauração e conservação das paisagens florestais catarinenses. Além disso, foi lançado o curta “A Restauração Transforma Paisagens e Pessoas”, uma animação audiovisual sobre o trabalho da Apremavi na Década da Restauração.
O Encontro foi apoiado pelo Observatório do Código Florestal (OCF), coletivo formado por mais de 30 organizações brasileiras que busca incidir e acompanhar a implementação do Código Florestal brasileiro. Outro apoiador é o Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina (FF PR e SC), responsável por reunir empresas do setor florestal, empresas de consultoria, organizações da sociedade civil e academia para o debate e proposição de soluções para assuntos que dizem respeito à silvicultura e à conservação.
Após o encontro os participantes puderam visitar o viveiro e Centro Ambiental Jardim das Florestas. Fotos: Vitor Lauro Zanelatto.
22º Prêmio Fritz Muller
O Restaura Alto Vale recebeu na última sexta-feira o maior reconhecimento de Santa Catarina no setor ambiental: o 22º Prêmio Fritz Muller, concedido pelo Governo do Estado através do Instituto de Meio Ambiente (IMA). O projeto conquistou o troféu da categoria “Recuperação de Áreas Degradadas”, entregue na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis, na última sexta-feira.
Maíra Ratuschinski, técnica do Restaura Alto Vale, e Miriam Prochnow, conselheira da Apremavi, representaram a instituição na entrega do prêmio. Confira as fotos do evento:
O presidente do IMA, Daniel Vinicius Netto, reforçou a importância e significado da premiação, adiada em 2020 por conta da pandemia de Covid-19. “Esse é um prêmio especial, pois reconhece os cases de sustentabilidade, logística reversa, melhores tecnologias de controle ambiental, gestão de resíduos e todas as boas soluções para reduzir os impactos negativos no meio ambiente com a atividade produtiva”, afirmou.
Os vencedores estão detalhados no Anuário Ambiental Fritz Müller 2021, que foi lançado durante a solenidade. Na cerimônia também foi entregue o Prêmio Raulino Reitz para uma personalidade de destaque na defesa ao meio ambiente. O escolhido desta edição é o professor catarinense Arlindo Philippi Júnior, engenheiro civil formado pela UFSC e um dos principais nomes da área no país.
A Apremavi agradece os milhares de parceiros que ajudaram a tornar o Restaura Alto Vale um grande sucesso. Edilaine Dick, que lidera o projeto desde 2018, sintetiza o impacto da iniciativa para o meio ambiente e também para as pessoas: “O projeto foi construído e desenvolvido por muitas mãos, inúmeros parceiros e mais de 700 agricultores que acreditaram no trabalho da Apremavi e no objetivo do projeto. Aceitaram o desafio de contribuir com a melhoria de cada nascente e rio que está sendo recuperado, auxiliando dessa forma no controle de processos erosivos, enchentes e enxurradas e no combate às mudanças climáticas, além de promover inúmeros benefícios socioambientais para essa e para as próximas gerações”.
Informação importante: todas as normas e orientações necessárias de combate ao Coronavírus foram observadas durante os eventos.
#vacinasim #acreditenaciência
Autor: Vitor Lauro Zanelatto.
Foto de capa: Vitor Lauro Zanelatto.