Restaura Alto Vale

O Projeto Restaura Alto Vale, executado de 2018 a 2022, teve como objetivo restaurar áreas degradadas da Mata Atlântica, contribuindo com a adequação de propriedades rurais e a conservação de mananciais hídricos e da biodiversidade no Alto Vale do Itajaí e no Planalto Norte de Santa Catarina.

Tem o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, tendo sido aprovado no edital BNDES Restauração Ecológica – Foco 01/2015.  O edital teve como objetivo propiciar o aumento da cobertura vegetal com espécies nativas, além de fortalecer a estrutura técnica e de gestão da cadeia produtiva do setor de Restauração Ecológica no Brasil. O edital recebeu mais de 70 propostas, sendo aprovados doze projetos, entre eles o da Apremavi.

Foram parceiros do projeto a AMAVI, a UNIDAVI, a EPAGRI, a Prefeitura Municipal de Atalanta e o ICMBio, assim como vários outros atores locais.

O público beneficiário envolveu agricultores familiares, com propriedades de até quatro módulos fiscais. As regiões prioritárias foram o Alto Vale do Itajaí, o Médio Vale do Itajaí e o Planalto Norte de Santa Catarina. Para estarem aptas a receber apoio do projeto, as propriedades deveriam estar cadastradas no Cadastro Ambiental Rural, o CAR.

O Restaura Alto Vale foi uma ótima oportunidade para o agricultor familiar recuperar as áreas de preservação permanente de sua propriedade e adequar-se a legislação ambiental.

A Apremavi forneceu orientações para o plantio e fez a doação de mudas de árvores nativas. Quando necessário, também foram fornecidos arames para construção de cercas. Em contrapartida o agricultor forneceu os demais materiais necessários, além da mão-de obra para a construção das cercas, o plantio e manutenção das áreas em restauração.

Acesse aqui o contrato de colaboração financeira assinado entre a Apremavi e o BNDES.

Principais resultados do projeto:

Restauração de 320,87 hectares de áreas degradadas localizadas em áreas de preservação permanente de 727 propriedades rurais
Restauração de áreas degradadas localizadas no Parque Natural Municipal da Mata Atlântica, no Parque Natural Municipal Chapéu das Águas e na RPPN Serra do Lucindo
Produção de mais de 450.000 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica
Intercâmbio e dias de campo com o público prioritário do projeto
Educação ambiental e envolvimento da comunidade escolar
Produção de conhecimento científico sobre a restauração

Acompanhe as notícias do projeto

Publicação científica lança dados do Restaura Alto Vale

Publicação científica lança dados do Restaura Alto Vale

Restaura Alto Vale inspira publicação de periódico científico com apresentação dos principais resultados do projeto; Revista da Biodiversidade é lançada em parceria com a Unidavi, a Associação Ambientalista Pimentão e o Ministério Público de Santa Catarina. Impressa...

 Este projeto é patrocinado pelo
 São parceiros deste projeto

Pin It on Pinterest