Juntos pela Democracia

6 jun, 2023 | Mobilização, Notícias

A Apremavi junta-se a outras 200 Organizações da Sociedade Civil para agir pela defesa, valorização e aprimoramento da democracia brasileira no Pacto Pela Democracia, coalizão brasileira que tem liderado esforços de advocacy e posicionamento para resgatar e aprofundar práticas e valores democráticos no país.

No último oito de janeiro a República brasileira teve sua sede vilipendiada por representantes da extrema-direita. Duros golpes rasgaram obras de arte e tornaram peças de porcelana pó. Alvo principal, a democracia se manteve; permanece sólida, e conta com os brasileiros para ser lapidada e defendida. Os danos ao patrimônio foram contabilizados e, dentro do possível, reparados. Investigações estão em andamento para a responsabilização dos autores. 

Ameaçar a democracia é intolerável, uma fronteira intransponível em qualquer discussão. As reinvindicções socioambientais demandaram inúmeros manifestos, mobilizações e a demonstração de indignação em muitos momentos. Muitos foram as vezes em que as prioridades da Sociedade Civil não foram observadas e os retrocessos socioambientais aprovados em Brasília. Em outros atos, grandes vitórias para os biomas e para a biodiversidade do país foram conquistadas; não sem muito esforço, sempre através dos princípios democráticos.

Após os atos de oito de janeiro a Apremavi se manifestou e colocou-se à disposição para contribuir com a urgente demanda pelo fortalecimento do regime democrático. Estar no Pacto Pela Democracia é uma das formas de fazer isso, participando de um debate plural e exercitando o diálogo. Inevitavelmente, os conhecimentos trocados na coalizão também devem contribuir para o aprimoramento da cultura interna da Apremavi, que busca ser cada vez mais plural, tolerante e comprometida com o engajamento cidadão nos marcos da democracia. 

Carolina Schäffer, Vice-presidente da Apremavi, comenta com entusiasmo a importância da organização integrar o coletivo dedicado ao aprimoramento da democracia no Brasil: “a luta pela manutenção dos espaços democráticos é essencial para que possamos continuar cumprindo nossa missão e trabalhando em busca da conservação e restauração dos ecossistemas e da qualidade de vida de todas as espécies”.   

 

Manifestação da rede do Pacto sobre a CPI dos Atos Antidemocráticos

Foi instalada no último dia 25/05 a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar os ataques antidemocráticos feitos à sede dos três Poderes da República e à democracia brasileira no dia 08 de janeiro de 2023.  

As organizações da rede do Pacto pela Democracia vieram a público chamar a Comissão à responsabilidade de realizar uma investigação séria sobre o ocorrido, rechaçando quaisquer tentativas de apropriações políticas que visem manipular, por meio de narrativas, sem lastro em fatos, os rumos das investigações.

Sobre o Pacto Pela Democracia

Prestes a completar dez anos, o Pacto pela Democracia é uma iniciativa da sociedade civil brasileira voltada à defesa e ao aprimoramento da vida política e democrática no Brasil. A iniciativa busca afirmar um espaço comum para a expressão do compromisso de resgatarmos e aprofundarmos práticas e valores democráticos diante dos inúmeros desafios que temos enfrentado ao longo dos últimos anos no país.

Para isso, funciona como plataforma plural, apartidária e aberta a todos os cidadãos, organizações da sociedade e atores políticos que se disponham a integrar a coalizão e se comprometer com a ação conjunta em torno de três eixos que norteiam nossa atuação com vistas ao revigoramento da construção democrática em todo o território nacional.

As principais demandas e atividades da coalizão são apresentadas em reuniões mensais dos membros, que debatem os encaminhamentos e formas de atuação para a incidência política, mobilização de redes, divulgação de campanhas e dos principais debates que permeiam a democracia brasileira.

 

Autores: Vitor L. Zanelatto | Revisão: Carolina Schäffer
Foto de capa: mobilização da sociedade civil pela aprovação da Lei da Mata Atlântica (Brasília, 2003). Crédito: Arquivo Apremavi. 

Pin It on Pinterest