Rede de sementes de Abelardo Luz (SC) comemora um ano de formação
Em abril deste ano, a rede de sementes de Abelardo Luz (SC), apoiada pela Apremavi, comemora um ano de atividades. Para celebrar a data, foi realizada uma reunião de avaliação e planejamento de atividades.
A reunião aconteceu no dia 10 de abril na casa dos agricultores e coletores Idania e Matheus Correa, localizada no PA José Maria – Abelardo Luz. A atividade reuniu 11 coletores e 4 técnicos da Apremavi. Durante a reunião, os coordenadores de projetos da Apremavi, Edilaine Dick, Leandro Casanova e Marluci Pozzan e o viveirista Alex Sieves fizeram uma retrospectiva da rede de sementes, além de conduzirem o planejamento para a compra de sementes no próximo ano.
As atividades da rede de sementes iniciaram em abril de 2023, com uma reunião de mobilização dos agricultores de Abelardo Luz. Ao longo dessa trajetória foram realizadas várias ações: participação no II Encontro do Redário, visitas nas casas dos coletores para mapeamento de matrizes, oficina técnica e visita ao Viveiro Jardim das Florestas para capacitação. Ao longo do primeiro ano os agricultores fizeram a coleta e beneficiaram 282,72 kg de sementes de 20 espécies nativas.
O agricultor e coletor de sementes Gilberto Zape Albrecht, comenta sobre o primeiro ano da iniciativa: “O primeiro ano foi um ano de muita aprendizagem e conhecimento, onde conhecemos várias espécies diferentes e tivemos a oportunidade de conhecer o viveiro em Atalanta, o que foi muito gratificante de ver na prática as mudas produzidas por sementes coletadas por nós”
A rede de sementes tem apoio dos projetos Conservador das Araucárias e +Floresta, executados pela Apremavi, com o objetivo de utilização das sementes coletadas para produção de mudas nativas restauração de áreas alteradas, além de utilizá-las em áreas experimentais com a técnica de semeadura direta.
“A quantidade e diversidade de sementes coletadas nesse primeiro ano de funcionamento da rede mostra o engajamento dos coletores e coletoras envolvidos no trabalho. É gratificante ouvir os depoimentos durante a reunião e observar a preocupação dos participantes que vai além da coleta de sementes, mas também em restaurar as florestas e entendimento da sua contribuição para aumento das florestas e biodiversidade”, comenta Edilaine Dick.
Apresentação da Edilaine Dick, coordenadora de projetos da Apremavi, durante a reunião do primeiro ano da rede de sementes de Abelardo Luz (SC).
Autora: Marluci Pozzan.
Revisão: Thamara Santos de Almeida.
Foto da capa: Primeiro encontro da rede de sementes de Abelardo Luz (SC) no dia 10 de abril de 2024 ©️ Edilaine Dick.