Apremavi apoia criação de Rede de Sementes em Abelardo Luz (SC)

21 jun, 2023 | + Floresta, Notícias

Mobilizar e capacitar agricultores familiares de Abelardo Luz (SC) para a coleta e beneficiamento de sementes florestais nativas é uma forma de conectar experiências a fim de potencializar os  resultados em prol da restauração e conservação da Mata Atlântica. Foi com esse intuito que surgiu a primeira Rede de Sementes da região – apoiada pela Apremavi. 

O primeiro encontro de mobilização dos agricultores dos Assentamentos da Reforma Agrária para criação da rede ocorreu no dia 13/04 na Escola Paulo Freire no Projeto de Assentamento (PA) José Maria, em Abelardo Luz. A reunião contou com a participação de nove agricultores, onde a Apremavi apresentou a ideia de formação da rede, que parte das demandas da cadeia da restauração e das atuais dificuldades na coleta de sementes enfrentadas em todo estado. 

Além de conservar a variabilidade genética das espécies locais e valorizar o conhecimento da comunidade sobre as espécies nativas, a rede ainda permitirá a remuneração pelas sementes coletadas como forma de complemento na renda dos agricultores. Ainda, no momento da reunião foi lançado o primeiro desafio aos coletores: a coleta de sementes de Araucária – o pinhão. 

A entrega do pinhão coletado foi realizada em dois momentos, nos meses de maio e junho, totalizando 140kgs de pinhão para a produção de mudas de araucária no Viveiro Jardim das Florestas. Ao final do inverno, prevê-se a capacitação dos agricultores para coleta e ampliação da variedade de sementes coletadas. Sobre a participação na rede, o morador do PA José Maria, Matheus dos Santos, indica que “é uma experiência ótima, pois além de contribuir com a natureza na produção de novas plantas também gera renda e conhecimento para as famílias participantes”.

As sementes coletadas servirão para fomentar a produção de mudas no Viveiro Jardim das Florestas para o Projeto +Floresta e outros projetos executados pela Apremavi. Além disso, poderão no futuro oportunizar outras técnicas de restauração, como a muvuca de sementes. Nesse contexto, a equipe da Apremavi também tem se aperfeiçoado para apoiar a rede de sementes e usar novas técnicas em seus projetos de restauração.

Edilaine Dick, coordenadora do projeto + Floresta destaca que “a rede de sementes ainda está na fase embrionária, e muitos serão os desafios que precisarão ser superados, mas com certeza, será uma oportunidade de aprendizado para a Apremavi e para os coletadores”. Em relação a parceria com os coletadores, Edilaine ainda comenta “é uma parceria que dará certo e oportunizará a troca de conhecimento, envolvimento da comunidade e conservação das florestas”. 

Primeiro encontro da criação da Rede de Sementes em Abelardo Luz (SC). Foto: Vanderson de Oliveira

Primeiro encontro da criação da Rede de Sementes em Abelardo Luz (SC). Foto: Vanderson Silva

Apremavi participa do II Encontro Anual do Redário

Com o objetivo de conhecer outras iniciativas de rede de sementes, a Coordenadora de Projetos da Apremavi, Marluci Pozzan, participou do II Encontro Anual do Redário. O evento ocorreu na Aldeia Multiétnica, em Alto Paraíso de Goiás (GO), entre os dias 02 e 05 de junho de 2023. 

Marluci comenta sobre a experiência do evento: “Foi uma oportunidade enriquecedora de entender melhor o funcionamento das redes e do redário. Há muitas iniciativas de sucesso com redes de sementes de base comunitária em vários biomas brasileiros e a experiência desses grupos é muito bem-vinda para embasar a formação da rede em Abelardo Luz. Foram dias muito proveitosos de partilha de conhecimento”. 

O Redário (Rede de Redes de Sementes) atualmente conta com 22 redes de sementes nativas mapeadas em diversos estados brasileiros e realiza seu encontro anual para conectar as iniciativas e possibilitar o compartilhamento de experiências entre as redes. As ações do Redário são voltadas ao fortalecimento de redes e núcleos coletadores e acesso a mercado e recursos.

 

II Encontro Anual do Redário em Alto Paraíso de Goiás (GO). Foto: Claudia Alves de Araújo

II Encontro Anual do Redário em Alto Paraíso de Goiás (GO). Foto: Claudia Alves de Araújo

+Floresta

O +Floresta foi lançado para contribuir com a restauração da vegetação nativa na Floresta Ombrófila Mista, no Oeste de Santa Catarina, com o incremento de espécies vegetais ameaçadas de extinção como a araucária, a imbuia e o xaxim-bugio, ambas com histórico de intensa exploração no estado.

Será desenvolvido ao longo de oito anos, de 2022 a 2030, no município de Abelardo Luz (SC), sendo que as unidades de implantação estão localizadas nas Reservas Legais de sete Projetos de Assentamento (PAs) da Reforma Agrária – 13 de Novembro, Bela Vista, José Maria, Maria Silverstone, Recanto Olho D’Água, Roseli Nunes e Volta Grande, e em uma Área de Preservação Permanente da Terra Indígena – T.I. Toldo Imbu.

O projeto + Floresta é financiado pelo Ibama através do Acordo de Cooperação Técnica nº 34/2021 e supervisionado pelo Ministério Público Federal de Santa Catarina (MPF/SC), pelo Instituto Socioambiental (ISA) e pela Justiça Federal de Santa Catarina, na forma da ação n° 5001458-53.2017.4.04.7200/SC.

 

Essa ação está relacionada com os ODS:

 

Autoras: Marluci Pozzan e Edilaine Dick.
Revisão: Thamara Santos de Almeida e Carolina Schäffer.
Foto da capa: II Encontro Anual do Redário em Alto Paraíso de Goiás (GO). Foto: Claudia Alves de Araújo

Pin It on Pinterest