Rede de Sementes Mais Floresta planeja próximos passos

22 out, 2024 | + Floresta, Conservador das Araucárias, Notícias, Rede de sementes Mais Floresta

No dia 15 de outubro a Rede de Sementes Mais Floresta se reuniu no Sítio Oliveira, em Abelardo Luz (SC), para mais uma reunião de planejamento. A atividade contou com 15 pessoas, entre coletores, equipe da Apremavi e convidados: servidores do Instituto Água e Terra (IAT) do Governo do Estado do Paraná e representante da Sociedade Chauá.

A reunião foi conduzida por Edilaine Dick e Marluci Pozzan, coordenadoras de projetos da Apremavi, e pelo viveirista Alex Sieves, do Viveiro Jardim das Florestas. O Encontro teve como objetivo a apresentação de informações das últimas atividades e o planejamento das ações da Rede de Sementes. Na oportunidade foi realizada a entrega em primeira mão da versão impressa da publicação Guia de Sementes da Mata Atlântica aos coletores, lançada em setembro de 2024 pela Apremavi.

Além do guia, os coletores também receberam o caderno de coletas de sementes nativas. O Guia deverá fornecer informações de coleta, beneficiamento e armazenamento das sementes, enquanto o caderno servirá como um registro das sementes encontradas por cada coletor.

Para Edilaine Dick, “É uma alegria ver que a Rede segue mobilizada e animada para a coleta de sementes e com certeza os dois materiais produzidos servirão para aprimorar o conhecimento da Apremavi e dos coletores”. Após a reunião os coletores fizeram uma visita na propriedade para identificação e esclarecimentos sobre o ponto de coleta de algumas espécies que se encontram na floração nesta época do ano.

Selo Signatário do Movimento ODS SC 2023

Registro da reunião da rede de sementes. Foto: Marluci Pozzan.

Outra novidade é que agora a Rede de Sementes Mais Floresta integra oficialmente o Redário, iniciativa que reúne redes de coletoras e coletores de todo o Brasil. Em julho, a Apremavi esteve no terceiro Encontro do Redário, em Juazeiro (BA), participando das discussões. 

A Rede de Sementes Mais Floresta é coordenada pelo Projeto +Floresta e apoiada pela Apremavi através dos projetos +Floresta e Conservador das Araucárias.
> Saiba mais 

O projeto + Floresta é financiado pelo Ibama através do Acordo de Cooperação Técnica nº 34/2021 e supervisionado pelo Ministério Público Federal de Santa Catarina (MPF/SC), pelo Instituto Socioambiental (ISA) e pela Justiça Federal de Santa Catarina, na forma da ação n° 5001458-53.2017.4.04.7200/SC.

Essa ação está relacionada com os ODS:

 

Autora: Marluci Pozzan
Revisão: Vitor Lauro Zanelatto
Foto de capa: Arquivo Apremavi

Pin It on Pinterest