Visitantes vivenciam a restauração e a conservação na Apremavi

19 ago, 2025

Visitar a Apremavi é transformar conhecimento em experiência prática. Entre trilhas que revelam áreas em processo de restauração, nascentes conservadas e o movimento intenso do viveiro de mudas, estudantes e visitantes entram em contato direto com a restauração e a conservação da Mata Atlântica. 

Durante o primeiro semestre de 2025, o Centro Ambiental e o Viveiro Jardim das Florestas da Apremavi receberam 338 visitantes, entre crianças, adolescentes e adultos. As visitas foram realizadas principalmente por escolas e universidades do Alto Vale do Itajaí (SC), que buscam aprofundar o conhecimento sobre a produção de mudas e a importância da restauração ecológica. Entre os grupos que estiveram presentes, destacam-se o Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Rio do Sul, a UFSC de Curitibanos e o Centro Educacional Giácomo Zommer de Mirim Doce.

 

Experiências que marcam

Cada visita traz aprendizados únicos, mas algumas se destacaram no primeiro semestre:

  • Crianças entre 8 e 12 anos, cheias de curiosidade e interesse, exploraram com encantamento a floresta em recuperação;

  • Adultos e universitários aprofundam conversas e reflexões, conectando o conhecimento acadêmico às práticas de conservação.

“É muito positivo quando recebemos visitantes que já conhecem as espécies nativas e contribuem com informações, ou quando demonstram interesse pelas Unidades de Conservação que fazem parte das visitas, como a RPPN Serra do Pitoco e o Parque Natural Municipal da Mata Atlântica. Também há bastante atenção voltada ao Museu do Parque, com seus itens históricos”, destaca Caroline Heidemann, Técnica Ambiental da Apremavi. 

 

Principais atrativos das visitas

> Conheça os principais atrativos

Visitantes vivenciam a restauração e a conservação na Apremavi no primeiro semestre 2025

Visitantes vivenciam os diferentes atrativos da vista, desde o Viveiro Jardim das Florestas e a Trilha da Restauração da Apremavi até o Parque Natural Municipal da Mata Atlântica. Fotos: Arquivo Apremavi e Thamara Santos de Almeida.

O Programa de Visitas Guiadas segue com agenda aberta

O Programa de Visitas Guiadas é uma iniciativa institucional da Apremavi que aproxima a comunidade das práticas de conservação. Para grupos com mais de cinco pessoas, é necessário agendamento prévio.

> Agende a sua visita e venha viver essa experiência

 

Autoras: Thamara Santos de Almeida e Caroline Heidemann.
Foto de capa:  Visita no Viveiro Jardim das Florestas © Arquivo Apremavi.

Pin It on Pinterest