Programas Matas Legais e Sociais reúnem parceiros na Serra Catarinense

15 set, 2025

Realizado em 27 de agosto, o Seminário dos Programas Klabin Transforma Matas Legais e Matas Sociais reuniu agricultores e parceiros em Palmeira (SC). O encontro foi realizado pela Apremavi e pela Klabin, com apoio da Prefeitura de Palmeira e outros parceiros.

O Complexo Educacional Jussara Rodrigues da Cruz foi o espaço que recebeu cerca de 100 pessoas, dentre elas agricultores, estudantes e parceiros institucionais. Com uma programação diversa, o encontro buscou fortalecer o diálogo sobre conservação, educação ambiental, sustentabilidade e geração de renda no campo. “O objetivo do Seminário foi promover um encontro com o público-alvo atendido pelos Programas, que são os agricultores”, destacou Daiana Tânia Barth, coordenadora adjunta da Apremavi.

Para Mireli Moura Pitz Floriani, coordenadora de responsabilidade socioambiental da Klabin, a troca de experiências entre os participantes foi uma das metas alcançadas pelo encontro: “A cada Seminário surgem novas ideias de como trabalhar a conservação e a educação ambiental.”

Atividades estudantis

A manhã do dia 27 de agosto foi dedicada às atividades com estudantes do ensino básico, incluindo uma palestra sobre a fauna catarinense, suas ameaças e formas de monitoramento e identificação, realizada pela Sumatra Inteligência Ambiental. O público também acompanhou a apresentação teatral do CirculaDô sobre a história da araucária, desde a germinação até os desafios enfrentados pela árvore para garantir sua sobrevivência e visão geral das espécies que com ela interagem.

Feira e palestras técnicas

Na parte da tarde, após o credenciamento, a programação se voltou às atividades com agricultores e parceiros. Os seguintes temas foram destacados:

  • Sistemas Agroflorestais: Roberto Akitoshi Komatsu (IFSC Câmpus Lages) apresentou espécies frutíferas da Mata Atlântica, como butiá (Butia sp.) e goiaba-serrana (Feijoa sellowiana), e a importância de inserir as espécies no mercado de forma sustentável;

  • Apicultura Sustentável: Ariel Stefaniak (Sebrae) ressaltou a relevância das abelhas e da apicultura como atividade que contribui para o enfrentamento das mudanças climáticas;

  • Programas Klabin Transforma Matas Legais e Matas Sociais: Leandro Casanova (Apremavi) destacou as atividades realizadas nas duas décadas de história da parceria entre a Apremavi e a Klabin, explicando a relevância e impactos positivos junto aos ecossistemas e comunidades.

Paralelamente, uma feira trouxe iniciativas como o Projeto Arte Tramatusa, que reutiliza resíduos da indústria de papel e celulose para criar arte e a participação da Associação de Apicultores do Planalto Serrano Catarinense, de Otacílio Costa (SC), com a exposição e venda de mel. O evento foi finalizado com um “café com prosa”, promovendo a troca de experiências entre os participantes.

Seminário dos Programas Klabin Transforma Matas Legais e Matas Sociais foram realizados na Serra Catarinense em Palmeira (SC) no dia 27 de agosto

Palestras e teatro no Seminário dos Programas Klabin Transforma Matas Legais e Matas Sociais foram realizados na Serra Catarinense em Palmeira (SC) no dia 27 de agosto. Fotos: Thamara Santos de Almeida.

Autora: Thamara Santos de Almeida.
Revisão: Vitor Lauro Zanelatto e Carolina Schäffer.
Foto de capa: Thamara Santos de Almeida.

Pin It on Pinterest